Poder

Jacaré é flagrado atravessando avenida na Lagoa da Jansen

Um jacaré foi flagrado atravessando a Avenida Mário Meireles, na Lagoa da Jansen, na noite de sábado (26) em São Luís. Com o grande fluxo de carros, o animal acabou indo para dentro de uma vegetação do local.

O diretor do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Veloso, explicou o motivo dos animais silvestres estarem aparecendo na cidade.

“Existe uma fauna urbana entre algumas espécies que são resilientes e vivem em áreas periurbanas e até mesmo nas cidades, entre eles está o jacaré, que é uma espécie comum em várias regiões metropolitanas e urbanas. Eles estão perdendo o habitat e por esse motivo, acabam ficando em locais inadequados. Por exemplo, eles ocupam o que antes era rio e que agora se transforma em um esgoto”.

De acordo com Roberto Veloso, os jacarés ficam mais ativos em épocas chuvosas devido a temperatura elevada, esse comportamento é por conta das mudanças ambientais como umidade, calor e a busca por alimentos, mas a grande quantidade de lixo nos locais acabam prejudicando na alimentação dos animais.

“Isso é preocupante porque ao procurar alimento em sacos eles acabam consumindo o plástico, assim como acontece com as tartarugas. E a médio prazo esses animais morrem por não conseguir liberar esse plástico consumido”, explicou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários