Poder

Bacharel em Direito vai ao CNJ contra juiz que teria demorado a julgar liminar

O bacharel em Direito, Thiago da Costa Bonfim Caldas, representou na Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz do 4º Juizado Especial Cível das Relações de Consumo da Comarca de São Luís, João Francisco Gonçalves Rocha, que demorou 17 meses para julgar uma tutela antecipada de urgência, liminarmente.

Na Ação, Thiago alegou que protocolou uma limininar no 4º Juizado contra o JUS 21 e PAG SEGURO, pois encontrava-se sem os serviços educacionais preparatórios para a segunda fase da OAB. No entanto, passaram-se 17 meses e o pedido não foi apreciado pelo juiz João Francisco. Por conta da demora, o representante afirmou que teve prejuízos educacionais.

O bacherel em Direito disse que entrou com uma reclamação na ouvidoria do TJ-MA para que o Juiz resolvesse o problema, mas não teve retorno.

“Não tendo outro modo, o representante, diante da má prestação jurisdicional do Estado no caso em comento, resolve buscar punição ao Juízo omisso, sim omisso, pois pode fazer e não fez, sabia do risco, assumiu por eventualidade o risco de ser representado, processado, e ao final responsabilizado civilmente e administrativamente por seus atos. Pois foi omisso na analise da liminar, mesmo sabendo se tratar de uma vida, uma profissão em questão, o que não teve sequer respeito”, narrou.

No final do processo, o autor requer o afastamento do juiz João Francisco Gonçalves Rocha e uma indenização de R$ 500 mil.

O CNJ já distribuiu a representação e o caso será analisado pelo vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça, ministro Humberto Estaquio Soares Martins.

Acesse a representação aqui.

Essa não é primeira vez que o magistrado é alvo de representação no CNJ. Em 2015, foi denunciado pelo jornal O Estado por tentativa de censura.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

8 comentários em “Bacharel em Direito vai ao CNJ contra juiz que teria demorado a julgar liminar”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Miguel

    Parabens ao Jovem

  2. IZABEL

    PARABENS, ESTE JUIZ MERECE SAIR DO QUADRO DE COORDENADOR, POIS COMO VAI COORDENAR ALGO SE NEM O 4º JUIZADO ELE DÁ CONTA

  3. RAUL

    Juiz já possui 04 representações
    parabéns ao jOVEM

  4. J.P

    Boto fé….cara de coragem. tem de colocar mesmo !

  5. Lucas Matos

    Isso deveria ser algo tido como normal, pois no caso em tela o juiz realmente deve responder. Vejamos bem, vc procura a justiça para ter seus direitos respeitados, daí o juiz coordenador dos JUIZADOS acima sequer analisa uma liminar em 17 meses, isso trata-se de uma verdadeira de respeito com o Cidadão. ademais o Juiz deve em uma ação autônoma ser punido em danos morais, pois existiu a perca de uma chance real. Não estamos mais na época do medo, do desconhecimento dos direitos, além de o Juiz não encontrar-se acima da lei. Tanto que o Ilustre Bacharel sabidamente buscou seus direitos, parabéns Thiago .

  6. FABIO

    Este Juiz não tem compromisso nem mesmo com ele, na verdade no 4º Juízado quem responde aos advogados e sua secretaria a senhora MONIQUE, que aliás não conhece nada de direito, sabe sim ficar de bate papo com o juiz enquanto os processos ficam meses sem analise

  7. REGINALDO

    JUÍZ AMIGO INTIMO DE FLAVIO DINO, FEZ UMA VEZ O JORNAL SE RETRATAR PARA O GOVERNO, RAPAZ VC PRECISA FAZER AS COISAS DE ACORDO COM A LEI. CNJ NELE KKKK

  8. MARIA PADILHA

    QUAL O PROBLEMA DE NÃO TRABALHAR? JUIZ PODE TUDO NÃO SABIA?! KKK Brincadeiras a parte este Juiz deveria estar fora desta função pois são varios advogados com reclamações de processos conclusos neste juizado por 10, 11, 17, meses digo, concluso. isso não pode, visto que ele ocupa um cargo de coordenador dos JECS DO MARANHÃO, agora não me pergunte como, pois como vai ajudar outros juizados se nem o dele no qual e titular ele cuida?????? me digam ???? o Nobre Presidente do TJ-MA deve tomar providencias em retirar este juiz da coordenação dos juizados, pois tem de ter espaço para isso quem tem competência funcional, isso ele não tem!!! visto 4 representações que já responde todas por morosidade nos julgamentos, indisciplina e etc….FORA AMIGO

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários