Política

Gil Cutrim lança Caminhão da Juventude em São José de Ribamar

Solenidade aconteceu no Liceu I onde a administração Gil Cutrim também realizou o projeto Compromisso em Ação.

Em solenidade realizada neste último fim de semana, o prefeito Gil Cutrim (PMDB) lançou oficialmente a versão 2013 do projeto Caminhão da Juventude, ação pioneira em São José de Ribamar e no Maranhão que funciona como uma escola itinerante profissionalizante gratuita, promovedora da inclusão digital, e que visa capacitar os jovens da cidade para inseri-los, de forma mais rápida e eficiente, no concorrido mercado de trabalho.

Gil Cutrim lançou a versão 2013 do projeto Caminhão da Juventude.

Gil Cutrim lançou a versão 2013 do projeto Caminhão da Juventude.

A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na Sede do município, onde a Prefeitura também realizou, durante todo o período da manhã, um grande movimento social, denominado Compromisso em Ação, através do qual foram oferecidos gratuitamente aos ribamarenses serviços variados, tais como teste de glicemia, aplicação de flúor, consultas medicas e de enfermagem, verificação de pressão arterial, atendimento odontológico, oficinas de dança e expressão corporal, oficina de beleza (pedicure, manicure, corte de cabelo e maquiagem), oficina de artesanato, palestras educativas, atividades esportivas, distribuição de mudas, inscrições para cursos do Pronatec, emissão do cartão do SUS, distribuição de preservativos, dentre outras.

Um total de 110 ribamarenses, moradores da Sede, estão participando gratuitamente dos cursos de informática básica (20 horas), manicure e pedicure (40 horas) e práticas administrativas (40 horas) oferecidos no Caminhão. As aulas começam nesta segunda-feira (22) e terão continuidade até o dia 02 de agosto. Em seguida, o projeto seguirá para a região das Vilas, onde as inscrições acontecem entre os dias 22 a 26 deste mês na Escola Municipal São José de Ribamar, sendo que as aulas serão realizadas no período compreendido entre os dias 05 a 16 de agosto. O Caminhão da Juventude, a exemplo dos anos anteriores, percorrerá ao longo dos próximos meses todas as regiões de São José de Ribamar levando aos moradores uma vasta e gratuita carga de conhecimento.

“O Caminhão é um projeto que vem contribuindo com a formação dos jovens da cidade, oferecendo a eles a oportunidade de absolver conhecimento e se preparar para o ingresso no mercado de trabalho. O prefeito Gil, mais uma vez, mostra compromisso com a juventude ribamarense”, disse a estudante Laissa Vieira, inscrita no curso de práticas administrativas.

Gil Cutrim no laboratório de informática do Caminhão da Juventude.

Gil Cutrim no laboratório de informática do Caminhão da Juventude.

Gil Cutrim garantiu que novas ações direcionadas para a juventude de Ribamar serão executadas nos próximos meses. “Continuaremos a investir forte no setor da educação e formação profissional com o objetivo de oferecer novas e amplas oportunidades para os jovens, que são o futuro de nosso município.

Funcionamento e lan house gratuita – Em menos de três anos, o Caminhão da Juventude já capacitou mais de oito mil jovens de São José de Ribamar. O projeto funciona da seguinte forma: O laboratório de informática (com 12 computadores interligados à Internet), assim como o espaço para a realização dos cursos profissionalizantes, que também possui computadores interligados à Internet, foi instalado pela prefeitura no container de um caminhão baú de 13 metros de comprimento, que foi totalmente adaptado e climatizado para receber bem os jovens.

É importante destacar, ainda, que no horário das 18h às 20h (período no qual os cursos de profissionalização não estão sendo ministrados) o Caminhão da Juventude funciona como uma lan house gratuita. Só para se ter uma ideia, durante o período no qual o Caminhão ficou instalado nas regiões da cidade mais de 50 mil pessoas que não possuem computar em casa, em menos de três anos, utilizaram a Internet gratuita oferecida no espaço.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários