Poder

Unidades de saúde de Serrano estão em estado precário, constata auditoria

Uma auditoria realizada pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS- Denasus encontrou as unidades de saúde de Serrano do Maranhão em total estado de precariedade. A fiscalização ocorreu entre os dias 18 e 24 de junho de 2017.

No centro de saúde Roseana Sarney, os auditores detectaram que o prédio antigo está abandonado, com teto, paredes e piso em deterioração, gabinete odontológico abandonado, ambientes com sujeira, acúmulo de materiais, mobiliários e documentação no chão, lixo hospitalar exposto e área externa precisando de capina.

No na sede atual, também foram encontradas uma série de irregularidades, como fachada do prédio sem identificação, inexistência de adaptações para acessibilidade de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida e sala de curativo, farmácia não climatizada, havendo um ventilador, entre outras.

A Secretária de Saúde disse que ao assumir encontrou o prédio antigo abandonado e que as equipes de Saúde da Família cadastradas estavam desenvolvendo suas atividades no prédio do Hospital Municipal Neredes Rodrigues. Informou também, que fez a mudança das equipes para o prédio atual, que antes funcionava como Secretaria de Saúde.

Na unidade de saúde Portinho, os fiscalizadores também encontraram deficiências, como o banheiro único sem higienização, piso de cimento bruto, sanitário sem assento e um tanque sem tampa de proteção, inexistência de sala de vacina, consultório único para médico e enfermeiro, além desses a mesa ginecológica está servindo de apoio para a balança infantil e aparelho de pressão em desuso.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários