Política

Escutec mostra disputa equilibrada entre três pré-candidatos em São Luís

O Estado do MA

A pesquisa de intenções de votos do Instituto Escutec, registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-07983/2016 e publicada com exclusividade em O Estado, apresenta a consolidação de uma disputa equilibrada em São Luís.

A deputada federal Eliziane Gama (PPS), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e o deputado estadual Wellington do Curso (PP) são os personagens de maior destaque no levantamento. Gama lidera a corrida. Essa foi a primeira de uma série de quatro pesquisas que serão realizadas pela Escutec até o mês de outubro, quando serão escolhido prefeito, vice-prefeito e vereadores da capital.

Outras duas pesquisas podem ser feitas pelo instituto caso haja um eventual segundo turno.

Na primeira pesquisa, divulgada hoje, há dois principais cenários na capital. No primeiro, Eliziane Gama lidera com 22,4% das intenções de votos. Ela é seguida pelo prefeito Edivaldo Júnior, com 20,8% das intenções de votos. Já na terceira colocação, o deputado Wellington do Curso, com 17,5% das intenções de votos.

Logo em seguida aparece o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), com 5,6% das intenções de votos; a vereadora Rose Sales (PMB), com 4,4%; o deputado estadual Eduardo Braide (PMN), com 3,7%; o vereador Fábio Câmara (PMDB), com 3,6% da preferência do eleitorado, e 1,5% do médico Bentivi (PHS).

Afirmaram que não votarão em nenhum dos pré-candidatos listados, 11,6% dos eleitores e não souberam ou não quiseram responder, 8,9%.

Sem Bira – No segundo cenário apontado pela Escutec, sem a presença do pré-candidato Bira do Pindaré, não há alteração de classificação em relação aos três primeiros nomes.

Eliziane Gama segue na frente, com 23,6% das intenções de votos; contra 21,7% do prefeito Edivaldo Júnior e 19,1% de Wellington do Curso.

Rose Sales aparece logo em seguida, com 4,7% das intenções de votos; Ediardo Braide apresenta 4,1%; Fábio Câmara aparece com 3,8% e Bentivi apresenta desempenho de 2,0% das intenções de votos.

Afirmaram que não votarão em nenhum dos pré-candidatos listados, 12,0% do total dos eleitores. Não souberam ou não responderam, 9,0% dos entrevistados.

O pré-candidato do PSOL, Valdeny Barros, que havia pedido formalmente para ser listado na pesquisa de intenções de votos Escutec, não pontuou em nenhum dos cenários para prefeito de São Luís. O nome do ultraesquerdista aparece apenas no aspecto rejeição, com 3,6% das indicações de eleitores.

Mais

A pesquisa Escutec de intenções de votos também levantou os possíveis cenários de segundo turno entre os pré-candidatos Eliziane Gama (PPS), Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Wellington do Curso (PP). O prefeito da capital, que busca a reeleição para o seu mandato, perde em todos os cenários. No primeiro cenário, Eliziane Gama na frente com 38,6% das intenções de votos, contra 27,6% do pedetista. No segundo cenário, uma simulação entre Gama e Wellington do Curso, a deputada federal aparece na frente com 39,2%, contra 28,1% do deputado estadual. Já no terceiro cenário, Wellington apresenta desempenho favorável com 36,0% das intenções de votos, contra 32,0% de Edivaldo Holanda Júnior.

Rejeição elevada é obstáculo para Edivaldo Holanda Júnior

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) foi quem apresentou a maior rejeição, dentre os pré-candidatos em disputa, na pesquisa Escutec de intenções de votos. O aspecto é encarado pelo núcleo de coordenação política da pré-candidatura do prefeito, como obstáculo para a reeleição.

No levantamento, Edivaldo aparece com elevado índice de rejeição: 33,3%. O número é praticamente o triplo de sua principal adversários na disputa, deputada federal Eliziane Gama (PPS), que aparece com 10,6%.

O médico Bentivi (PHS) é o terceiro com maior rejeição entre os pré-candidatos, com 8,9% de indicações do eleitorado.

Ele é seguido por Bira do Pindaré (PSB), com 5,5% de rejeição; Fábio Câmara (PMDB), com 3,7%; Valdeny Barros (PSOL), com 3,6%; Eduardo Braide (PMN), com 3,4%, Wellington do Curso (PP), com 3,3% e Rose Sales (PMB), com apenas 3,2%.

No cenário levantado, 9,9% dos eleitores não apontaram nenhum dos pré-candidatos, ou seja, não apresentaram rejeição aos nomes e 14,6% não souberam ou não responderam ao questionamento.

A pesquisa Escutec de intenções de votos ouviu 1.000 eleitores entre os dias 28 de junho e 1º de junho.

A filtragem, segundo o instituto foi em 100% dos questionários aplicados, com fiscalização em 25% do material.

A pesquisa possui margem de erro de 3,0% para mais ou para menos, e 95% de intervalo de confiança. Ao todo, 46,1% dos entrevistados foram do sexo masculino e 53,9% do sexo feminino.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Escutec mostra disputa equilibrada entre três pré-candidatos em São Luís”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Jacimary

    Essa pesquisa é uma verdadeira piada de muiitttooo mau gosto.

    Vcs querem fazer o povão – que tá cada vez mais consciente – acreditar que esses 3 aí estão na frente.
    Conversa, seu moço!!

    Nós não estamos com Mal de Alzheimer.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários