Política

Deputado Zé Carlos participa da Semana das Cooperações Internacionais das Casas Familiares Rurais na França

zecarlosO Deputado Estadual Zé Carlos (PT) foi convidado pela Associação Regional das Casas Familiares Rurais – ARCAFAR Nordeste e Norte, para representar à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, na Semana das Cooperações Internacionais das Casas Familiares Rurais.

O evento é realizado pela Federation Regionale des Maiosons Rurales D’Education Et D’Orientation, em Lyon na França, na Região Rhône-Alpes, realizado no período de 01 a 08 de Dezembro. A viagem do parlamentar foi patrocinada pela entidade francesa.

A Semana das Cooperativas tem por objetivo a valorização das realizações de jovens brasileiros e franceses, através de exposição, responsáveis por intercambiar sobre a educação no campo, a agricultura e a diversificação nos territórios rurais.

Na oportunidade, Zé Carlos do PT fará visitas as Casas Familiares Rurais francesas, aos jovens em estágio e aos jovens que permanecem no campo, participará também, de encontro com o Conselho Geral do departamento da Isére (entidade política) e com a Câmara da Agricultura de Lyon.

A ARCAFAR Nordeste e Norte é uma instituição inspirada nas Maisons Familiales Rurales Francesas e nas experiências do Sul do Brasil, e trabalha a educação no campo através da pedagogia da alternância como modalidade de ensino.

A proposta da pedagogia da alternância é usada em áreas rurais para mesclar períodos em regime de internato na escola com outros em casa. Por 30 anos, a receita foi aplicada no Brasil por associações comunitárias sem o reconhecimento oficial. Atualmente, o Ministério da Educação (MEC) não apenas aceitou a Alternância como também quer vê-la ainda mais disseminada.

O Deputado Zé Carlos, antes mesmo de ser parlamentar, levantou a bandeira da pedagogia da alternância no Maranhão, e desde o primeiro ano do seu mandato tem trabalhado incansavelmente para que essa modalidade de ensino se torne oficial no Maranhão. Por isso foi contemplado com tão honroso convite.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários