Saúde

Edivaldo Júnior deixa saúde de São Luís em estado de precariedade

As Unidades Mistas de São Luís estão em estado de calamidade pública.

Há quase doías anos de gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e a população se pergunta por que os os antigos problemas ainda não foram resolvidos?

Essa pergunta reflete a péssima infraestrutura, escassez de medicamentos e falta de médicos levando ao caos o sistema de Saúde Público de São Luís.

A administração de Edivaldo Júnior é, sem sombra de dúvidas, o retrato da realidade caótica em que se encontram várias Unidade Mista de Saúde (UMS), a exemplo do bairro São Bernardo, localizada na Avenida Tiradentes.

De acordo com imagens obtidas pelo Blog do Neto Ferreira, mostra ao lado da unidade um esgoto comprometido derramando sujeira.

A ausência da vereadora e secretária de Saúde, Helena Dualib, é motivo de reclamações também na Unidade hospitalar do Maiobão onde sequer funciona corretamente pela falta de médicos

O sistema precário de unidades da capital já levou Edivaldo Júnior a ser condenado pelo juiz Clésio Coelho Cunha, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, a realizar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a recuperação e a manutenção das unidades mistas de saúde do Bequimão, Itaqui-Bacanga, São Bernardo e Coroadinho, todas na Capital.

A decisão judicial solicita, ainda, que o Município de São Luís apresente, na forma do art. 69, do Código de Saúde do Estado, o alvará de autorização sanitário condicionada ao cumprimento de todos os requisitos técnicos referentes às instalações, MÁQUINAS , equipamentos, normas e rotinas das Unidades Mistas do Bequimão, Itaqui-Bacanga, São Bernardo e Coroadinho, tudo comprovado pela autoridade sanitÁRIA competente através de vistorias e dentro do prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de interdição cumulada com multa.

Entre os diversos problemas verificados, na Unidade Mista do Bequimão, por exemplo, não existe a implantação da VIGILÂNCIA epidemiológica das infecções hospitalares, falta providenciar teste BIOLÓGICO do processo de esterilização, bem COMO falta corrigir infiltrações no corredor das enfermarias. Na Unidade Mista do Coroadinho, há a necessidade de contratação de médicos pediatras para atender a necessidade de assistência nas 24 horas em todos os dias da semana para o Setor de Urgência, não há implantação da VIGILÂNCIA epidemiológica das infecções hospitalares.

Além das irregularidades, foi detectada, ainda, a ausência de alvará sanitário para as FARMÁCIAS básica e hospitalar, e a ausência de sala específica para realização de pesquisa de Hanseníase, para coleta, preparo e leitura das AMOSTRAS.

Portanto, quem padece são os pobre e oprimidos em São Luís. Lamentável.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

6 comentários em “Edivaldo Júnior deixa saúde de São Luís em estado de precariedade”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Carlos Moraes

    Ah tá.. .que lindo… os problemas na saúde do município são os unicos existentes em todo o Maranhao… Blogueiro, pegue a estrada e vá ver a procissao de ambulancias buscando socorro em sao luis por que o hospitais de Roseana no interior estao só a carcaça!

  2. netoferreira

    No próximo ano os hospitais serão de Flávio Dino aí quero ver qual será a desculpa…

  3. André Duarte

    Isso nem me parece esgoto, parece mais um limo por que a area de entorno é gramada, ainda que seja de fato, isso é fichinha perto da mortalidade no interior do estado por falta dos tais 72 hospitais que Roseana prometeu e nao cumpriu.

  4. Joana

    Ah fala sério. É verdade que ainda exitem muitos problemas na sáude publica, ms o que me irrita é o fato do não reconhecimento as ações que a prefeitura vem desenvolvendo. Quer um exemplo? Os corredores do Socorão II não mais abrigam pacientes, quem precisa utilizar os serviços de lá se sente muito mais acolhido, a realidade é outra, coisa que não se viu ser feito em gestões passadas. A verdade é que a qualidade do serviço de saúde em São Luís melhorou consideravelmente.

  5. feitosa

    Parece a cara dele, um esgôto a céu aberto!! incompetente e desprovido de caráter,
    vc engana a justiça do homem, não a de Deus, vc um dia vai se arrepender de todas as coisas
    ruins que vc faz com o dinheiro público. Vc vai ter que prestar conta disso aqui na terra! e com Deus, e lá é mais pesado!

  6. Carvalho

    Grato pela publicação, pois o centro de saúde é só mais um dos problemas do bairro São Bernardo, espero que tome as providencias cabíveis… Abraços

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários