Poder

Dr Yglésio faz grave denúncia e desmoraliza a pesquisa Ibope para prefeito de São Luís

Que o Ibope erra há décadas aqui no Maranhão, todo mundo já sabia, mas o que não se sabia, o deputado Yglésio Moisés expôs na noite desta sexta-feira, 6, no Twitter: “A empresa que faz pesquisa de campo para o Ibope em São Luís é a Três Pesquisas, do mesmo sócio da Sotaque Produções, que produz os filmes do candidato Duarte Júnior”.

“Não consigo mais nem ter nojo desse pessoal. Abre o olho com esse povo, TV Mirante”, disparou Yglésio no Twitter.

O deputado se refere ao resultado da pesquisa Ibope/Mirante para prefeito de São Luís divulgado na noite desta sexta-feira, que causou no mínimo estranheza, já que os números vão de encontro à última pesquisa Data M, e também ao que se observa nas ruas e redes sociais. A pesquisa, por sua vez, confirma a tradição do Ibope de sempre errar nas eleições do Maranhão, em especial em São Luís. Ou seja, o Ibope tenta, de novo, enganar a população.

De acordo com o Ibope, Eduardo Braide caiu de 44% para 36%; Duarte Jr, que tinha 19%, passou para 22% e Neto Evangelista subiu de 14% para 16%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Duarte e Neto estão empatados.

Numa rápida pesquisa ao longo dos últimos 14 anos, observa-se que o Ibope dificilmente consegue identificar a tendência do eleitorado em São Luís em pesquisas de intenção de voto, e sempre acaba desmoralizado.

Assim foi nas eleições de 2012 para prefeito de São Luís, quando o Ibope dava como certa a vitória de João Castelo no primeiro turno e Edivaldo Holanda Jr venceu com 36%, 10 pontos percentuais a mais do que o apontado pelo instituto.

Nas eleições de 2006 para o Governo do Maranhão, o Ibope dizia que Roseana Sarney venceria no primeiro turno folgadamente, no entanto, o pedetista Jackson Lago foi para o segundo turno e ainda venceu a disputa.

Em 2008, o Ibope apontou que Flávio Dino venceria a eleição para prefeito no segundo turno, e quem se elegeu foi João Castelo.

Em 2010, o Ibope identificou que haveria segundo turno nas eleições de governador, e a candidata Roseana Sarney ganhou no primeiro turno.

Em 2014, o Ibope apontou que Edinho Lobão estava bem próximo do candidato Flávio Dino na corrida ao Governo do Estado, e Dino acabou vencendo com quase 70% de diferença. Nesse mesmo ano, o senador que aparecia como eleito na pesquisa Ibope era o Gastão Vieira, e quem se elegeu foi Roberto Rocha.

Em 2016, o Ibope apontava Weverton Rocha em quinto lugar na disputa para o Senado no Maranhão, e Weverton acabou eleito com quase 2 milhões de votos, votação superior ao do governador Flávio Dino.

O Ibope tem errado tanto nas pesquisas eleitorais em São Luís que os maranhenses já brincam que no Maranhão uma pesquisa do Ibope e nada é a mesma coisa. Agora se sabe também que, além de terceirizar as pesquisas, o Ibope comete erros intencionais e encomendados.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários