Poder

Duas crianças morrem após descarga elétrica em Araioses

Durante a tarde desse domingo (19), três crianças, identificadas apenas como Luís Gabriel, de 10 anos, Felipe, de 13 anos e seu irmão “Titico”, de 14, sofreram uma descarga elétrica no bairro Nova Conceição, em Araioses.

Duas delas, Felipe e “Titico” morreram.

O caso aconteceu quando as três crianças saíram para pegar castanhas de caju. Depois de recolherem os frutos, os três resolveram voltar para recolher talos de madeira com o propósito de fazer gaiolas para passarinhos.

Ao retornarem para casa resolveram parar em uma ponte para lavar os pés. Porém não sabia que perto da dali havia uma cerca de arame farpado que estava ligada a rede elétrica de maneira clandestina.

Uma das crianças que sobreviveu relatou que o dono da propriedade, identificado como Antônio Benício, avistou os garotos e ligou a energia da cerca.

De acordo com informações da polícia, Antônio não prestou socorro as vítimas, fugiu do local e até o momento não foi localizado.

Do jornal O Estado


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

TCE declara inadimplência do prefeito de Araioses

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) declarou, em Sessão Plenária realizada hoje, 18/04, a inadimplência do prefeito de Araioses, Cristino Gonçalves de Araújo. O gestor foi o único prefeito a não cumprir a obrigação constitucional de prestar contas.

Entre as Câmaras Municipais, foram declarados inadimplentes Tudes José Cardoso Silva, de Água Doce do Maranhão e Edvaldo Faustino de Sousa, de São João do Paraíso.

Após a declaração de inadimplência, os gestores que não obedeceram a determinação constitucional de prestar contas ficam sujeitos a diversas consequências legais, além da decretação da Tomada de Contas Especial, na esfera do TCE. Tomada de Contas é o procedimento por meio do qual o TCE levanta no município as contas que foram sonegadas, à revelia do gestor que cometeu a ilegalidade.

Os gestores inadimplentes também incorrem em ato de improbidade administrativa, estando sujeitos a penalidades como: devolução de recursos ao erário, se houver desvio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais.

De acordo com o ordenamento jurídico vigente, a omissão também é crime comum, passível de pena de detenção de três meses a três anos, além da perda do cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública.

No caso de Araioses, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), conforme determina a Constituição Federal, no artigo 35, entrará com pedido de intervenção no município junto ao Ministério Público Estadual (MPE), instituição responsável por solicitar a providência ao Poder Judiciário, que apreciará o pleito e, se for o caso, encaminhará o pedido ao Poder Executivo.

Este ano, o TCE inaugurou a prestação de contas integralmente por meio eletrônico e a inadimplência registrada foi a menor de sua história.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Moradores reclamam da precariedade do abastecimento de água de Araioses

thumbnail_Carnaubeiras 1

Os moradores do Povoado Carnaubeiras, localizado em Araioses, estão sofrendo com as condições precárias do sistema de abastecimento de água.

Segundo denúncias enviada ao Blog do Neto Ferreira, a única caixa d’água que fornecia água potável para a população daquela localidade está completamente suja, pois a Prefeitura do município, comandada por Valéria do Manin, não realiza manutenção há mais de 3 anos.

Ainda de acordo com os relatos, inúmeros Povoados de Araioses não possuem abastecimento de água e na sede da cidade água que chega nas torneiras das casas é imprópria para beber, pois é salobra. Um absurdo!

thumbnail_Carnaubeiras 5

thumbnail_Carnaubeiras 6


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Posto de saúde em ilha turística de Araioses está abandonado

A prefeita de Araioses, Valéria do Manin, esqueceu as promessas realizadas durante a campanha eleitoral do ano de 2012, e a população tem sofrido com essa “amnésia”. A gestora tem negligenciado serviços básicos e essenciais aos moradores do município.

A população da Ilha das Canárias, por exemplo, reclama da desativação do posto de saúde do Povoado, que se encontra completamente abandonado. Nas imagens abaixo, é possível observar uma cadeira odontológica jogada na parte externa do posto de saúde e uma cama hospitalar toda enferrujada.

O fato evidencia a falta de compromisso e de respeito da prefeita com a população. Além do desperdício com o dinheiro público, haja vista a condição do equipamento odontológico, que pode chegar a casa dos R$ 20 mil.

Os moradores estão indignados com a situação lastimável que se encontra a unidade de saúde e com o descaso da prefeita Valéria do Manin. “Aqui em Canárias, o governo municipal deixou o equipamento odontológico largado, e a gente fica sem esse serviço essencial. Apesar das nossas reclamações constantes, continuam a falta de respeito com a gente”, desabafou um morador.

Vale ressaltar que a Ilha das Canárias faz parte da reserva extrativista marinha do Delta do Rio Parnaíba, sendo sua segunda maior ilha. É um área de preservação ambiental que atrai muitos turistas. Mesmo assim, a prefeita não tem dado a atenção devida à ilha.

5

3


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Homem é preso acusado de violentar sobrinha, em Araioses

1469045547-936699249

Um homem, identificado como Antônio Maria da Silva, também conhecido como Tonhão, foi preso, nesta quarta-feira (20), pelo crime de estupro majorado pela menor idade da vítima após violentar, sexualmente, a própria sobrinha, de 14 anos, no município de Araioses.

Segundo informações da Polícia Civil, o homem atacou a adolescente durante a madrugada, enquanto a jovem dormia. Ao amanhecer, a avó da menina e mãe de Antônio da Silva compareceu à Delegacia de Polícia Civil revelando o crime. O homem foi capturado e autuado em flagrante.

Ainda segundo a Polícia, foram acionados o Conselho Tutelar e o psicólogo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para fazer o acompanhamento e evitar a revitimização da adolescente.

Durante as investigações, o suspeito confessou a autoria do crime. Os policiais investigam, ainda, a possível autoria de outro abuso, praticado contra outra sobrinha de Antônio da Silva de apenas 12 anos de idade, no ano passado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cidade

População vai à rua protestar contra a prefeita de Araioses

Uma multidão foi às ruas de Araioses no último dia 28 de outubro (Dia do Servidor Público) protestar contra a Prefeita Valéria do Manim e o seu pai Manim Leal. Inconformados como os recursos públicos do Município vêm sendo administrados desde o início de 2013, servidores públicos municipais, entidades sindicais, associações, igrejas, assim como a população em geral fizeram uma mega passeata para reivindicar moralidade na Administração.

“O povo está se descobrindo livre das correntes dos opressores. Nós, os cidadãos deste município, somos os patrões, e eles, que fazem parte da classe política da nossa cidade, os funcionários”. Clamavam os sindicalistas.
A palavra foi facultada e vários oradores se revezaram ora cobrando o cumprimento das promessas de campanha e respeito aos cidadãos araiosenses, ora fazendo duras criticas a administração da família Leal em Araioses.

É incontestável o CAOS em que se transformou Araioses após o momento em que a Prefeita Valéria e o seu pai Manim Leal ficaram à frente do comando do Município. Para muitos araiosenses, essa é a pior Administração de todos os tempos.

Ao que tudo indica, o império oligárquico da família Leal está se desmoronando, chegando ao fim em Santa Quitéria e Araioses. O índice de rejeição de Manim Leal e do seu grupo político nos dois municípios está elevadíssimo.

Os cidadãos de Araioses estão fazendo as suas obrigações ao se dirigirem às ruas para protestar, agora apenas restam esperar que o Poder Judiciário e o Ministério Público também façam as suas.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Briga política em Araioses acaba em facadas

Clima tenso nesta noite de sábado no município de Araioses, informações dão contas que homens armados de faca sairam esfaqueando adversários políticos que se encontravam no “rodeador”, brigas e confusões também no viva daquela cidade.

A população receosa quase não saiu de casa hoje à noite.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.