Poder

Empreendedorismo e a importância da motivação

Motivados pelo avanço tecnológico, são cada vez mais as pessoas que aproveitam as suas ideias para se lançar em aventuras empreendedoras. Muitos especialistas têm, no entanto, avaliado as razões da taxa de insucesso e concluído que a motivação tem um papel primordial na obtenção de êxito. Saiba mais sobre a importância da motivação no empreendedorismo.

O empreendedorismo é tendência do século XXI. As oportunidades criadas pelo mundo digital, a par com as dificuldades apresentadas pelas economias globais, fazem com que muitas pessoas a cabem por se dedicar às ideias mais inovadoras e por tentar a sorte enquanto empresárias.

Na Internet, cada vez mais, encontramos um cenário de eclosão de novas empresas e, por isso mesmo, o mercado encontra-se, também, mais complexo e mais saturado do que nunca. Apenas no que diz respeito a lojas online, o crescimento é tão intenso que se manifestou num índice internacional de 20% apenas em 2018.

Os brasileiros parecem direcionados para investir neste tipo de negócio e, por isso, no país, vão surgindo vários espaços de e-commerce. Ainda assim, os números são indicadores do insucesso na área. Segundo o SEBRAE, só 20% das lojas criadas sobrevive por um período mais longo do que 18 meses.

De fato, os estudos realizados demonstram que a dificuldade em permear o mercado e chegar os consumidores pode ser a causa desse insucesso. Isso, no entanto, acontece principalmente porque o empreendedor acaba por se sentir desmotivado e desiste, ao invés de aplicar as técnicas mais certeiras para a conquista do êxito, tais como a correta promoção dos seus produtos ou o apoio de aliados como Oberlo na gestão logística e na construção da identidade da sua marca.

No empreendedorismo, a inspiração e a motivação são conceitos bem importantes e que podem mudar tudo, gerando um novo empenho no trabalho realizado. Assim, buscar todas as formas de inspiração é fundamental para garantir que o resultado de um projeto é aquele que se pretende.

Existem várias formas para um empreendedor se manter motivado e, por isso, hoje apresentamos 3 passos para se inspirar e ter sucesso com o seu negócio online.

1. Procurar frases e conceitos inspiradores

Um empreendedor não precisa de esperar que a inspiração surja. Procurá-la pode ser uma boa forma de garantir que a inspiração chega.

Muitas vezes, uma simples pesquisa por frases ou conceitos empreendedores, em livros ou na Internet, é suficiente para dar um novo ânimo ao empresário, para melhorar a sua auto-estima e para motivar uma melhor ação no seu negócio.

Esses conteúdos são diversificados. Muitas vezes, na televisão, documentários também podem ser úteis para este propósito, impulsionando uma ação mais eficaz.

Muitos estudos têm associado a visualização desse tipo de conteúdos com a adoção de posturas mais ativas e eficazes no mundo dos negócios, o que comprova que o contacto com conteúdos motivacionais pode ser impulsionador do sucesso.

2. Ter um objetivo específico em mente

É difícil manter a motivação quando não se sabe qual o objetivo de uma ação. Assim, quando um empreendedor se lança num negócio, é muito importante que tenha em mente o objetivo concreto que o leva a tentar a sorte com a sua empresa.

Os vários desafios no caminho Serão superados de forma mais simples, ainda que continuem a existir, se o empreendedor tiver a capacidade de pousar o olhar no objetivo final e orientar, para esse objetivo, toda a sua ação.

Com objetivos específicos em mente é mais fácil fazer uma gestão do trabalho e aplicar as estratégias mais indicadas para os atingir. Quanto mais concreto foro objetivo, mais simples é compreender como este pode ser atingido, pelo que o ideal é que coloque metas a si mesmo, relacionadas com números específicos ou datas.

3. Ouvir a experiência de outros e seguir os seus conselhos

As pessoas de que nos rodeamos sãomuito importantes para o sucesso, já que é delas que bebemos a motivação. Se você tiver bons mentores, estes irão lhe fornecer conhecimentos e experiências úteis e que poderão ajudar a superar os desafios e a atingir o sucesso pretendido.

Da mesma forma, colocar o olhar sobre os profissionais que você admira ou ler sobre casos de sucesso de grandes empresas, avaliando todas as dificuldades que estas viveram antes de atingir os objetivos pode fornecer uma grande inspiração aos novos empreendedores.

O contacto com outros e a disponibilidade para ouvir as suas opiniões e conselhos – ainda que você não concorde com eles ou não os siga – é uma maneira de manter a mente ativa e o positivismo, motivando uma ação e evitando a desistência face às dificuldades.

Assim, durante o seu percurso, é ideal que você nunca deixe de procurar a experiência e o conselho de pessoas próximas ou de profissionais que admire. Estes serão fundamentais para que você não desista.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários