Poder

Câmara de São Luís homenageia voluntários

A Câmara de Vereadores de São Luís homenageou, em sessão solene na tarde de terça-feira, (21), a ação voluntária de sessenta e nove pessoas ligadas à Cruz Vermelha, à Universidade Ceuma, Escola Comunitária Nice Lobão, creches Aparecida, Ozelina, Nilde, Cristina, Neuza e Raimundinha; IEMA Carlinhos e Escola Canaa, à Prefeitura de São Luís, assim como a médica Acácia Patricia Jordão.

Também foram reconhecidas as participações especiais do Sistema Sesi/Fiema, da Clínica de Tratamento Ocular, do Grupo Mateus, da Higienizadora São Luís e do Smaak Bebidas. Os voluntários receberam certificados e as instituições placas alusivas à participação no projeto Meu Querido Olhar. Esta iniciativa do vereador Ricardo Diniz (PRTB) contemplou com exames, consultas e doação de óculos a 600 crianças com visão limitada, matriculadas em escolas das redes municipal e comunitária da Cidade Operária e adjacências. A entrega dos óculos aconteceu em março deste ano.

Além dos homenageados e do vereador, que presidiu a sessão, estiveram presentes ao evento o secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Lula Filho, que também representou o prefeito Edivaldo Holanda; o presidente da Cruz Vermelha no Maranhão, Carlos Alberto Rangel; Marco Antônio Moura, dirigente do Sesi e representante do presidente da Federação das Indústrias, Edilson Baldez; a coordenadora de Enfermagem do Ceuma/Campus/Anil, professora Marcia Cristina Mendes Machado; Silmara de Jesus Diniz Campos, Clínica de Tratamento Ocular, dentre outros.

A justificar o reconhecimento, o vereador Diniz frisou que “estes homens e mulheres representam o que há de melhor no ser humano: a solidariedade. São heróis e heroínas para centenas de crianças e adolescentes, pois com o empenho contribuíram para uma melhora significativa da qualidade de vida daquelas crianças e adolescentes”. Por isto, Ricardo agradeceu a todos, inclusive as instituições e a Prefeitura, destacando que sem eles não conseguiria materializar o projeto. Ele lembrou que pretende fazer gestões junto ao prefeito para que a iniciativa se torne uma ação permanente da Prefeitura, para o que se dispõe a destinar emenda parlamentar.

APOIOS

Por sua vez, Carlos Alberto Rangel declarou que o projeto é especial e por isto empenhou irrestrito apoio, dentro ou fora da política. O dirigente da Cruz Vermelha agradeceu a placa e a certificação aos voluntários da instituição. Lula Filho lembrou que a Secretaria de Saúde executa um projeto semelhante, com recursos financeiros federais, mas que o vereador, com o projeto, foi além da sua função de fiscalizar o Executivo. “Ele amplia o atendimento e possibilita às crianças e adolescentes melhoria no desempenho educacional”.

Marcos Moura, por sua vez, ressaltou que a iniciativa não teria alcançado êxito sem que houvesse um olhar diferente do vereador e empenho do secretário Lula Filho para alavancar um projeto como este. Em face disto, salientou que a iniciativas desta natureza o setor privado não pode deixar de apoiar. Corroborando com Moura, a professora Márcia Machado declarou que o Ceuma, com a estrutura e seus 28 cursos superiores, se dispõe a sempre apoiar empreitadas assim.

A professora municipal Maria Neuza, membro do Fórum de Educação Comunitária e da Superintendência de Educação Especial de São Luís, reconheceu que o projeto Meu Querido Olhar já apresentou resultados positivos na melhora do desempenho escolar dos alunos beneficiados.

Para o projeto ser implementado, os voluntários foram capacitados por técnicos da Secretaria de Saúde a realizarem a triagem dos alunos com deficiência de visão a serem atendidos. Identificados os alunos com limitações, técnicos da Clínica de Tratamento Ocular realizaram os exames para a definição das lentes a serem usadas. Por fim, os óculos foram adquiridos com financiamento dos parceiros e entregues aos alunos durante uma grande festa, em março, realizada no Viva Cidade Operária.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

2 comentários em “Câmara de São Luís homenageia voluntários”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. david

    Parabens as homenagens, eles merecem muito

  2. PEDRO

    Parabéns a todos por tal dedicação.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários