Judiciário

TRE diploma Alberto Filho deputado federal e Julião Amim volta para suplência

Desembargador Guerreiro Júnior diplomando Alberto Filho.

Desembargador Guerreiro Júnior diplomando Alberto Filho.

Cumprindo decisão do Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizou na tarde desta quarta-feira, 11 de março, às 14h, o reprocessamento do resultado do 1º turno das Eleições 2014 para o cargo de deputado federal, em ato acompanhado pelos desembargadores eleitorais Guerreiro Júnior (presidente), Lourival Serejo (corregedor) e Clodomir Reis, membros da Comissão Apuradora.

Antes de efetivar o reprocessamento, a Comissão Apuradora analisou petição dos advogados de Julião Amim Castro que requeria o adiamento do ato por falta de intimação pessoal do interessado, como forma de oportunizar sua participação nele.

Os membros decidiram que o edital de convocação cumpriu a formalidade prevista no artigo 237 da Resolução TSE 23.399/2013 que prescreve que os partidos políticos e o Ministério Público deverão ser convocados por edital para o acompanhamento do reprocessamento, dando como antecedência mínima de 2 dias para publicação da peça editalícia, não mencionando nada sobre notificação pessoal de qualquer interessado.

A publicação do edital para este ato deu-se no Diário da Justiça Eletrônico nº. 41/2015, página 2, em 6 de março de 2015. Com o reprocessamento, José Alberto Oliveira Veloso Filho foi diplomado no cargo de deputado federal.

Entenda

No dia 3 de março, o plenário do TSE julgou, por unanimidade, improcedente a Ação Cautelar n.º 1935-81.2014.6.00.0000 apresentada por Deoclides Santos Neto Macedo, suplente de deputado federal pelo Maranhão nas eleições de 2014, que teve seu registro de candidatura indeferido e tentava reverter a decisão.

Relator do processo, o presidente do Tribunal, ministro Dias Toffoli, votou pela improcedência do pedido, revogando liminar anteriormente concedida por ele que destinava os votos obtidos pelo candidato ao seu partido (PDT).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Flávio Dino anuncia diretor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia

O governador eleito Flávio Dino anunciou o professor Francisco Alberto Gonçalves Filho para dirigir o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema), órgão a ser criado na nova gestão. Esse é o 27º nome indicado através das redes sociais para integrar a equipe do próximo governo.

Servidor do Ifma há 16 anos, onde já atuou como professor e diretor de campus, Alberto Filho terá como meta promover a educação técnica profissionalizante aos maranhenses, a fim de gerar quadros qualificados no estado. O Iema será criado no âmbito da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e vai atuar em parceria com os Institutos Federais.

Conheça o perfil do novo indicado:

ALBERTO FILHO – Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema)
Alberto Filho é licenciado em História, possui pós-graduação em Gestão Pública (Enap), é mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional (Universidade de Taubaté-SP). Professor da UEMA e do IFMA (desde 1996), foi diretor-geral do IFMA Imperatriz por dois mandatos. Atualmente, é diretor-geral pró-tempore do IFMA Grajaú para implantação do campus na cidade.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Rigo recebe apoio de Zé Alberto em Bacabal

O deputado Rigo Teles (PV) acaba de receber mais um grande apoio político no Mearim, em busca do quinto mandato na Assembleia. Desta vez Rigo recebeu o apoio do deputado federal e candidato à reeleição, Alberto Filho, e do prefeito de Bacabal, Zé Alberto, que liberou parte do seu secretariado e aliados para votar no deputado.

O apoio dado numa grande festa popular, com a participação de quatro mil pessoas. Teles foi apresentado, pela primeira vez, como candidato de Bacabal.

Além desses poios, o parlamentar fechou com o presidente da Câmara, Manoel da Concórdia, os vereadores Maninho, Edivar, Reginaldo do Posto, Leonardo e o ex-deputado Elígio Almeida e a esposa, Uta Almeida.

A coordenação da campanha de Teles em Bacabal será coordenada pelo secretário de Assuntos Políticos, Dr. Gilberto.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Bomba! Prefeito de Bacabal é acusado de oferecer propina

Do Blog do Louremar

José Alberto, prefeito de Bacabal e o filho Alberto Filho, deputado federal.

José Alberto, prefeito de Bacabal e o filho Alberto Filho, deputado federal.

O prefeito de Bacabal, José Alberto Veloso, teria tentado subornar o deputado federal José Vieira Lins num caso que precisa ser apurado pelo Ministério Público.
A suposta negociata foi denunciada pelo próprio José Vieira Lins, em uma entrevista para a TV Mearim, emissora de sua propriedade. A entrevista foi concedida portelefone. Zé Vieira começou a entrevista fazendo alusão ao fato de apoiar o pré-candidato Flávio Dino. Foi uma reação aos comentários de que teria se aliado ao prefeito de Bacabal e estaria se aproximando novamente do grupo Sarney.

Zé Vieira acusou o deputado federal Alberto Filho (PMDB) de negociar emendas ao orçamento da União. Foi enfático ao afirmar que Alberto Filho teria vendido emendas:“Eu não sou o filho do prefeito que vendeu as emendas pra são Paulo e não botou um tostão nem pro pai dele. Quer dizer, é muito bem que ele quer ao povo de Bacabal”.

Ainda no mesmo assunto, depois de enfatizar que irá fiscalizar toda a verba destinada para a cidade de Bacabal, Zé Vieira disparou que José Alberto teria lhe oferecido dinheiro. “Eu não recebi nenhum centavo de ninguém. Eu botei quinze quilômetros de asfalto em Bacabal e não fizeram o serviço direito. Nunca recebi nada. O próprio prefeito me ofereceu dinheiro. Eu não quero dinheiro, eu quero é o serviço feito. Se não fizer o serviço direito eu vou denunciar em Brasilia”.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Que loucura! Zé Alberto e Alberto Filho lutam para receber dinheiro que deram para cabo eleitoral

ze_alberto

BACABAL- Josias Godinho é suplente de vereador na cidade de Bacabal. Como é costume, os suplentes aliados do prefeito de cidades do interior recebem algumas benesses, geralmente custeadas pelos cofres públicos. É um emprego para um parente aqui, uma facilidade ali.

No caso em questão, a ajuda foi em dinheiro para realização de eventos esportivos. Como todos sabem, a cidade de Bacabal é administrada a quatro mãos pelo prefeito Zé Alberto e pelo seu rebento, o deputado federal Alberto Filho. E são justamente os dois que estão na cola do suplente Josias Godinho para receberem um dinheiro que haviam dado para ele.

O motivo da retaliação é o fato de Josias ter realizado um torneio de futebol, mas não ter recebido concretamente as promessas de ajuda do seu grupo político. Na partida final, sem ter como cobrir a premiação, Josias tomou uma decisão e resolveu debandar para o grupo do deputado federal Zé Vieira.

IMG-20140126-WA0001

O cabo eleitoral Josias Godinho ao lado do seu time de futebol e do deputado federal Zé Vieira no torneio patrocinado por Zé Alberto e Alberto Filho

Josias não é o primeiro insatisfeito do grupo de Zé Alberto. Josias não é o primeiro cabo eleitoral a desistir de apoiar Alberto Filho na sua reeleição. Mas Josias é o primeiro a ser cobrado para ressarcir o dinheiro que lhe foi dado pelo prefeito e pelo filho. Quem sabe o caso de Josias também possa ser o primeiro a ser investigado pelo Ministério Público. (Com informações do Blog do Louremar)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Prefeitura de Bacabal distribuirá mais de 12 toneladas de alimentos para comunidades quilombolas

Capturar 07Através da CONAB e CONERUQUE e o apoio do Deputado federal Alberto Filho, a Prefeitura de Bacabal vem fazendo a distribuição de alimentos nas regiões quilombolas. A primeira etapa ocorreu no primeiro semestre deste ano com a distribuição de 14 toneladas de alimentos em 06 comunidades quilombolas.

O programa vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário do Governo Federal estava desativado desde 2009. Com o acompanhamento do Governo Agora Sim através da Secretaria de Agricultura os cadastros foram atualizados e a distribuição reativada. Na primeira etapa foram beneficiadas as comunidades de Catucá, Piratininga, São Sebastião dos Pretos, Centro do Adelino, Campo Redondo e Guaraciaba.

Na semana que vem, além das comunidades que já haviam sido contempladas, a comunidade de Santo Antônio dos Vieiras foi incluída no programa. Mais de 12 toneladas de alimentos serão entregues pelo governo municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego, Renda e Turismo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Em Bacabal, gestão de Zé Alberto recebeu R$ 1,8 milhão e nada fez

Zé Alberto, prefeito de Bacabal.

Zé Alberto, prefeito de Bacabal.

A cidade de Bacabal parece não ter sorte mesmo. Por lá já passaram Zé Vieira, Raimundo Lisboa, também eleito através do espolio eleitoral do deputado federal, e desta vez surgiu pelas garras do senador João Alberto, Zé Alberto.

Na passagem de Raimundo Lisboa, a cidade acumulou dividas mesmo recebendo inúmeros recursos.

Neste ano, com o pecuarista à frente do executivo municipal, foi enviado no mês de junho nada mais nada menos que R$ 1,8 milhão para obra de esgotamento, segundo informa o Blog do Louremar.

Pai do deputado federal Alberto Filho, o peemedebista é alvo de duras críticas da sociedade bacabalense que padece com a inexistência de projetos voltados para população carente.

Segundo informações repassadas ao Blog do Neto Ferreira, todas as ações da Prefeitura de Bacabal tem que ser autorizada pelo prefeito de fato: o genro de Zé Alberto que é primo do Roberto Rocha. Confira abaixo o repasse.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Eleição em Bacabal será disputada por reis do gado

Deputado estadual Carlinhos Florênço e os deputados federais Zé Vieira e Alberto Filho

Deputado estadual Carlinhos Florênço e os deputados federais Zé Vieira e Alberto Filho

A disputa municipal na cidade de Bacabal deve resultar na vitória de um rei do gado. Três grandes fazendeiros da região estão no páreo: Zé Vieira, Alberto (pai ou filho) e Carlinhos Florencio. Além dos votos, eles disputam quem tem o maior número de chifres, ou seja, o maior número de cabeça de gado.

Mesmo atuando na política de Bacabal, nenhum dos três mostrou até agora a menor preocupação para, com, as verdadeiras causas da população do município. A eles interessa apenas o crescimento do pasto, as patas dos bois e o curral eleitoral.

Qualquer um dos três que venha vencer a eleição, representará a troca de Raimundo Lisboa (atual prefeito) por um outro médico igual a ele. E assim Bacabal continuará na mesma situação caminhando para trás.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

'Não haverá reforma política' diz Alberto Filho

Alberto Filho, deputado federal maranhense

Alberto Filho, deputado federal maranhense

Deputado Federal Alberto Filho (PMDB) afirmou em sessão realizada ontem, que não haverá reforma política para as eleições de 2012.

Em reunião com lideranças do seu Partido, o PMDB, nesta semana, em que se fez a discussão sobre a Reforma Política, viu-se que, devido a falta de consenso em vários pontos sobre as propostas desta Reforma, não haverá tempo para que a mesma seja votada até o início de outubro deste na.

A reforma terá que ser votada pelas Câmara federal e pelo Congresso Nacional em até um ano antes das eleições.

Dentre as propostas de Reforma Política existem também algumas Emendas à Constituição (PEC) que, para serem aprovadas, têm que passar por duas votações tanto no Senado Federal quanto na Câmara dos Deputados.

Porém, será adotado,  em  2012,  o sistema político vigente, ou seja, o sistema proporcional para a câmara de vereadores e majoritário para prefeito.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.