Poder

Em reunião, gestores discutem implantação do plano de saneamento básico de Trizidela

IMG-20170525-WA0036

Foi realizada, na manhã deste sábado (20), a primeira reunião para discussão de implantação do Plano de Saneamento Básico em Trizidela do Vale.

O evento aconteceu no Auditório do Colégio Frei Germano de Cedrate e contou com a participação de membros do comitê executivo e de coordenação,secretários do governo municipal, agentes comunitários de saúde, estudante o São Miguel e outros convidados.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) tem como parceiras a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Universidade Federal Fluminense (UFF), que firmaram o compromisso de Execução Descentralizada (TED) de cooperação técnica para a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), em municípios com menos de 50 mil habitantes, nos Estados do Maranhão e Espírito Santo.

Laecio Dutra, técnico e palestrante da (UFF) esteve durante dois dias ca equipe da universidade esteve ministrando oficinas de capacitação e prestando orientações técnica para as ações de mobilização social, necessárias ao desenvolvimento dos Planos.

IMG-20170525-WA0038

Paralelamente, será disponibilizado um sistema de informações que dará o suporte à elaboração dos diagnósticos, prognósticos e das ações e programas de Saneamento Básico.

A partir destes estudos e projeções, a equipe (UFF) irá preparar uma minuta da lei e dos Planos Municipais de Saneamento Básico, de cada um dos municípios participantes. Com os Planos e as Minutas elaborados, haverá as audiências públicas, onde o Plano será apresentado à população. O que Caberá a FUNASA, disponibilizar os recursos para a capacitação, de forma a instrumentalizar e assegurar as condições necessárias ao planejamento das ações locais de saneamento ambiental e a sustentabilidade dos serviços.

Por meio de seu Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT) a FUNASA irá integrar os Comitês de Coordenação do PMSB dos municípios e também monitorar o desenvolvimento dos trabalhos, desde acompanhar os diagnósticos municipais de saneamento, analisar e aprovar todos os produtos previamente validados pelos Comitês e até participar das Audiências Públicas.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários