Poder

Empresário que fatura milhões no MA foi preso por esquema criminoso no Tocantins

Dono de contratos milionários no governo Flávio Dino (PCdoB) (reveja aqui), Francisco Antelius Sérvulo Vaz foi preso por integrar o esquema de corrupção gigantesco no Tocantins.

A prisão do empresário se deu durante a Operação Ápia deflagrada pela Polícia Federal que desarticulou uma organização criminosa especializada em desviar recursos públicos do governo tocantino. O grupo era comandado pelos ex-governadores José Wilson Siqueira Campos e Sandoval Lobo Cardoso.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), entre os anos de 2010 e 2016, o empresário fraudou e frustrou licitações com o aval dos então governadores.

Francisco Antelius Sérvulo Vaz ofereceu propina caso a sua empresa Epeng – Empresa Projetos de Engenharia Ltda fosse declarada a vencedora de contratos milionários no Tocantins. Além disso, ocultou e dissimulou a origem, localização, disposição, movimentação e propriedade dos valores provenientes, direta e indiretamente, dos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva e crime contra o sistema financeiro nacional, mediante formulação de contrato fictício de compra e venda de maquinário entre EPENG e KK Máquinas.

O esquema, além de enriquecer os empreiteiros, canalizava proprinas para Siqueira e Sandoval, e irrigava uma rede de intermediários formada por familiares (dentre eles Eduardo Siqueira Campos, ex-senador e filho de Wilson), pelos então secretários de estado e seus auxiliares, e por empresários que faziam a lavagem do dinheiro roubado em postos de gasolina e revendas de carros

Segundo o MPF, ponto central do agir do grupo de criminosos era o desvio dos recursos adquiridos pelo Estado do Tocantins junto ao Banco do BrasiL, mediante 3 operações de crédito, cujo valor atingiu o total de R$ 1.203.367.668,70 bilhão, visando à manutenção da organização.

O empresário foi preso pelos crimes de peculato, organização criminosa, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos, mas foi solto quase dois meses depois pelo Tribunal Regional Federal da 1ª região.

No Maranhão, Francisco Antelius vem a cada dia ganhando contratos milionários e assim fazendo fortuna com o dinheiro público maranhense.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Empresário que fatura milhões no MA foi preso por esquema criminoso no Tocantins”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Joaquim

    divulgue os contratos. ou não divulgue

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários