Poder

Agricultores obtem mais uma vitória em São Luís

18882_assinatura_acordo_cooperacao_tecnica_agricultora_familiar_governo_estado_180517_fotobaeta2

Ações conjuntas visando o desenvolvimento da agricultura familiar de São Luís são o fundamental propósito do acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, em solenidade realizada nesta quinta-feira (18), no Palácio La Ravardière. O prefeito Edivaldo e o secretário estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, assinaram o termo que estabelece uma gama de ações voltadas ao fortalecimento do setor na capital.

“Será mais uma parceria exitosa entre Prefeitura e Governo. A agricultura familiar tem um papel fundamental no desenvolvimento da economia de qualquer cidade. Para isso, estamos imbuídos em fazer com que o setor cresça cada vez mais em nosso município, empenhando esforços conjuntos no sentido de implementar ações que venham contribuir com a melhoria de várias cadeias produtivas, ofertando apoio técnico, concessão de insumos e implementos, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida do pequeno agricultor, na geração de renda no campo e o desenvolvimento da economia local como um todo”, afirmou Edivaldo.

O acordo de Cooperação Técnica prevê atuação conjunta entre os governos estadual e municipal, em apoio aos polos agrícolas da zona rural de São Luís e às Unidades de Referência Produtivas (URPs), por meio da oferta de assistência técnica e extensão rural, tecnologias de produção com base agroecológica, acesso a crédito rural de investimentos e custeios, insumos para a produção adaptados ao território; apoio à organização econômica, à regularização fundiária, acesso às compras públicas institucionais, entre outras políticas públicas de fomento à agricultura familiar.

AÇÕES

As ações na área para efetivação da parceria serão articuladas e coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF), por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Terras e Colonização do Maranhão (Iterma).

“Estamos realizando em todos os municípios maranhenses acordos de cooperação técnica para estimular o desenvolvimento agrícola local e do Estado como um todo. E a capital maranhense é muito importante nesse processo, de forma que esse acordo que assinamos hoje marca o início de um grande esforço conjunto para fortalecer o desenvolvimento do setor agrícola, com apoio de todo o sistema SAF. Com essa ação, acreditamos que daremos um passo importante para levar diretamente ao agricultor familiar todo o apoio que ele necessita para crescer e ajudar a desenvolver a economia do município”, afirmou o titular da SAF, Adelmo Soares, acrescentando ainda que serão realizadas ações em toda as áreas produtivas do Cinturão Verde e em outras comunidades da zona rural da capital.

thumbnail_IMG-20170519-WA0019

O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, destacou a celebração do acordo de Cooperação Técnica como providencial para o engrandecimento do setor agrícola da capital. “A realização dessa parceria tem o empenho pessoal do prefeito Edivaldo, ciente de que o desenvolvimento do setor reflete diretamente no desenvolvimento socioeconômico do município e na melhoria da qualidade de vida da população. Não tenho dúvida de que o apoio do Estado vai contribuir sobremaneira para que as unidades produtivas aconteçam de fato e sejam fortalecidas”, disse ele.

Participaram também do ato de assinatura do acordo de Cooperação Técnica o presidente da Agerp, Júlio Mendonça; a presidente do Iterma, Margareth Mendes; o secretário municipal de Governo, Lula Fylho; os vereadores Pavão Filho e Raimundo Filho, entre outras autoridades estadual e municipal.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Agricultores obtem mais uma vitória em São Luís”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Bruna

    Muito bom para o desenvolvimento da econômia.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários