Judiciário

Procurador cobra secretária do governo para regularizar transporte escolar

A Secretaria de Educação do Estado do Maranhão cobrada a completar o quadro de professores da rede estadual de Anajatuba e regularize o serviço de transporte escolar estadual do município.

Áurea Prazeres.

Áurea Prazeres.

De acordo com a Constituição Brasileira, é dever dos municípios e Estados assegurar a quantidade proporcional de professores nas escolas, bem como garantir o transporte escolar dos alunos das redes municipais e estaduais de ensino.

Com informações apuradas na segunda audiência pública em Anajatuba, em abril deste ano, procuradores da República e promotores de Justiça constataram que faltam professores nas escolas estaduais, o que deixa os alunos sem aulas e gera prejuízos ao ensino.

Foi constatado, ainda, que o Estado do Maranhão não assume o transporte dos alunos da rede estadual de ensino de Anajatuba, de modo que o transporte dos estudantes está sendo realizado apenas com recursos do município, sem nenhuma contrapartida do Estado.

Segundo apuração, a omissão do Estado quanto ao transporte dos alunos da rede estadual de ensino contribui para o número insuficiente de veículos, que transportam mais alunos do que a lotação máxima permitida.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.