Saúde

Vacinação contra o Sarampo é prorrogada em Ribamar‏

Doses da vacina continuam disponíveis em todos os Postos e Unidades Básicas de Saúde do município.

A Prefeitura de São José de Ribamar prorrogou até o próximo dia 22 deste mês a campanha emergencial de vacinação contra o Sarampo. A vacinação acontece em toda a Grande Ilha de São Luís e foi uma determinação do Ministério da Saúde, visto que, este ano, foram confirmados 61 casos da doença no Ceará e quatro em Pernambuco. A imunização, portanto, se faz necessária em função do grande fluxo de pessoas que transitam pelos Estados da região Nordeste.

Em São José de Ribamar, as doses da vacina continuam disponíveis em todos os Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da cidade. Devem receber a dose da vacina crianças entre seis meses e cinco anos de idade. A meta da Prefeitura ribamarense é vacinar 12.651 crianças enquadradas nesta faixa etária, sendo que até o momento 53% deste quantitativo já foi vacinado.

O Sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade, sendo que a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, ao espirrar, ao falar ou respirar. O vírus pode ser transmitido de quatro a seis dias antes, ou até quatro dias após o aparecimento dos sintomas, sendo o período de maior transmissibilidade, dois dias antes e, dois dias após o início da doença.

Ano passado foram registrados 200 casos da doença no país. Destes, 190 foram na Região Nordeste, em crianças menores de 12 meses, com a prevalência de 49% dos casos em Pernambuco e 51% no Ceará.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários