Política

Comissão Especial da Assembleia busca apoio do governador para crise da Siderurgia

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) reuniu-se nesta semana com o governador Flávio Dino para discutir ações de combate à crise pela qual passa o Pólo Siderúrgico de Açailândia. O Estado já está abatendo créditos referentes ao ICMS, e o governador afirmou que irá atender demandas apresentadas por representantes do setor, durante audiência pública promovida pela Comissão Especial criada pela Assembleia Legislativa para discutir a crise.

Presidente da Comissão Especial, Júnior Verde foi acompanhado do deputado estadual Professor Marco Aurélio (PC do B), do presidente do Sindicato da Indústria de Ferro Gusa do Estado, Cláudio Azevedo, além de empresários do setor. Participaram ainda do encontro os secretários de Estado do Trabalho, Julião Amim, da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, e o secretário adjunto de Minas e Energia, Francisco Fraga.

A comitiva entregou ao governador um relatório elaborado durante a audência pública realizada no dia 24 de abril Açailândia, contendo ações que buscam evitar mais demissões.

O governador Flávio Dino garantiu que atenderá a solicitação de emissão das Licenças Operacionais pela Secretaria de Meio Ambiente, e se comprometeu a analisar todos os pontos solicitados pelos empresários.

Dentre eles, obras de melhorias na BR 222, de Açailândia ao distrito de Pequiá, e na BR 010, de Montes Altos a Sítio Novo; transformação do atual Distrito em Parque Indistrial; articulação entre a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, na busca de apoio à comercialização do gusa; investimentos em ciência e tecnologia, visando a competitividade; extinção das multas aplicadas pela EMAP nos anos 2000; atuação junto ao BNDES para abertura de novas linhas de créditos para capital de giro e financiamento, e refinanciamento de projetos florestais para o plantio de eucalipto.

“Sabemos que a crise é fruto de um cenário internacional desfavorável, mas defender os trabalhadores é condição primordial para o desenvolvimento do Maranhão. Estamos avançamos em questões importantes, como o abatimento do ICMS, que já representa uma ajuda financeira aos empresários. Agradeço ao governador pela sensibilidade e comprometimento. Acredito na união de esforços para evitar que mais demissões aconteçam nessa atividade tão produtiva, que já fez de Açailândia a maior renda per capta do Maranhão”, destacou Júnior Verde.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários