Poder

Prefeita de Amapá do Maranhão faz jogo político duplo

O município de Amapá do Maranhão, região do alto turi, vive seus momentos de incerteza, principalmente no campo politico. A prefeita Tate tem optado por apoiar dois grupos políticos diferentes no estado: do governo e oposição.

Uma hora aparece com membros do governo comunista e promete apoio irrestrito, mas em outros momentos com o grupo Sarney, conforme imagem acima.

Tate se encontrou recentemente com o deputado federal João Marcelo (MDB) e o senador João Alberto, que ataca, sempre que possível, o governador Flávio Dino.

Pelo visto, os governistas podem está se iludindo com tal apoio em Amapá do Maranhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

TRE cassa mandato de prefeito e vice de Amapá do Maranhão

00010

Juvencharles Lemos Alves e Ivanete Coelho Reis, prefeito e vice-prefeita cassados

No último dia 6, a Justiça Eleitoral manteve a decisão de 1º grau que cassou o prefeito e a vice-prefeita do Município de Amapá do Maranhão, Juvencharles Lemos Alves e Ivanete Coelho Reis, por suposto abuso de poder econômico e político, além de captação ilícita de sufrágio (compra de votos) nas eleições de 2012.

Os gestores tiveram os mandatos cassados, em 1ª instância, em julho de 2015, após uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) da Coligação “Com a força do povo e a benção de Deus, agora é a nossa vez”. Com a decisão desfavorável, a dupla recorreu, mas a Justiça negou provimento ao recurso, na última segunda-feira. O relator do processo foi o juiz Sebastião Joaquim Lima Bonfim.

“No mérito, por maioria de votos e de acordo com o parecer do Ministério Público, os membros do Tribunal negaram provimento ao recurso, determinando a remessa de cópia dos autos ao Ministério Público para investigação de possível conduta penal, nos termos do voto divergente do juiz Raimundo José Barros de Sousa, que lavrará o acórdão. Vencidos o relator, Juiz Sebastião Joaquim Lima Bonfim, e a Juíza Kátia Coelho de Sousa Dias.” trecho da decisão proferida contra o recurso eleitoral.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Bandidos explodem agência bancária em Amapá do MA

1462181669-881117185

Uma agência do Bradesco foi explodida, por volta das 2h30 desta segunda-feira (2), no município de Amapá do Maranhão, que fica a aproximadamente 209 quilômetros de distância de São Luís. De acordo com informações da polícia, cerca de 4 homens armados invadiram o banco e explodiram um caixa eletrônico com bananas de dinamite

Após a ação, eles fugiram em duas motocicletas em direção a BR 316. No local das explosões, foram encontrados os objetos utilizados na explosão.

1462181838-881117185


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Ex-prefeito de Amapá do Maranhão é condenado por improbidade

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) conseguiu na Justiça Federal decisão favorável ao processo que moveu contra o ex-prefeito de Amapá do Maranhão (MA), Aveny Andrade Pacheco, por irregularidades na aplicação de recursos repassados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

Pela sentença, além de ter que ressarcir, com valores atualizados, os cofres públicos, o ex-prefeito teve, ainda, suspenso os seus direitos políticos por um período de seis anos, ficou proibido de contratar ou receber benefícios do poder público e deverá pagar multa civil no valor de R$ 150 mil. A decisão foi baseada na lei que dispõe sobre as penas aplicáveis aos agentes públicos, em caso de enriquecimento ilícito no exercício do mandato.

Relembre o caso

Em 2000, a prefeitura de Amapá do Maranhão firmou convênio com o Ibama, com o objetivo de implementar uma Área de Proteção Ambiental (APA) no município. Foi repassado R$ 100 mil, porém, o ex-prefeito não fez a prestação de contas comprovando a aplicação dos recursos.

Após a tomada de contas especial pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o ex-prefeito apresentou a prestação de contas, afirmando a plena aplicação dos recursos na criação de um parque ecológico, entretanto, com vistoria feita no local, foi constatado que nenhuma das medidas previstas para implantação da APA havia sido adotada.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.