Poder

Jefferson Portela empossa novo comandante da PM e delegado titular em Anajatuba

thumbnail_IMG-20170801-WA0022

Atendendo pleito do prefeito Sydnei Pereira (PCdoB), o Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, durante uma solenidade especial na Câmara dos Vereadores do Município de Anajatuba, empossou o novo Comandante da Polícia Militar e o Delegado Titular da cidade que fica à 130 km da capital maranhense, São Luís.

Visando atender pleito formulado pelas autoridades do município, sob a batuta do prefeito Sydnei Pereira, durante encontro ocorrido há pouco mais de 15 dias, na sede da Secretaria de Segurança Pública, as mudanças possuem o objetivo de combater à criminalidade no município, que possui mais de 26 mil habitantes e, ainda, preservar a rotina de cidade segura e com baixo índice de crimes.

A partir de agora, a Polícia Militar da cidade será comandada pelo capitão Wagner da Silva Monteiro e a Polícia Civil terá a sua frente o delegado Pedro Fernandes. Em um momento reservado, o Secretário Jefferson Portela, se reuniu com o Prefeito da cidade, Sidney Pereira, para tratar de alguns pontos considerados essenciais para dar continuidades aos trabalhos das forças de segurança no município.

IMG-20170801-WA0023

Em pauta, estava o reforço com novos profissionais da segurança e a entrega de novas viaturas. Após ouvir as reclamações do prefeito e dos vereadores municipais, o secretário se comprometeu a enviar para o município uma viatura, duas motos e, ainda, reforço policial. “As motos deverão ajudar no trabalho preventivo, tendo em vista que 70% da população vivem na zona rural, sendo grande parte áreas alagadas.

Durante a solenidade, bastante emocionado, o prefeito evidenciou que a presença da cúpula da SSP no município ficaria para a história. “Hoje estamos vivendo algo que jamais poderíamos imaginar. O compromisso do Governo do Estado em atender os problemas da população, seja grande ou pequeno, está nos possibilitando um momento tão significativo como esse. Certamente, a sensação de medo e insegurança que estava afligindo cada anajatubense, a partir deste momento, fará parte de um passado distante, acredito”, disse o prefeito.

Já o secretário Jeferson Portela, usando palavras duras, ressaltou que a solenidade representava um ato em defesa da sociedade. “Vamos trabalhar forte para garantir a segurança de cada um dos senhores, mas, para isso, precisaremos da participação ativa de todos, não fazendo policiamento, que essa é uma atividade fim das forças policiais, contudo, fazendo o seu papel, digo, cobrando”, enfatizou o secretário.

A cúpula da segurança do estado ainda foi representada pelo Subsecretário de Segurança Pública, Saulo Ewerton de Tarso, o Subcomandante da Polícia Militar, Jorge Luongo, do Superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI) e Diretor Executivo do Programa Pacto pela Paz, Dicival Gonçalves e do Delegado Regional de Itapecuru Mirim, Samuel Morita. Também estiveram prestigiando o evento, o presidente da Comissão Permanente de Licitação, Odair José, natural de Anajatuba, o representante do Ministério Público Estadual – promotor Carlos Augusto, e centenas de moradores, lotaram o plenário da Câmara para acompanhar a solenidade.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Inauguração de várias obras marca o aniversário de 163 anos de Anajatuba

Enquanto a grande maioria dos municípios maranhenses estão tendo dificuldades para cumprir com suas obrigações administrativas e financeiras, a boa gestão do prefeito Sydnei Pereira(PCdoB), com apoio do Governo do Estado e alguns aliados, como os deputados federal José Carlos(PT) e estadual Fábio Macedo(PDT), permitiu que uma vasta programação fosse montada para comemora os 163 anos de emancipação do município de Anajatuba, celebrado no sábado(22).

Além de shows e ato cívico, a inauguração de várias obras fizeram parte da programação festiva, que teve início na sexta-feira(21). A comunidade do povoado Ponta Bonita foi a primeira ser presenteada com a inauguração da escola Jesus, João e Maria, que estava desativada há mais de cinco anos.

A população esteve acompanhando o evento que, além do prefeito, contou com a presença do secretário de Articulação Política e Comunicação do Estado – Márcio Jerry, do secretário adjunto de projetos especiais da SEDUC – Ismael Cardoso, o presidente da CCL estadual – Odair José, vereadores e secretários municipais.

Para o prefeito Sydnei, voltar a Ponta Bonita para cumprir promessas de campanha, foi uma obrigação. “Vamos criar um padrão nas escolas municipais que esteja à altura dos nossos alunos. Não apenas pintando o prédio, mas transformando as escolas em um local digno para aprendizagem dos nossos alunos”, disse o prefeito.

O secretário Marcio Jerry ratificou a preocupação do Governo do Estado com a educação, e para isso não tem medido esforços para apoiar os municípios. “Sinto-me honrado em fazer parte de um Governo estadual que tem a educação como a sua principal política pública. E, nesta oportunidade, não escondo a minha felicidade em saber que o prefeito Sydnei está encarando a educação como prioridade”, pontuou Jerry.

Para Ismael Cardoso, oferecer educação é o mais importante para que uma criança se emancipe. “Estamos priorizando a educação para que a gente consiga dar um futuro melhor para nossa sociedade. E esta parceria é forte com os municípios, especialmente com Anajatuba”, concluiu.

Do povoado Ponta Bonita a comitiva seguiu para a sede do município com o propósito de inaugurar uma Unidade Básica de Saúde, a Praça da Vitória e uma academia de saúde. As três obras irão atender centenas de anajatubenses.

Já no sábado, em frente à sede do Executivo foi montada a estrutura para a realização da Programação Cívica, desenvolvida pelas escolas municipal. Na oportunidade, centenas de pessoas puderam conhecer um pouco mais da histórica cultural, religiosa e política do município, narrada não só pelo poeta anajatubense Mauro Rego, como dezenas de alunos.

Na programação cívica, além do orgulho de ser anajatubense, através de danças, peças teatrais e literatura de cordel, evidenciou-se a riqueza cultural pulsante no município. O apogeu cultural ficou por conta dos alunos do povoado Afoga, narrando a ascensão e declínio do Porto das Gabarras.

A dança portuguesa mirim Estrela do Anajá, da escola Chapeuzinho vermelho, e os poemas, tendo como fonte inspiradora as belezas naturais que permeiam a extensa dimensão territorial do município, também foram retratados na programação.

Bastante emocionado, o poeta Mauro Rego evidenciou a importância do ato cívico. “Estamos vivendo um momento importante na nossa história, digo, os nossos 163 anos de emancipação política. Nascemos no tempo do império, atravessamos a primeira e segunda república até chegarmos aos dias atuais. Muito já fizemos, mas ainda precisamos fazer mais e mais em prol dos nossos netos, bisnetos e tataranetos”, disse o poeta.

As autoridades aproveitaram o momento para parabenizar o prefeito pela passagem de mais uma primavera, bem como pelo trabalho que vem sendo realizado.

Natural de Anajatuba, o presidente da CCL – Odair José externou a alegria em presenciar o resgate da história anajatubense. “Além da riqueza cultural do que fora apresentado, também precisamos evidenciar o que tem sido feito na cidade pelos Governos Federal e Estadual, em parceria com o Executivo municipal. Mesmo em um momento de crise, o prefeito não tem medido esforços para melhorar a qualidade de vida do nosso povo, e embora o município e o prefeito sejam os grandes homenageados no dia de hoje, de fato, o presente quem está ganhando é a população”, frisou Odair José ao se referir as inúmeras obras inauguradas.

O deputado petista Zé Carlos também esteve acompanhando o ato cívico. Nos últimos meses, o parlamentar destinou mais de um milhão de emendas para o município, aplicados em diversas áreas, como infraestrutura e saúde. “Sinto-me lisonjeado em participar das festividades em comemorações ao aniversário do município, pois, enquanto parlamentar, tenho a certeza de estar cumprindo com o meu papel, já que tenho estado, diuturnamente, ao lado do prefeito para garantir avanços à população”, asseverou o deputado.

Em uma rápida fala, além da importância da parceria com o Legislativo, o amor pelo município também foi evidenciado pelo prefeito. “Pela primeira vez na história de Anajatuba, temos uma equipe de primeiro escalão formada, 100% por anajatubense, o que denota o engrandecimento intelectual dos que aqui nasceram. Através de um projeto aprovado no Legislativo, todos os prédios municipais estão sendo padronizados nas cores da nossa bandeira, o que me deixa bastante orgulhoso.

Estamos administrando a cidade na pior crise política e econômica do país, mas com o apoio do Governo Federal, Estadual, além do Legislativo, não nos acomodamos, pois com boa vontade, apoio e gestão administrativa, na contra mão da grande maioria dos municípios brasileiros, estamos conseguido colocar as escolas municipais nos padrões dignos de nossas crianças. Estamos inaugurando obras, em comemoração ao aniversário da cidade e, até o final do ano, outras tantas obras também estarão sendo entregues ao povo. O que me deixa cheio de orgulho”, finalizou o prefeito.

No sábado, centenas de pessoas acompanharam a programação cultural, que ficou por conta dos shows dos cantores Rodrigo Alves, Bruno Shinoda e Willey Gomes. A tenda eletrônica com a carretinha Piradona e o DJ Adailson também estiveram presente na programação cultural. A animação no domingo ficou por conta das Companhias Pão com Ovo e Cambalhota.

Na segunda-feira(24), encerrando as atividades em celebração ao aniversário da cidade, o secretário de Educação – Felipe Camarão esteve inaugurando a reforma de duas escolas da rede estadual de ensino. O Centro de Ensino Nina Rodrigues, que beneficiará 600 alunos do ensino médio e, ainda, o Centro Educacional Quilombola Anajatubense, no povoado Bacabal, que atenderá mais de 330 alunos.

O Centro de Ensino Nina Rodrigues, localizado na sede, foi totalmente recuperado. A revitalização beneficiará alunos do Ensino Médio matriculados nos três turnos. A escola tem oito salas de aula, laboratório, biblioteca, pátio e outros espaços.

“Incentiva os alunos a querer estudar em um ambiente mais propício. Traz aquele bem-estar que é a primeira etapa do ensino-aprendizagem”, diz Ana Carolina, professora de biologia da escola.

“As salas estão mais aconchegantes. Eu lembro que antes o telhado tinha ninhos de pardal”, afirma Thyenia Mendes, ex-aluna da escola. Já o prefeito Sydnei Pereira elogiou e agradeceu o trabalho realizado feito pelo Governo do Estado. “Muito obrigado. Aqui está sendo feito um trabalho à altura dos nossos alunos”, afirmou.

“É o Escola Digna concretizando aquilo que o governador Flávio Dino quer: transformar vidas”, afirmou o secretário da Educação, Felipe Camarão, que participou da inauguração das duas escolas.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Sydnei Pereira busca investir em emprego e renda através da piscicultura

thumbnail_2017-05-26-PHOTO-00000071

Desde que assumiu o comando do município de Anajatuba, o prefeito Sydnei Pereira(PCdoB), vem trabalhando com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus conterrâneos e, para tanto, já realizou inúmeras ações com tal finalidade.

Na semana passada, visando fomentar a geração de emprego e renda, reuniu-se com dezenas de agricultores. No encontro, além do prefeito, esteve presente o piscicultor Carlos Gomes, o “Cibalena”, pioneiro na piscicultura na localidade Itans, no município de Matinha, e que hoje representa uma referência nacional nesse segmento.

“Cibalena” participou da reunião com o propósito de passar um pouco de sua experiência para as pessoas que deverão participar do projeto, que será implementado em parceria entre a Prefeitura, SEBRAE e BNB.
Na quinta-feira(25), foi a vez do prefeito se reunir com o superintendente office do SEBRAE – João Martins. A implantação do projeto do micro e pequeno empreendedor no município foi o principal assunto da pauta.

Ficou definido, durante o encontro, que os técnicos do SEBRAE, em parceria com os representantes do Banco do Nordeste, estarão reunidos com os anajatubenses no próximo dia 06, na sede do município.

“A reunião foi bastante satisfatória, pois enquanto gestor, precisamos encontrar mecanismos para driblar os efeitos da forte crise econômica que assola o País, e nada melhor que, através da piscicultura, investir na geração de emprego e renda”, enfatizou o prefeito.

“Um dos principais objetivos do SEBRAE é apoiar o empreendedorismo dos pequenos produtores, fato essencial para que possamos melhorar a renda e os indicadores sociais, e isso que estaremos visando lá em Anajatuba”, finalizou Martins.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Sidney Perreira participa da marcha dos prefeitos em Brasília

IMG-20170516-WA0216

O prefeito de Anajatuba (cidade a 137 quilômetros de São Luís), Sidney Perreira (PCdoB) participa neste segundo dia da XX marcha dos prefeitos a Brasília em defesa dos municípios, que teve início nesta segunda-feira (15) e vai até quinta-feira (18) deste mês.

O evento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, reúne milhares de prefeitos. Em contato com o Blog Maranhão de Verdade, o prefeito afirma que se trata de um momento importante em que os municípios partilham seus problemas e descobrem maneiras de melhorarem suas administrações e seus acessos a recursos.

“Participar da Marcha reacende mais ainda a vontade de lutar pelo melhor do povo anajatubense, além de, ter a oportunidade de prestigiar importantes debates com autoridades e lideranças políticas mais diversas do nosso país”, disse o prefeito, Sidney Perreira.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Educação é prioridade na gestão de Sydnei Pereira

IMG-20170315-WA0073

Educação do município de Anajatuba tem sido prioridade na gestão do prefeito Sydnei Pereira (PCdoB). Desde que assumiu a prefeitura, os índices da educação evoluem anualmente na sede e principalmente nos povoados.

A melhoria na qualidade do ensino é fruto dos investimentos do município e, especialmente, da dedicação dos professores. Hoje não há desvalorização de professores da rede municipal de ensino, não falta merenda escolar nas escolas e aulas estão em dias, conforme o calendário escolar.

O prefeito reforça a gestão que é feita para atender não só a educação, mas todos os setores como um todo. “Nós procuramos tratar todos os setores de maneira igual. Mas não medimos esforços para investir em educação e esperamos com isso criar oportunidades para que a população se desenvolva e cresça com o município”.

Maranhão Verdade

IMG-20170315-WA0074


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Tribunal recebe denúncia contra Hélder Aragão por desvio de verbas públicas

helder

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu, por unanimidade, denúncia do Ministério Público do Maranhão (MPMA) contra o prefeito afastado de Anajatuba, Helder Lopes Aragão, e mais 14 pessoas acusadas de integrar organização criminosa voltada para o desvio de verbas públicas no Município. O processo foi julgado sob a relatoria do desembargador Tyrone Silva.

De acordo com a denúncia, os acusados utilizavam-se de licitações simuladas, envolvendo “empresas de fachada” destituídas de qualquer estrutura física ou pessoal para realizar serviços ou obras, em contratos vultosos com a prefeitura, o que seria viabilizado pela participação de agentes públicos e empresários ligados à organização criminosa, cujos crimes supostamente praticados incluem corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, entre outros.

A organização criminosa era integrada por um “núcleo empresarial”, que operava por meio de empresas de “fachada”, com “sócios-laranjas”, que participavam de licitações marcadas e previamente acertadas com a administração municipal de Anajatuba, para posterior divisão da verba pública desviada entre os chefes do núcleo e os agentes públicos do Município.

Além do prefeito Hélder Aragão, a relação dos acusados inclui Edinilson dos Santos Dutra (vereador), Alida Maria Mendes Santos Sousa, Luís Fernando Costa Aragão, João Costa Filho, Georgina Ribeiro Machado, Francisco Marcone Freire Machado, Antonio José Fernando Junior Batista, Fabiano de Carvalho Bezerra, José Antonio Machado de Brito Filho, Franklin Bey Freitas Ferreira, Marcelo Alexandre Silva Ribeiro, Matilde Sodré Coqueiro e Natascha Alves Lesch.

Na peça acusatória, o MPMA delimitou os procedimentos licitatórios que teriam sido fraudados, e nesse rol mencionou as empresas A M. A. Silva Ribeiro, que venceu o pregão no valor R$ 855 mil; A4, que venceu procedimentos licitatórios nos valores de R$ 3.187.500 milhões, R$ 6.587.495 milhões e R$ 715 mil; Vieira e Bezerra Ltda que venceu licitações nos valores de R$ 116 mil e R$ 186.400 mil; Construtora Construir, que venceu pregões nos valores de R$ 603.278,43 mil, R$ 793.414,14 mil e R$ 519.150,01 mil; e FCB Produções e Eventos Ltda, que venceu o pregão presencial no valor de R$ 623.300 mil.

Para o desembargador Tyrone Silva, a denúncia aponta várias irregularidades, trazendo pontos fundamentais para dar causa ao procedimento penal, como a materialidade do delito e os indícios de quem foi o autor e o nexo de causalidade entre a conduta e o resultado delitivo.

O magistrado considerou como aspecto indispensável a individualização da participação do agente no ilícito penal a que lhe atribui a denúncia. “Ainda que se trate de multiplicidade de crimes e de agentes, não pode a denúncia deixar de tipificar cada uma das praticas delitivas, bem como da forma como se deu a participação de cada um dos autores ou coatores, estabelecendo a ação e a omissão que cada um praticou para sua efetivação”, entendeu o relator.

O voto do desembargador Tyrone Silva foi acompanhado pelos desembargadores Froz Sobrinho e José Joaquim Figueiredo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Convênio com a Funasa vai permitir a construção de 18 poços em Anajatuba

thumbnail_2016-11-29-photo-00001464

O prefeito de Anajatuba, Sidney Pereira, conseguiu a reativação de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, na ordem de R$3,7 milhões de reais, que tem como objetivo a construção de 18 poços.

Desse montante, 03 já estão em pleno funcionamento e outros 04 estarão sendo entregues até o 31 de dezembro do ano em curso. Com profundidade que vareia entre 30 e 160 metros, nas localidades Areial, Teso Grande e Carro os poços já estão atendendo a comunidade. Enquanto os poços dos povoados Assutinga, Flores II e Gameleira serão inaugurados até o final deste ano.

“Logo que assumi, ainda em outubro de 2015, com intuito de levar água potável aos povoados, precisamos fazer um alto investimento com o aluguel de carro pipa. Podem não acreditar, mas ao visitar as localidades, em muitas oportunidades não conseguir conter as lágrimas em vê a péssima qualidade da água consumida pelos anajatubenses.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Jovens do ensino médio de Anajatuba apresentam projeto durante simpósio na UFMA 

1

Três estudantes do ensino médio do município de Anajatuba participaram do I Simpósio Interdisciplinar do Dia da Consciência Negra, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os adolescentes vieram a São Luís com a missão de apresentar o projeto ‘Tambor de Crioula de Anajatuba: trajetórias e identidades’.

Leonardo Rodrigues, de 15 anos; Laine Roberta, de 16, e Laura Raissa, de 17 anos; estudam no Centro de Ensino Nina Rodrigues. Os três contam que a coordenação e o incentivo do professor Wellington Barbosa foi fundamental para que eles acreditassem no potencial que têm e despertassem suas aptidões para desenvolver um projeto de pesquisa, mesmo ainda estando cursando o Ensino Médio.

“Em primeiro lugar agradeço muito ao professor Wellington, por nos incentivar e acreditar no nosso potencial. Nós somos privilegiados em estar participando, pois não é sorte, é oportunidade”, disse Laura Raissa. Para Leonardo Rodrigues, o principal resultado do projeto é a valorização cultural das raízes de Anajatuba e do seu povo. “O projeto Geração está me dando a oportunidade de pesquisar a história e identidade cultural do meu povo e mostrar tudo isso para outras pessoas de outros lugares”, relatou.

O professor Wellington destaca a importância da relação entre a pesquisa científica e a cultura local para o processo do ensino-aprendizagem de jovens e adolescentes. “Essa relação da pesquisa científica com a cultura local, aliada ás demais ações do ambiente escolar é uma possibilidade muito grande de intercâmbio educacional que valoriza a comunidade e faz com que a escola deixe de ser mera reprodutora de conhecimento e passe a ser produtora do conhecimento”, explicou.

Os jovens anajatubenses estão entre os 188 estudantes maranhenses bolsistas do projeto Geração Ciência, realizado pelo Governo do Estado, que tem por objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica para o ensino médio.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Sydnei Pereira participa do Seminário Novos Gestores em Brasília

pereira-anajatuba

Entre os dias 09 e 11 do mês em curso, o prefeito reeleito de Anajatuba, Sydnei Pereira, juntamente com todos os demais municipalistas eleitos da Região Nordeste(2017/2020), participou do Seminário Novos Gestores, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, no Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília.

Na sua quarta edição, o evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), teve como objetivo aproximar a entidade dos prefeitos eleitos e reeleitos para auxiliá-los na sua gestão. Além de diálogos com os técnicos da CNN, vários painéis temáticos sobre os desafios da gestão municipal dos próximos anos foram realizados.

Sydnei comentou o conhecimento absorvido e a importância do seminário. “Esse evento é de suma importância para qualquer gestor, haja vista que aqui nos foi apresentado um conjunto de sugestões administrativas em áreas chaves da administração pública, como Saúde, Educação, Meio Ambiente e Saneamento. Sem contar ainda com o conhecimento repassado, pois com as dificuldades decorrentes da queda de arrecadação, o gestor municipal que não se planejar, que não se articular para enfrentar esses contratempos, será um forte candidato a não fazer uma boa gestão”, evidenciou Sydnei Pereira.

O prefeito anajatubense decidiu participar do evento, por entender que a cada dia a administração pública se renova. “Quero uma Anajatuba mais promissora, por isso jamais poderia deixar de participar deste seminário de tamanha magnitude não só para os novos gestores, mas para consolidar tudo aquilo que já vivenciamos enquanto estamos na frente da administração municipal. Com certeza ajudará e muito aquele gestor que precisa e deve fazer seu planejamento”, finalizou.

O prefeito Sydnei também aproveitou a viagem para visitar a sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, objetivando tentar resolver as questões das obras paradas no município, por conta de algumas empresas contratadas pela gestão anterior, que sumiram mesmo depois de receber parte do dinheiro.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Prefeito de Anajatuba recebe ônibus escolar do governo

2016-10-17-photo-00002056

O resultado obtido nas urnas pelo prefeito de Anajatuba – Sydnei Pereira no último dia 02 – evidencia o sucesso do trabalho que vem sendo desencadeado. No entanto, ciente de que muito ainda precisa ser feito pelos seus conterrâneos, o prefeito não tem descansado visando conseguir mais e mais melhorias aos anajatubenses.

E na manhã de segunda-feira(17), no auditório do Palácio Henrique de La Roque, mas um importante passo para continuar propiciando melhorias foi dado. O prefeito Sydnei, juntamente com outros 43 gestores municipais – esteve participando da solenidade de entrega de 44 “Ônibus Rural Escolar” doados pelo Governo do Estado.

Para o prefeito Sydnei, que estava bastante satisfeito em fazer parte da lista dos agraciados, esse é mais um grande passo que o Governo do Estado dá para ajudar na elevação dos índices das cidades maranhenses. Ainda de acordo com o gestor, “o veículo vai ajudar muito alunos das localidades mais distantes”, finalizou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.