Poder

Prefeitura proíbe empresas de pequeno porte de participar de licitação em Santa Rita

O Ministério Público do Maranhão tem que averiguar o andamento das licitações da Prefeitura de Santa Rita.

A Administração Pública está ferindo a Lei Federal nº 8.666/93 ao tentar limitar empresas de pequeno porte no certame, que tem como objeto o fornecimento de merenda escolar e que está orçada em R$ 795.458,58 mil.

Segundo um empresário, que denunciou o caso ao Blog do Neto Ferreira, só podem participar do Pregão aqueles licitantes que tem sede em Santa Rita. Por conta disso, o certame já foi cancelado 4 vezes.

De acordo com um dos princípios da Licitação, o da Indistinção, é vedado aos agentes públicos fazer qualquer distinção quanto quanto à naturalidade, à sede e ao domicílio das empresas.

Princípio da Indistinção:

São vedadas preferências quanto à naturalidade, à sede e ao domicílio dos licitantes (art. 3º, §1º, I, da Lei nº 8.666/93).

Art. 3º da Lei nº 8.666/93: A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

§ 1o É vedado aos agentes públicos:

I – admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato, ressalvado o disposto nos §§ 5o a 12 deste artigo e no art. 3o da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991;

Ao que tudo indica, há irregularidades e o MPMA terá que averiguar esse caso.

IMG-20170711-WA0025

IMG-20170711-WA0048


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Prefeitura proíbe empresas de pequeno porte de participar de licitação em Santa Rita”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Após denúncia do Blog, Promotoria pede suspensão de licitação em Santa Rita « Neto Ferreira – Conteúdo Inteligente

    […] o Blog do Neto Ferreira, publicar a matéria “Prefeitura proíbe empresas de pequeno porte de participar de licitação em Santa Rita&#8221…, a Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Rita propôs, em 17 de julho, Ação Civil Pública, […]

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários