Política

Ex-deputado Carlos Braide operava no empresarial da corrupção de Anajatuba

Ele é apontado como um dos chefes da organização

Carlos Braide é apontado como um dos chefes da organização

Carlos Braide é apontado como um dos chefes da organização

Profissão? Político. Competência: traçar estratégias e elaborar metas para usar o dinheiro público em benefício próprio e de terceiros.

Esses questionamentos definem bem mais uma página das investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao crime Organizado (Gaeco), sobre o esquema de corrupção que desviou mais de R$ 14 milhões dos cofres públicos de Anajatuba.

Os principais acusados de fazerem parte da quadrilha são o prefeito de Anajatuba, Helder Aragão, o empresário Fabiano Bezerra e o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado e pai do deputado estadual Eduardo Braide, Carlos Braide.

No documento, segundo as apurações, fica claro que a organização criminosa operava com o propósito de desviar verbas públicas em proveito próprio e de terceiros. Sendo assim, de forma negligente, estruturam o esquema em dois núcleos: um empresarial, que criava e operava as empresas de fachada para participar das licitações e o núcleo político, que estava ligado à administração municipal.

A maneira como o esquema de desvios de verba funcionava é muito fácil de ser compreendido. Em uma ação conjunta com o prefeito, secretários municipais e a Central Permanente De Licitação (CPL), as empresas eram contratadas após licitação fraudulenta, apenas para lavar o dinheiro desviado de forma que não fosse percebida a ilegalidade.

Carlos Braide operava no núcleo empresarial como mentor e é um dos chefes da organização, juntamente com o empresário Fabiano Bezerra, como aponta o documento.

O texto revela ainda que Carlos Braide e Helder Aragão são vizinhos de condomínio, o que estreita ainda mais a relação de ambos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

2 comentários em “Ex-deputado Carlos Braide operava no empresarial da corrupção de Anajatuba”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. patricio

    De novo? De novo? Teu blog não vai ser mais chamado de NETO FERREIRA, vai ser chamado de TODOS CONTRA ANAJATUBA.
    Meu amigo, todos os dias são as mesmas notícias. Todo mundo já sabe disso, até quando vão ser publicadas as mesmas informações? Em vez disso, porque você não vai la no município verificar os “desvios”? Porque não olha você mesmo quantas obras estão em andamento nesse momento? Como foi possível desviar 14 milhões do tesouro municipal se por ano só se recebeu 11? Mágica?
    Se ele roubou todo esse dinheiro, ele deixou de pagar seus funcionários por um ano! Sabe quando ficaram sem receber salário? Nunca meu amigo…

    Uma dica… MUDA teu foco! Quando teus pouquissímos leitores entram no seu pobre blog e olham alguma coisa sobre Anajatuba já é dito imediatamente: de novo?

    Amanha você vai colocar o que? Ah, eu já sei… Escuta telefonica? Sigilo bancario quebrado? Ahhh já sei! Transporte escolar? Fraude licitação?
    Amanha, com certeza, vai ser alguma coisa desse tipo.
    Não sou de Anajatuba, sou de São Luís, especificamente, do Renascença. É perceptível teu interesse pela queda do prefeito, alguma coisa você vai ganhar.

  2. PAULO RODRIGUES

    VERDADE PORQUE VOCÊ NÃO VAI ATÉ A CIDADE DE ANAJATUBA E VER COM SEUS PRÓPIOS OLHOS AS OBRAS QUE ESTÃO EM ANDAMENTA NO MUNICIPIO, PARA DE COLOCAR NOTICIAS REPETIDAS, E VAI LÁ FAZER UMA MATERIA DE VERDADE, VER LÁ VARIOS GINASIOS E UBS SENDO CONTRUIDOS, BAIRRO LIMIRIQUE TODO ASFALTADO, VAI LÁ VER SEU NETO FERREIRA!!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários