Poder

Maranhão recebe mais 20 mil doses da vacina contra a Covid

O Maranhão recebeu nesta segunda-feira (25), mais 20 mil doses da vacina CoronaVac, imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. O voo que trouxe o lote chegou no início da tarde ao Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.

As vacinas que chegaram ao estado nesta segunda, fazem parte do lote de 4,8 milhões doses liberado para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na semana passada. Entretanto, o Instituto Butantan só liberou 900 mil doses, que estavam a pronta entrega.

O carregamento foi levado, sob escolta policial, do aeroporto até a Rede de Frio do estado, na capital maranhense, onde deve ficar armazenado até que comece a ser distribuído para os municípios.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, a partir da semana que vem, começa a ser distribuída a segunda dose da vacina contra a Covid-19. As doses serão aplicadas entre 14 a 24 dias, após a primeira vacinação.

O secretário informou ainda, que após decisão do governo com os municípios, ficou determinado que as vacinas continuam sendo aplicadas em profissionais da saúde e em pacientes oncológicos, que precisam de radioterapia ou quimioterapia e que estão em diálise.

A medida foi adotada já que os pacientes possuem uma rotina hospitalar constante, e por isso, correm mais risco de serem infectados. Para ter acesso ao imunizante, os pacientes deverão ter autorização médica e a vacinação será de responsabilidade dos municípios.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários