Poder

Iterma moderniza Sistema de Cadastro Fundiário no Estado

O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), vai lançar no próximo dia 10 de fevereiro, o Sistema de Cadastro e Regularização Fundiária do Maranhão – SICARF.

De acordo com o presidente do Instituto, Junior Verde, a iniciativa de implantação do sistema vem sendo discutido com todos os setores competentes do órgão, para agilizar o processo de regularização fundiária no Estado, além de caminhar em conformidade com os projetos de avanços e desenvolvimento sustentável do governador Flávio Dino.

Na última sexta-feira (29), a direção fundiária, comandado por Anderson Ferreira, reuniu os chefes de divisões do órgão – Antonio José, Tereza Martins, Ivaldo Pacheco, Henrique Nascimento, Paulo Sérgio, José Arlan e a assessora Dra. Mônica Borges. O trabalho consistiu na formatação do fluxograma das atividades dos setores da DRF, para que o sistema SICARF possa fazer a operacionalidade digital.

O SICARF dará ao Instituto maior celeridade no ingresso e tramitação dos processos administrativos de regularização fundiária, bem como a comodidade aos nossos trabalhadores(as) rurais, que poderão fazer o protocolo e o acompanhamento via internet. O Instituto também preocupou-se em adaptar ao atual momento com a necessidade do distanciamento social, acompanhando as diretrizes e normas do Governo do Estado, decorrente à pandemia hoje instalada no país.

Com os processos em meio digital, estima-se uma tramitação até quatro vezes mais rápida na DRF. Este trabalho de aquisição do sistema SICARF faz parte do pacote de reestruturação tecnológica do Instituto, que ainda contempla a compra de computadores, gps’s e drones, todos de última geração.

Junior Verde, fez questão em destacar “o avanço da regularização fundiária no Maranhão, sobretudo o mais importante será o usuário dispor de moderna ferramenta que irá permitir o início, o acompanhamento e o controle dos seus processos sem que precise se deslocar até a sede do Iterma, como ocorre nos dias atuais”, concluiu o presidente.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários