Poder

Corregedor Nacional instaura procedimento contra desembargador Tyrone Silva

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, instaurou pedido de providências, de ofício, para que o desembargador Tyrone José Silva, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), preste esclarecimentos sobre fatos divulgados em notícia jornalística sobre suposta irregularidade cometida na soltura de três presos de alta periculosidade.

De acordo com uma notícia que chegou ao conhecimento da Corregedoria Nacional de Justiça, três homens, presos sob a acusação de homicídio duplamente qualificado e fora do grupo de risco para a Covid-19, teriam obtido alvará de soltura, após concessão de liminar pelo magistrado, fundamentada em excesso de prazo da prisão preventiva e na pandemia do novo coronavírus.

Recomendação

Em resposta a questionamentos feitos pelo veículo de comunicação, o desembargador teria dito que a decisão está em consonância com a Recomendação 62/2020 do Conselho Nacional de Justiça, uma vez que os três homens estão presos há mais de um ano e sem perspectiva de julgamento, já que a epidemia da Covid-19 suspendeu as sentenças de júri.

Diante da invocação de ato normativo do CNJ como fundamento para a concessão da soltura, o ministro Humberto Martins solicitou mais esclarecimentos sobre os fatos narrados para verificação de eventual violação dos deveres funcionais por parte do magistrado.

“Considerando o teor dos fatos mencionados e tendo em vista a linha tênue que separa os atos simplesmente jurisdicionais dos que detêm relevância correcional no presente caso, bem como a cautela peculiar afeta à atuação da Corregedoria Nacional de Justiça, faz-se necessária a instauração de procedimento prévio de apuração para verificação de eventual violação dos deveres funcionais por parte de membro do Poder Judiciário”, disse Humberto Martins.

O desembargador Tyrone José Silva terá um prazo de 15 dias para prestar os esclarecimentos solicitados pela Corregedoria Nacional de Justiça. Com informações da assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça.

Do Conjur


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

3 comentários em “Corregedor Nacional instaura procedimento contra desembargador Tyrone Silva”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. José Alves

    Salvo melhor juízo, esse desembargador já possui outras representações no CNJ.
    Infelizmente a polícia federal aqui do Maranhão ainda não parou para investigar o judiciário maranhense.

  2. Everaldo

    CNJ e Polícia Federal.
    Tem alguns Desembargadores que tem família na Política e ficam dando apoio a coisas Erradas, em TUNTUM-MA tem que ter Denúncias em BRASÍLIA.
    Divulgar nos Blogues e nas TV.

  3. Cururupuense

    CNJ e POLICIA FEDERAL
    TEM QUE DÁ UMA VOLTINHA POR SÃO LUIS COM CONEXÃO EM TUNTUM
    TEM DESEMBARGADOR FAZENDO FAVOR PRA GENTE DA CASA CIVIL DANDO UM JEITINHO PRA LIMPAR UM FICHA SUJA DE CURURUPU;
    ESSES FICHA SUJA ESTÃO VENDENDO CURURUPU SÓ PRA SER CANDIDATO
    QUEM PAGA É O POVO

    CNJ NELE PQ DE SANTO ELE SÓ TEM CARA

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários