Política

SAMU de Ribamar recebe eletrocardiógrafo digital portátil

Aparelho transmite eletrocardiograma via celular diminuindo o tempo para realização do diagnóstico e reduzindo a incidência de morte.

A Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), implantou na base descentralizada do seu Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) mais um serviço pioneiro de atendimento que vai ajudar a salvar vítimas de doenças cardiovasculares graves, como infarto e arritmia.

Aparelho foi adquirido pela administração do prefeito Gil Cutrim.

Aparelho foi adquirido pela administração do prefeito Gil Cutrim.

Trata-se do aparelho tele-eletrocardiógrafo digital portátil, capaz de transmitir o eletrocardiograma via telefonia celular ou mesmo por telefone fixo. O aparelho compõe o Sistema Tele-Eletrocardiografia Digital, implantado pelo Ministério da Saúde e Hospital do Coração (HCor).

O equipamento possibilita a diminui o tempo necessário para realização do diagnóstico, reduzindo a incidência de mortes em até 20%. O exame realizado no paciente em sua residência ou na ambulância é transmitido para a Internet e analisado na central de Telemedicina do Hospital do Coração. O laudo retorna para a ambulância de origem.

Todo esse processo dura, em média, cinco minutos. A central dispõe de médicos para a leitura dos eletrocardiogramas do SAMU 24 horas por dia. Além disso, o médico que está atendendo o paciente pode discutir o caso com os especialistas de apoio no HCor. O trabalho é realizado diariamente em tempo real.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários