Poder

Deputada Ana do Gás entrega viatura para Presidente Juscelino

1ana-640x425

A deputada estadual Ana do Gás entregou na tarde de ontem, 13, mais uma viatura da Polícia Militar, desta vez para o município de Presidente Juscelino, representado pelo prefeito Magno Teixeira, pelo vice-prefeito, Zé Maria do Sindicato, e por assessores. O veículo entregue é equipado com cela de isolamento, giroflex, moderno sistema de comunicação e equipamentos de monitoramento e irá reforçar a segurança da cidade e fortalecer o serviço de combate ao crime.

A indicação nº 1014 / 17 da viatura para Presidente Juscelino foi feita pela deputada Ana do Gás e publicada no diário oficial da Assembleia Legislativa do Maranhão. Esta é mais conquista da parlamentar e do prefeito Magno Teixeira que estão desenvolvendo um belo trabalho em parceria no município desde o início deste ano.

“Esta ação do Governo do Estado intensifica o policiamento no interior do Maranhão e contribui fortemente com o combate ao crime. Desde que Flávio Dino assumiu o governo, estamos testemunhando um trabalho sério em Segurança Pública que vem provando através de números que a criminalidade tem diminuído em relação ao que vivíamos antes. E a tendência é só melhorar, pois os investimentos são tanto em equipamentos quanto em qualificação profissional dos nossos policiais. Quanto ao município de Presidente Juscelino, o meu recado é que o trabalho com o prefeito Mago vai continuar e no que depender de mim, mais benefícios chegarão em breve para a cidade”, disse a deputada.

A solenidade aconteceu no Palácio Henrique de Lá Rocque onde foram entregues um total de 50 viaturas em mais uma etapa do programa Pacto Pela Paz do governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública do Estado. No total o governador Flávio Dino já foram 670 viaturas, a meta é entregar 700 até o fim de 2017.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Deputada Ana participa de convenções pelo interior do estado

O fim de semana foi de muito trabalho para a deputada estadual Ana do Gás (PCdoB). No sábado, a parlamentar participou das convenções municipais de Esperantinópolis e Paulo Ramos, que homologaram as pré – candidaturas de Aluisinho do Posto e Deusimar Serra, respectivamente.

A primeira parada foi em Esperantinópolis, que terá uma chapa pura do PCdoB com Aluisinho e Dr. Rogério. A coligação conta ainda com o apoio do PSP, PDT, PRTB, Solidariedade, PHS e PTC. Cerca de 4 mil pessoas lotaram o Clube do Fernando para ouvirem a deputada Ana do Gás, o deputado Federal Rubens Pereira Júnior, o secretário de estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho; o presidente regional do PRTB, Márcio Coutinho; o prefeito Jr. Cascaria; a prefeita Arlene e o povo, o verdadeiro dono da festa. “Trago Esperantinópolis no coração. Estive aqui em março deste ano e vamos apoiar os companheiros Aluisinho e Dr. Rogério nessa empreitada com o aval da população”, declarou a parlamentar.

Em Paulo Ramos a deputada Ana do Gás se uniu ao secretário de estado de Comunicação e Articulação Política e ainda presidente do Diretório Estadual do PCdoB, Márcio Jerry, na convenção que confirmou os nomes de Deusimar Serra (PCdoB) e Francimar (PSDB) na disputa pela prefeitura da cidade, que fica a 347km da capital maranhense. “Vim reafirmar meu apoio na coligação que conta ainda com PP, PDT, PRA, PSP, PRTB, PHS, PDF e PTB, pois acredito que Deusimar representa a unidade para o bem do município de Paulo Ramos”, destacou Ana do Gás para um público de 3500 pessoas.

Deusimar Serra é presidente do PCdoB em Paulo Ramos. O pré-candidato a vice, Francimar, é presidente do PSDB na cidade. A coligação terá 21 pré-candidatos a vereadores.

Participaram ainda da convenção o deputado estadual Carlinhos Florêncio; Henrique Sousa representando o deputado federal Zé Carlos; os pré-candidatos a prefeitos Maura Jorge (Lago da Pedra) e Tetê (Marajá do Sena); além do Superintendente Mávio Rocha; do presidente do PRTB estadual, Dr. Márcio Coutinho; Dr. Cleiton, contador, e
Marlon, representando o deputado federal Weverton Rocha.

Ainda este mês Ana do Gás marcará presença em outras convenções municipais. “Estamos em recesso parlamentar, mas o trabalho e a assistência às nossas bases eleitorais nunca entram de férias “, finalizou a parlamentar que é ainda presidente do Diretório Municipal do PCdoB de Santo Antônio dos Lopes.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Sessão especial de 25 anos do ECA é presidida por Ana do Gás

Deputada Ana em sessão especial dos 25 anos do ECA

Deputada Ana em sessão especial dos 25 anos do ECA

A deputada estadual Ana do Gás (PRB) presidiu a Sessão Especial em comemoração aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), comemorado no início desta semana. A solenidade aconteceu logo após a última sessão plenária da Assembleia Legislativa, realizada nesta quinta-feira (16). “Fui convidada a presidir os trabalhos da Sessão Especial pela deputada Valéria Macedo, que é autora do requerimento que solicitou a sessão e não pôde estar em São Luís na data marcada e foi uma honra encerrar o primeiro semestre de trabalho com um debate tão importante e tão debatido nos dias atuais”, esclareceu a parlamentar.

Mesmo sendo um momento de comemoração, a sessão reuniu representantes de várias entidades, Organizações Não Governamentais e Poder Público para debater as conquistas, os avanços e, principalmente, a defesa dos direitos conquistados de crianças e adolescentes na atual conjuntura de violência envolvendo esses pequenos brasileiros.

O consultor do UNICEF, o argentino Emílio Garcia proferiu uma palestra aos presentes, e fez um passeio histórico das lutas pelos direitos das crianças e adolescentes em todo o mundo. Emílio destacou que as discussões em torno dos direitos do público infanto-juvenil passaram pelos combates à fome e ao trabalho infantil no final do século XX e que agora giram em torno dos jovens em conflito com a lei. “Esta situação não é exclusiva do Brasil. Os menores infratores estão na pauta da América Latina no século XXI”, frisou o consultor.

Em um discurso emocionado, a presidente da FUNAC defendeu o Estatuto e afirmou que faltam políticas públicas adequadas. “Nossos adolescentes não precisam de cadeia, precisam de oportunidades e educação”, finalizou Elisângela Cardoso.

A secretária municipal de Assistência Social reforçou as palavras de Elisângela. “São 60 milhões de jovens no Brasil e mais da metade é afrodescendente e 57 por cento deles não frequentam a escola e isso prova que é preciso investir mais ainda em políticas públicas”, disse Andreia Lauande.

O promotor da Vara da Infância e Juventude pontuou que, mesmo depois de 25 anos o ECA ainda não conseguiu seu objetivo. “É preciso encarar a constatação de que o Brasil ainda não garante todos os direitos às crianças e adolescentes e há uma necessidade de se respeitar a nossa história a tributo das futuras gerações”, afirmou Márcio Thadeu.

Já o secretário de estado dos Direitos Humanos, Francisco Gonçalves, falou em nome do Governo do Estado e elencou algumas medidas que estão sendo tomadas para melhorar a assistência ao público infanto-juvenil, e criticou a redução da maioridade penal. “Se não temos a capacidade de proteger a vida de nossas crianças e adolescentes, não temos o direito de punir”, enfatizou o secretário.

Ana do Gás encerrou os trabalhos reafirmando o compromisso da Assembleia Legislativa com os jovens. “A deputada Valéria Macedo milita nessa área e eu, enquanto mãe e mulher, sou solidária à sua luta, assim como esta casa, que tem se empenhado em melhorar a vida do nosso povo, garantindo prioridade e efetivação dos direitos conquistados”, garantiu a deputada.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Deputada Ana participou de solenidade que regulamentou o Cartão Material

A deputada Ana do Gás (PRB) participou na manhã desta quinta-feira, 2, da solenidade de assinatura do decreto que regulamenta o Cartão Material Escolar para beneficiários do Programa Estadual Bolsa Família Escola, assinado pelo governador Flávio Dino, com a presença da Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

A solenidade reuniu ainda secretários de estado e do município, além do vice-governador Carlos Brandão, do deputado federal Zé Carlos e do senador maranhense Roberto Rocha.

O cartão vai beneficiar 1 milhão e 400 mil alunos entre 4 e 17 anos, que receberão R$ 46,00 por aluno para ajudar na compra de material escolar, sem restrições no número de beneficiários.

Com o cartão, o Governo do Estado vai valorizar as gerações futuras de maranhenses, que terão mais dignidade na hora de estudar.

Tereza Campello (Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Ana do Gás e Flávio Dino

Tereza Campello (Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Ana do Gás e Flávio Dino


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Deputada Ana do Gás participa do Fórum de Mudanças do Clima

A deputada Ana do Gás (PRB) fez a abertura oficial do Fórum Maranhense de Mudanças do Clima no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A parlamentar, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente, abriu os trabalhos destacando a importância de se dividir as responsabilidades para tratar das questões ambientais.

“Já começamos a dar os primeiros passos rumo à concretização da nossa Política Estadual de Mudanças Climáticas quando reunimos especialistas, estudiosos, sociedade civil e poder público para discutir a questão em um fórum como este”, frisou a parlamentar.

Em seu discurso de abertura, Ana do Gás destacou a importância da preservação das riquezas naturais maranhenses. “Nós, aqui no Maranhão, fomos agraciados por Deus com uma terra que não é somente bonita, mas, sobretudo, rica e com uma missão nobre. A Baixada Maranhense, por exemplo, desempenha um papel fundamental para o equilíbrio ecológico, fornecendo serviços ambientais que podem ajudar a combater os efeitos das mudanças climáticas e reduzir a perda da biodiversidade”, pontuou a deputada.

O fórum reuniu ainda Antônio Rosendo, secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; Luís Jorge Dias, representando o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Diniz; Ronald Gomes, representante do Conselho Estadual de Meio Ambiente; Thaíse Varão, representante do IBAMA; e Ronaldo Menezes, representando as instituições de ensino.

Em sua explanação, o professor Ronaldo chamou a atenção para as consequências da ação humana e das próprias transformações sofridas pelo planeta. “Hoje temos um regime de chuvas bem diferente. No passado, o período chuvoso chegava a 25 dias de chuvas regulares e hoje são apenas 10 dias e com grandes volumes de água”, alertou o estudioso.

O representante das instituições de ensino parabenizou a deputada por destacar em sua fala a importância da Baixada Maranhense para o Maranhão e para o mundo. “Fico feliz em ouvir da deputada sua exaltação aos campos alagados da Baixada e dizer que com a implantação dos diques na área, um projeto do Governo do Estado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vai permitir a contenção de água doce nos campos naturais durante a estação chuvosa, protegendo as áreas mais baixas contra a entrada de água salgada pelos igarapés, preservando os ecossistemas e os mananciais de água doce da região”, explicou Ronaldo.

O evento contou ainda com palestras. André Ferreti, engenheiro florestal e membro da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, ministrou a palestra “Mudanças climáticas e Restauração Ecológica de Ecossistemas”.

Agrônomo formado pela Universidade Estadual do Maranhão, Fabrício Brito Silva é doutor em Sensoriamento Remoto e fez a segunda palestra da manhã, com tema “Mudanças climáticas: Perspectivas globais, regionais e locais”.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Deputada Ana do Gás confirma apoio à implantação da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba

A deputada estadual pelo PRB, Ana do Gás, participou da 2ª Reunião da Câmara Técnica de Assuntos Institucionais e Legais – CTIL, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH).

O encontro teve como objetivo estabelecer uma interface com o Poder Legislativo sobre a lei do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e das ações de criação e consolidação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, que percorre 38 municípios do Maranhão.

A parlamentar, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, ouviu atentamente as colocações dos membros do CONERH. “Os comitês são os principais instrumentos para a consolidação da Política Estadual de Recursos Hídricos, justamente por ser um espaço de debates, onde todos os sujeitos envolvidos são ouvidos e têm a oportunidade de expor suas necessidades”, frisou a deputada.

A reunião de trabalho aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e contou com a presença da presidente da Câmara do Plano de Recursos Hídricos, Thereza Christina Pereira Castro, do representante da Universidade Estadual do Maranhão, José Amaro Nogueira, do representante da Sema, Raimundo Medeiros e de membros de comitês hidrográficos e da sociedade civil.

Para Thereza Christina, que também é membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, por serem deliberativos e normativos, os conselhos estabelecem diretrizes complementares para implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos. “Os membros dos conselhos acompanham a execução do Plano Estadual de Recursos Hídricos e determinam as providências necessárias ao cumprimento de suas metas e precisamos do apoio do Legislativo para fortalecer ainda mais a política dos recursos hídricos”, atestou a representante do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias (Fonasc).

Para ampliar ainda mais os debates em torno da causa a deputada Ana do Gás convidou os membros do conselho para uma segunda reunião de trabalho, que será realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, no dia 7 de julho, às 15h. “Vamos levar as discussões para dentro da Casa do Povo e, juntamente com os demais membros da Comissão de Meio Ambiente, avançar para a construção dos planos diretores e de gestão das bacias hidrográficas e quem sabe até criarmos uma Frente Parlamentar das Águas, que trate o tema com exclusividade”, finalizou a parlamentar.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Deputada Ana do Gás reúne lideranças para confirmar parceria

Ana do Gás em reunião com lideranças

Ana do Gás em reunião com lideranças

No último sábado (4), a deputada Ana do Gás (PRB) reuniu algumas lideranças, que muito contribuíram para a sua eleição como deputada estadual.

“A atividade parlamentar impossibilita estarmos em contato direto com nossas bases, como acontece durante a campanha eleitoral, por isso resolvi promover um encontro para agradecer e confirmar meu compromisso com cada um”, frisou a republicana.

A reunião contou com a presença do presidente do Diretório Estadual do PRB, o deputado federal Cléber Verde e dos prefeitos Eunélio Mendonça (Santo Antônio dos Lopes ) e Dr. Francisco (Governador Luiz Rocha). “A deputada Ana está fazendo história ao alimentar as alianças construídas durante o processo eleitoral e está de parabéns pe l a iniciativa “, declarou Cléber Verde.

Entre as lideranças que marcaram presença no encontro estavam prefeitos, ex-prefeitos, ex-vereadores e lideranças comunitárias de vários municípios.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Mais de 3 mil pessoas participam a 4ª Marcha Para Jesus em Santo Antônio dos Lopes

Blog do Luis Cardoso.

Ana do Gás esteve bastante empolgada durante evento

Ana do Gás esteve bastante empolgada durante evento

Santo Antônio dos Lopes sediou o maior evento evangélico da sua região. Mais de três mil pessoas compareceram à 4ª Marcha Para Jesus. Além de louvor, muitas orações e momentos de emoção.

O evento teve uma programação especial com apresentação de bandas gospel que cantarão louvores aos participantes.

A concentração foi no Clube Recreativo da cidade na tarde do último sábado, dia 30 de novembro.

A festa religiosa contou com apoio da Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes e principalmente da primeira dama, Ana Mendonça, carinhosamente conhecida como Ana do Gás.

festa-2-640x480


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.