Poder

Alvo da “Carne Fraca” opera com empresa no Porto do Itaqui

Segundo informações repassadas ao blog,  a empresa COPI- Companhia Operadora Portuária do Itaqui, que tem como sócio Valdécio Antônio Bombonatto, vem ganhando manchetes nas colunas policiais por esta envolvido nas Operações  “Carne Fraca” e “À Deriva”.

Valdécio  Bombonatto, é sócio-proprietário de diversas empresas, sendo quase todas envolvidas em noticiários policiais, como a Fortesolo, operadora portuária no porto de Paranaguá/PR, junto com o irmão Almir Jorge Bombonatto, o Terminal Ponta do Felix, terminal portuário em Antonina/PR, TKX Operações Portuárias, um terminal de fertilizantes no Paraná que possui a Fertipar no quadro societário, a Master Operações Portuárias, outra empresa junto com a Fertipar,  possuía a Interbulk S/A (juntamente com o advogado Adriano Dutra Emerick – sócio do deputado federal Tião Medeiros, pelo PTB, o escritório de advocacia Medeiros e Emerick, também envolvido).

Em março de 2017, Valdécio A. Bombonatto e Almir Jorge Bombonatto foram conduzidos coercitivamente para depoimento e alvos de busca e apreensão pela “Operação Carne Fraca”.

Já no mês de julho de 2017, dessa vez pela “Operação À Deriva”, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO, que apura crimes de corrupção ativa e passiva e associação criminosa no setor portuário da cidade de Antonina/PR, Valdécio A. Bombonatto foi preso e hoje encontra-se em prisão domiciliar. Na mesma operação foram presos Luiz Carlos de Souza, o Luiz “Polaco”, ex diretor do porto de Antonina e Paranaguá, e Rafael Raposão, um dos principais lobistas da associação criminosa.

Impetrou um habeas corpus em dezembro de 2017, porém negado pelo Ministro Sebastião Reis Junior, “Aparentemente, (Valdécio) é o líder da chamada ordenação criminosa investigada, enquanto mandante e efetivo beneficiário das infrações, inclusive é identificado como ‘Chefe’ pelos demais suspeitos e, ao que parece dos autos, também está sendo investigado por outras supostas práticas delitivas na conhecida Operação Carne Fraca”, afirmou o Ministro.

A COPI presta serviços para ENEVA (antiga MPX), Fertilizantes Tocantins, Yara, Fertipar, Fertgrow, Mosaic, Camil Alimentos e CDA. Grandes empresas que pelo visto estão ignorando a transparência e o código de ética, além de manchar a imagem do Porto do Itaquí e contribuir indiretamente para a perpetuação do crime.

A COPI descarrega carvão mineral para a UTE Itaqui/ENEVA, que quando MPX foi envolvida nos escândalos de Eike Batista, hoje possui o BTG Pactual, de André Esteves, como sócio majoritário. Atende a norueguesa Yara Fertilizantes, uma das maiores do mundo no segmento assim como a Mosaic; a Fertgrow Fertilizantes que possui a japonesa Mitsubishi como sócia; a Camil Alimentos e a CDA (Tio Jorge e GOL) que fornecem arroz para os atacarejos maranhenses; atua para a Fertilizantes Tocantins, a maior importadora do Maranhão, que recebeu aporte superior a R$ 1 bilhão da gigante russa Eurochem. O advogado Adriano Dutra Emerick também prestou serviços a Fertilizantes Tocantins.

A norte-americana Mosaic, recém adquiriu a Vale Fertilizantes por US$ 1,150 bilhões mais 34,2 milhões de ações, representando 8,9% do capital total da companhia, descarrega seus navios com a COPI, além de ter um armazém dentro da área da COPI para alojar os seus fertilizantes.

A EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), conforme site oficial, declara possuir a missão de ser até 2018 a referência em gestão portuária no Brasil, entretanto vem aceitando atividades de uma empresa cujo proprietário está envolvido em redes criminosas, denegrindo a imagem do Porto do Itaqui.

 


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Alvo da “Carne Fraca” opera com empresa no Porto do Itaqui”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Anronio Marcos

    Acredito em tudo isso , ninguem cresce rapido trabalhando duro e honestamente.
    Essa empresa la no porto recebeu agora 2 guindaste . Desse jeito qualquer um cresce mas nao tem a consciencia tranquila desviando dh de trabalhadores e crianças q estao fora da escola hospitais sulcateados mas ai da descobrem o de desviar e roubar.Na o sei ao de vamos nesse pais. Bando de ladrao!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários