Poder

Prefeitura de Bacabal entrega escola e inaugura o Memorial Quilombola da comunidade

A Prefeitura de Bacabal por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, reinaugurou na manhã desta terça-feira, 08, a escola do povoado São Sebastião dos Pretos, denominada a partir de hoje de UEF José Maia Filho e entregou o Memorial Quilombola daquela comunidade.

O prefeito Edvan Brandão estava presente na solenidade, acompanhado pela primeira-dama, Ivaneide Brandão, vice-prefeita Graciete Trabulsi, secretário de Administração Davi Brandão, secretária de Educação Rosilda Alves, além do presidente da Câmara Manuel da Concórdia, demais vereadores e correligionários políticos.

A escola que foi fundada em 1992, estava há décadas sem passar por uma reforma estrutural completa. Já o memorial, construído pela atual administração, é um local para reflexão sobre a história do negro nos tempos da escravidão e nos tempos de liberdade também. Um espaço para se preservar os registros dessa gente tão lutadora e que contribui com o progresso de Bacabal.

“Só temos a agradecer o ao nosso prefeito por essa obra, uma reconstrução, uma escola digna, para os nossos alunos que há muito tempo vinham, almejando e agora o nosso prefeito com a escola e um memorial que é um registro da nossa história”, disse a gestora da escola, professora Maria Izabel Cutrim Sousa.

A secretária Municipal de Educação, expressou sua alegria pela entrega das obras. “Hoje nós estamos muito felizes, muitos agradecidos a Deus por entregar essas duas importantes obras, aqui na comunidade quilombola de São Sebastião dos Pretos. Então, estamos entregando uma escola completamente nova, ampliada e um memorial que era um grande anseio desta comunidade para que fosse possível guardar suas relíquias”.

Esta escola recebeu o nome do primeiro líder comunitário do povoado. José Maia Filho, foi um bravo lutador por melhores dias e por conquistas como a titulação da terra, a construção de uma escola e a instalação da energia elétrica. O vereador Serafim Reis, autor do Projeto de Lei que deu a nova denominação da escola disse: “[Então eu estou feliz porque a minha felicidade é ver a comunidade bem. Nesse momento eu quero agradecer a obra aqui realizada nesta grande comunidade humilde, trabalhadores, produtores que merecem todo o respeito nosso enquanto político”.

Já o secretário de Administração, Davi Brandão, afirmou: “Nosso sentimento é de gratidão pelo empenho do nosso prefeito Edvan Brandão. Hoje aqui, ouvimos que o prefeito foi intitulado como o prefeito que realiza sonhos! E isso nos enche de orgulho. Essa escola foi reconstruída, foi entregue o memorial, e tudo isso mostra a importância da nossa educação e da nossa cultura também”.
Para o prefeito Edvan Brandão, as obras revelam seu compromisso de garantir melhorias nos povoados da zona rural de Bacabal.

“Eu tenho a maior felicidade em estar realizando o sonho desta comunidade. Tenho enfrentado com determinação os desafios de ser gestor não somente da sede, mas sim, com o compromisso de atender os moradores da zona rural. Hoje, pode-se dizer que não é uma reforma, é uma nova construção. Fizemos um trabalho aqui que os moradores nos pediram. Essa escola é um presente para toda comunidade do São Sebastião dos Pretos. Esse memorial, é um marco na história desse povoado e que nós também fizemos com muito carinho”, destacou o prefeito de Bacabal Edvan Brandão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários