Poder

Responsáveis pela operação que trouxe respiradores ao Maranhão serão processados

folha.uol

A Receita Federal afirma que a operação feita pelo governo do Maranhão para trazer 107 respiradores da China foi ilegal, e por isso tomará as medidas legais cabíveis contra as pessoas envolvidas.

Revelada pelo Painel, a operação envolveu o envio dos respiradores para a Etiópia, para escapar dos radares dos Estados Unidos e Europa, e o fretamento de um avião de Guarulhos para São Luís. Segundo os envolvidos, o desembaraço na Receita foi feito no Maranhão, e não em São Paulo, para evitar o risco de que os equipamentos fossem retidos.

A estratégia foi montada depois que o governo do Maranhão, comandado por Flávio Dino (PC do B), reservou respiradores três vezes e foi atravessado pelo governo federal, pela Alemanha e pelos Estados Unidos. Dino tem afirmado que a estratégia só foi adotada após os pedidos de ajuda terem sido recusados pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido).

Em nota, a Receita afirma que a remoção dos respiradores foi “realizada sem o prévio licenciamento da Anvisa e sem autorização da Inspetoria Receita Federal em São Luís, órgão legalmente responsável por fiscalizar a importação das mercadorias.”

Por isso, continua, a Infraero registrou boletim de ocorrência na quarta-feira (15).

“Diante da situação de flagrante descumprimento à legislação aduaneira (art. 23 e art. 27 do DL 1455/76), aplicável no âmbito do comércio internacional, a Receita Federal tomará as providências legais cabíveis contra as pessoas físicas e jurídicas envolvidas, promovendo os competentes procedimentos fiscais, além de representação aos órgãos de persecução penal”, completa.

A Receita diz, por fim, que os equipamentos não serão retirados do governo do Maranhão para que as pessoas que os estão utilizando não sejam prejudicadas.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

4 comentários em “Responsáveis pela operação que trouxe respiradores ao Maranhão serão processados”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. José Alves

    Quero ver se o ministério público federal aqui no Maranhão terá coragem de processar o governo comunista.

  2. Jaci

    Tenho certeza que muuiitos maranhenses terão orgulho de ver essa cúpula na cadeia por contrabando.
    Esse governador já é PHd em burlar a lei.
    Já deveria ter sido cassado!!

  3. Anaildo

    Respiradores são sempre bem vindos, mas é triste saber que esses esforços do governo comunista não são para atender as necessidades das classes pobres do Maranhão……..

  4. Índio brabo

    Engraçado Flávio Bolsonaro burla a justiça pro Coaf não mostrar as falcatrua vcs nao dizem nada ne kkkkk aí a governadora burla trazendo respiradores pra vcs e vocês querem justiça ķkkkķ ah mas o problema é que ele é comunista.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários