Poder

Assassinato de Décio Sá pode ter envolvimento de um político forte

Blog do Luis Cardoso

A governadora Roseana Sarney, indagada pela primeira vez , durante entrevistas coletiva, se no assasinato do jornalista Décio Sá teria envolvimento de políticos, disse que os detalhes serão fornecidos logo mais, às 15h00, pelo secretário de Segurança Pública, Aluízio Mendes.

Na segunda pergunta, no Palácio dos Leões, se haveria participação de um deputado no episódio, a governadora fitou firme o jornalista e respondeu: “por enquanto, não”.

Como se pode observar, as sete pessoas presas pelo crime de que foi vítima o jornalista estão bem abaixo de algum político forte que pode ter tido envolvimento com a morte. Por enquanto, conforme nos remete a resposta da governadora, apenas os empresários, agiotas, contratantes, um capitão da PM e um pistoleiro.

Ainda assim, o caso, ao que deixou transparecer Roseana Sarney, não parou, embora a elucidação tenha fechado em 100%. Mas resta uma prisão a ser cumprida e pode ser a de um político.

Durante toda a manhã de hoje eram fortes os comentários de que dois deputados estaduais sabiam de tudo o poderia ter envolvimento com o caso, mas ninguém se arrisca a comentar sobre nomes. Até mesmo alguns advogados  ouviram rumores da participação de  políticos.

Durante a entrevista coletiva, a governadora disse que a ordem era elucidar e prender mandantes e executores, doa a quem doer. ” Podia até cortar na nossa própria carne”, disse.

Roseana elogiou a bravura do jornalista Décio Sá por ter sido um profissional obstinado e destemido, sempre colaborando c0m o Maranhão na medida em que publicava sobre problemas e cobrava soluções.

“Estou muito feliz com a eficiência da polícia que deu a resposta que a sociedade estava esperando”, disse aliviada.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeito põe à venda fazenda para pagar agiotas

Há tempos o prefeito de Bacabal é motivo de comentários negativos em todas as rodas políticas da capital. Raimundo Nonato Lisboa é hoje um dos homens mais ricos do interior do Estado. Mas também é um dos que mais deve a agiotas.

A fazenda é um verdadeiro oasis

A fazenda possui uma praia artificial, é um verdadeiro oasis.

Lisboa cresceu numa família pobre. Graças à ajuda dos irmãos e familiares, formou-se em medicina. Estabeleceu-se em sociedade com o médico Josué, montando uma clínica no centro de Bacabal. Nunca militou na política até ser visto como tábua de salvação pelo pecuarista José Vieira Lins. Zé Vieira tinha a pecha de incendiário de um povoado chamado Aldeia e precisava de uma pessoa que transitasse na sociedade para dar mais visibilidade à sua candidatura. Zé Vieira queria ser prefeito e escolheu Lisboa para ser o seu candidato a vice.

Depois de eleito, Lisboa ganhou de presente a Secretaria de Saúde e uma verba milionária. Começou aí a construir um patrimônio que não conseguiria como um mediano médico que era até então. Mas foi somente quando se elegeu Prefeito, com o apoio de Zé Vieira, que Lisboa passou a acumular a riqueza que ostenta hoje.

Até porte de energia passa dentro da fazenda

Até porte de energia passa dentro da fazenda

Se Lisboa é vaidoso, a primeira-dama não fica atrás. Tanto que as fazendas que o casal adquiriu depois que assumiu a Prefeitura, ostentam luxo e riqueza. A fazenda Santa Teresinha é uma delas. Fica no povoado São Paulo Apóstolo. Numa área superior a 1 mil hectares, há um lago artificial, academia de ginástica para a primeira-dama Jamile, cassino para a prática do hobby do prefeito. No povoado Pedra do Rumo Lisboa tem outra fazenda. Essa é menor, cerca de 800 hectares e por isso chamada a “fazendinha”. Havia problema de acesso, prontamente resolvido com a colocação de asfalto pelos funcionários da secretaria de Obras do município.

Uma quadra de esporte ao lado da Mansão

Uma quadra de esporte ao lado da Mansão

O prefeito está sendo obrigado a se desfazer dos seus bens. A pressão dos agiotas é grande. Quem emprestou quer seu dinheiro de volta. E Lisboa tem pouco tempo de governo. Algumas pessoas questionam se é por isso que o salário dos funcionários está atrasado. Sobre as fazendas, ele já vendeu parte da “fazendinha”, só livrou a sede da propriedade. Pela outra, a fazenda Santa Teresinha, o prefeito tem pedido R$ 15 milhões. Segundo informações é avaliada neste valor.

Com toda a pressão, ele não deixou de construir uma mansão para mais ostentação de poder e riqueza. Todos na cidade comentam que a casa já era excelente ao ser adquirida por Lisboa, mas ele praticamente a refez, nem o muro foi poupado. A falta de noção de um administrador que gosta de tanta ostentação é alimentada pela falta de fiscalização do Ministério Público da cidade.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Agiotas podem ser os mandantes da tantativa de assassinato de Atemir Botelho

Blog do Marcelo Vieira

O atentado fracassado contra o carro do prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Atemir Botelho(PRTB) continua um mistério. Na verdade existem duas versões para o caso.

A mais forte delas é de que o atentado tenha sido motivado por divida de campanha contraída ainda em sua eleição em 2008. Corre na cidade que agiotas seriam os mandantes do crime.

Prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Atemir Botelho

Prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Atemir Botelho

A outra versão é de que tudo não passou de uma tentativa de assalto, comum naquele trecho da estrada, uma vez que várias pessoas já foram assaltadas no mesmo local. Mas, nessa versão ninguém quer acreditar.

Segundo fontes do blog, os agiotas são de municípios visinhos, como de Santa Luzia, Santa Inês, Bom Jardim e Buriticupu.

Ainda segundo a fonte, o prefeito Atemir Botelho tem evitado ir até o Banco do Brasil que fica em Santa Luzia por conta da quantidade de agiotas e credores que sempre ficam à sua espera na porta da Agência.

Prova disso é que no dia do atentado, o prefeito não estava no carro. Segundo o blog do Alto, ligado ao prefeito, apenas o motorista conhecido por cabecinha e o funcionário da prefeitura, Raimundo Melo, estavam no veiculo.

Agora é com as Policias Civil e Militar


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.