Poder

Sydnei Pereira faz balanço e destaca avanços durante a sua gestão em Anajatuba

Em comemoração aos 164 anos de Anajatuba, o prefeito Sydnei Pereira fez um balaço dos dois anos de sua gestão a frente da Prefeitura.

Para ele, a cidade cresceu mesmo diante à crise econômica e política que vive o Brasil.

Ainda segundo o gestor, o município estava em situação “calamitosa” e “com um quadro administrativo assustador”, mas o mesmo disse que não pretende ficar olhando para trás e sim para o futuro.

Como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, o prefeito participou de uma celebração ecumênica, prestigiou apresentações culturais, anunciou novos investimentos e entregou importantes equipamentos voltados à saúde e educação.

O prefeito destacou diversas áreas onde foram feitos muitos investimentos, como por exemplo na saúde e educação.

Na saúde, foram adquiridas 5 ambulâncias, sendo um odontomóvel que é um consultório móvel, permitindo que o dentista vá até o paciente; e um veículo tipo van equipado com TV, ar condicionado, som ambiente, café da manhã, água e lanche, que oferece conforto aos pacientes que utilizam os serviços de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e Hemodiálise.

Além disso, foram modernizadas as unidades de saúde, inaugurados o Laboratório Municipal de Análises Clínicas e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Houve também aumento do efetivo nas equipes do programa de saúde do município. No PSF, por exemplo, existia apenas 9 equipes. Hoje são 11 e devem ser criados mais 2 equipes. O número de equipes de agentes comunitários de saúde saiu de 72 para 82 e será nomeados mais 15 agentes.

No setor de Infraestrutura, há projeto em andamento de urbanização, que inclui reformas, construção de creches, quadras poliesportivas, unidades de saúde, escolas, pavimentação de ruas e recuperação de estradas vicinais. Em dois anos e meio à frente do município, foram cerca de 9 km de asfalto já implantado em ruas e avenidas, a partir de investimentos do Programa ‘Mais Asfalto’ com Governo do Estado.

Sidney afirmou que a cidade deve ser contemplada com mais de 10 km, um investimento que visa melhorias na estrutura dos bairros. Os investimentos abrangem ainda reforço no parque de iluminação e construção e reforma de praças.

Já na educação, foi colocado em prática um plano de recuperação das unidades de ensino. Houve ainda um aumento da frota do transporte escolar, que atualmente conta com 13 veículos próprios e 12 locados.

“A demanda é grande, mas a melhoria na qualidade do transporte escolar de nossas crianças e adolescentes é uma prioridade da gestão da nossa. Por isso, lutamos incansavelmente para ofertar uma educação de qualidade aos
nossos alunos, e, fazê-los chegar com conforto e segurança em nossas escolas”, detalhou o prefeito.

Além disso, Sidney destacou a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Governado do Estado e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para contemplar Anajatuba com um polo do ‘Programa Ensinar’ que vai ofertar o município com cursos de graduação para professores da rede de ensino sem diploma de Ensino Superior, além dos alunos egressos do ensino médio da comunidade geral.

ABASTECIMENTO

O plano de investimentos em saneamento para a cidade também foi destacado pelo prefeito. Ele armou que muitos foram às parcerias para execução de projetos de ampliação dos sistemas de água para o município. No total, foram mais de vinte projetos de abastecimento de água em convênios firmados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Governo do Estado, através do programa ‘Água para Todos’.

MAIS AÇÕES

Sidney reforçou a posição do Município no enfrentamento da pobreza e da desigualdade, que tem como base o desenvolvimento econômico e social. Ele falou sobre o aumento da frota de veículos do município, destacou o lançamento da feira do produtor, pontuou iniciativas na área do esporte que beneficiam jovens do município e comentou sobre o lançamento de uma importante iniciativa de responsabilidade social: o programa Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários