Política

Reajuste da tarifa de ônibus não tem razão de ser…

Blog do Ronaldo Rocha

O reajuste da tarifa de ônibus autorizada ontem pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) foi mais um abuso cometido contra o usuário do sistema de transporte público da capital, e não tem razão de ser.

A Prefeitura de São Luís sustenta o argumento de que o aumento era inevitável, tendo em vista o investimento que tem sido feito pelos empresários, com a compra de novos veículos.

Retórica apenas. Uma tentativa de confundir a opinião pública.

Em junho do ano passado [ou seja, em menos de um ano], após greve e crise entre empresários, trabalhadores e o Executivo Municipal, Edivaldo determinou o aumento da tarifa de ônibus em R$ 0,30 centavos, justamente com o argumento de que o valor seria utilizado a partir de então, pelos empresários, para a compra de novos veículos.

Foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público Estadual, e os ônibus novos começaram a ser comprados. Com o atraso de sempre, diga-se de passagem. Somente no início deste mês a maior parte dos veículos foi apresentada pelas empresas.

O aumento anunciado ontem, portanto, em nada se relaciona com a compra desses veículos. Foi para este fim que em junho de 2014 as tarifas foram reajustadas. Essa é a verdade.

Traumática entrevista de Roberto Rocha, em dezembro de 2012, já anunciava articulação…

Traumática entrevista de Roberto Rocha, em dezembro de 2012, já anunciava articulação…

Ocorre que desde o início do mandato de Edivaldo Holanda Júnior, há uma relação no mínimo estranha entre ele e os proprietários das empresas de ônibus.

Em dezembro de 2012, quando o prefeito ainda nem havia assumido, o então vice-prefeito e hoje senador, Roberto Rocha (PSB), em entrevista ao titular do blog, argumentou “prejuízos financeiros das empresas” e admitiu um possível reajuste na tarifa.

Edivaldo negou. Mas, mês seguinte, após tomar posse, o prefeito nomeou como secretária de Trânsito e Transportes, Myriam Aguiar, ligada ao setor e responsável pela articulação direta do primeiro reajuste nas tarifas. Depois disso, ela deixou a pasta, para Fabíola Aguiar, também ligada direta ou indiretamente ao setor, assumir a SMTT.

Estava ali concretizada a relação do prefeito com o segmento.

Edivaldo também resistiu bastante e continua resistindo em promover uma concorrência pública transparente para as linhas de ônibus da capital. Ele sempre desvia o foco, ou evita o tema, quando questionado a esse respeito. E não é preciso muito esforço para entender o porquê de tudo isso.

A verdade é que há muito na relação entre Prefeitura e o empresariado do transporte rodoviário de São Luís. E basta analisar os fatos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

5 comentários em “Reajuste da tarifa de ônibus não tem razão de ser…”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. VERA

    Nao tem mesmo, vao falar que devemos confiar no prefeito que ele ta fazendo o que pode, falar da crise do Brasil, de gestoes anteriores e bla bla bla, mesmas defesas de sempre de uma equipe comprada pra fazer esse trabalho, o que causa mais vergonha ainda ver agencias de publicidade engajadas em defender a prefeitura e o governo ainda que saibam que eles estão agindo de forma injusta com o povo, vergonha!

  2. Carlos

    Quem manda nesse setor sao os empresarios mesmo. E a culpa não é de Holandinha nao. Há muito tempo permitiram que assim fosse e a coisa se consolidou. Mas já está prevista a licitação de novas empresas para maio e essa farra vai acabar.

  3. Ruan

    Agora ou em maio que é o mes de reajuste nos salarios dos motoristas e cobradores, essa passagem ia aumentar de qualquer jeito. O bom de ter feito esse reajuste agora foi que evitou aquele lenga lenga de greve todo santo dia. Pelo menos isso nao vai rolar.

  4. o caveira

    Isso e uma pilantragem das maiores ainda vai um bando de velho safado mentir na televisão que o transporte ta uma maravilha só se for pra mãe deles andar poque o que vejo ainda e umas porcaria de ônibus rodando na cidade ei prefeito vagabundo pior vai se reeleger porque o povo tem memoria curta e fraca

  5. VERA

    Os motorista fazem greve por que querem receber mais dai vao e dao mais pra eles, pq o cidadao nao recebe reajuste tbm? pq nao tem esse luxo, sem falar que essa historia de licitacao que sera feita ja ta batida, so sabem argumentar isso e dizer que Holandinha nao tem culpa, pq ele nao vem a publico falar alguma coisa entao rpa calar esse povo? Brecha na agenda pra tirar foto de onibus ele tem, oninus esses que substituiram os antigos e nao foram add ou seja o povo continua com o mesmo numero de frota, enganam na maior e vem esse coitados defender por favor

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários