Política

Investigado por corrupção, Edison Lobão defende Refinaria do Maranhão

Mesmo envolvido com o escândalo da Petrobras, o senador Edison Lobão subiu na tribuna do Senado Federal nesta segunda-feira (16), em Brasília, para defender a continuidade das obras das Refinarias Premium I, no Maranhão e a II, no Ceará.

Senador Edison Lobão.

Senador Edison Lobão.

O ex-ministro manifestou sua frustração com a empresa Petrobras ao paralisar os projetos nos dois estados, e explicou a importância de reduzir a dependência externa, uma vez que as demandas das duas refinarias atenderiam todo o país, não havendo mais necessidade de importação do exterior.

“Já não estamos falando em refinar no Brasil para exportar, mas de refinar no Brasil para não importar, reduzir nossa dependência externa que cresceu de maneira vertiginosa nos últimos anos e que não será eliminada pela operação do Comperj e da Refinaria Abreu e Lima”, explanou. Segundo o senador, esses dois empreendimentos também enfrentam dificuldades.

Para ele, apenas essas duas refinarias, que estão em fase de conclusão, não são suficientes para atender toda a demanda. “Se a demanda de derivados do petróleo crescer a dois por cento ao ano, precisaremos de uma nova refinaria do porte da Abreu e Lima a cada quatro anos”, prosseguiu, enfatizando a construção das novas refinarias no Brasil como questão estratégica e de soberania.

O senador alerta que a soberania do país pode ser colocada em xeque se a segurança energética depender da disponibilidade de excedentes exportáveis em outros países. “Se a Petrobras tem dificuldade em ampliar nosso parque de refino, cabe ao governador buscar um caminho alternativo para minimizar ou eliminar nossa dependência externa”, sugeriu.

Ele acredita que o Maranhão apresenta condições ímpares para a instalação de uma refinaria, ou com o objetivo de exportação, ou para atender ao mercado interno, e que a continuação do Projeto Bacabeira é uma solução inteligente e beneficiará todas as regiões do país. “O povo do Maranhão pode estar certo que não descansarei um dia enquanto não for encontrada uma solução para aquela refinaria, que será também, uma solução em benefício do Brasil”, finalizou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Investigado por corrupção, Edison Lobão defende Refinaria do Maranhão”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. italo

    É muita cara de pau desse leproso, acabou de aparecer mais uma denúncia grave contra ele de propina aliás foi só o que ele fez lá no ministerio. Me compre um bodeeeee canceroso.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários