Política

Deputado que busca seu segundo mandato é contra a reeleição

Eduardo Braide, que tenta a reeleição, acha que prefeitos, governadores e presidentes deveriam ter apenas um mandato.

Em uma entrevista realizada nesta quinta-feira (18), o parlamentar Eduardo Braide, do Partido da Mobilização Nacional (PMN), afirmou que não defende uma reeleição para cargos do Poder Executivo: prefeito, governador e presidente. A afirmação foi feita após ser indagado se concordava com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que disse que “a reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções”, durante uma palestra em São Paulo.

Embora seja contrário a reeleição de prefeito, governador e presidente, Eduardo Braide, que tenta o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, é mais flexível quando o assunto é reeleição de cargos no legislativo.

Eduardo justifica a flexibilidade quando o assunto é reeleição de deputados, por exemplo, afirmando que o legislativo não geri recursos, não autoriza pagamentos. “Até entendo que deva ter um número limitado de mandato no legislativo. Mas, [a reeleição] aplica-se ao executivo, pois eles detêm a caneta para gerir recursos públicos, no caso do legislativo é diferente”.

Segundo o deputado, o país necessita de uma reforma política, com o mandato de cinco anos para todos os níveis.

“Primeiro eu acho que o mandato deveria ter uma eleição única para todos os níveis federal e estadual, de cinco anos. Precisamos urgente de uma reforma, pois reduziria custos”. (O Imparcial).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários