Poder

‘Falha elétrica total e sem combustível’, disse piloto antes do acidente

Comunicação do piloto do voo da Chapecoense com o controle de voo colombiano foi gravada.

G1

acidente-chapecoense

Uma gravação da comunicação do piloto do voo Lamia CP-2933 com a torre de controle pouco antes do acidente foi divulgada pela imprensa colombiana. (OUÇA no site da Blu Radio, da Colômbia)

Segundo a gravação, o piloto notificou a torre de controle do aeroporto de Rionegro de que teve uma falha elétrica total da aeronave.

“Senhorita, 2933 está em falha total, falha elétrica total e sem combustível”, disse o piloto Miguel Quiroga.
No áudio divulgado inicialmente pela Radio W é possível ouvir Quiroga pedindo vetores (direção da pista) para a torre de controle para poder pousar.

A torre de controle avisa que o perdeu no radar e que notifique seu rumo. Quiroga chega a responder sua localização.

“Estamos a 10 mil pés. Vetores, senhorita, vetores na pista “, disse Quiroga, no que seria sua última comunicação, segundo o jornal “El Tiempo”.

A gravação não foi divulgada por meios oficiais, mas obtida pela imprensa local colombiana.

Veja abaixo a transcrição do áudio fornecida pela Radio Blu da Colômbia:

Piloto: Senhorita, Lamia 933 está com falha total, falha elétrica total, sem combustível.
Torre de controle: Pista livre e esperando chuva (…) Lamia 933, bombeiros alertados.
Piloto: Vetores senhorita, vetores na pista.
Torre de controle: O sinal de radar foi perdido, não o tenho, notifique rumo agora.
Piloto: Estamos rumo 360, com rumo 360.
Torre de controle: Vire à esquerda 010 proceder ao localizador da borda Ríonegro, uma milha na frente da p Bora (…) no momento se encontra, correto, te confirmo pela esquerda com rumo 350.
Piloto: À esquerda 350 senhorita.
Torre de controle: Sim, correto, você está a 0,1 milha da borda Ríonegro.
Torre de controle: Não o tenho com altitude Lamia 933.
Piloto: 9 mil pés senhorita.
Piloto: Vetores, vetores.
Torre de controle: Você está a 8,2 milhas da pista.
Torre de controle: Que altitude tem agora?
Torre de controle: Lamia 933, posição?


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários