Poder

Canopus de Parmênio foi beneficiada na “Máfia da Sefaz”

Parmênio Mesquita de Carvalho.

Parmênio Mesquita de Carvalho.

Mais um escândalo pode vir à tona e abalar o meio empresarial do Maranhão. Segundo o relatório técnico do Núcleo de Estudos Econômico-Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda, obtido pelo Blog do Neto Ferreira, a Canopus Construções Ltda, de propriedade de Parmênio Mesquita de Carvalho, pode estar envolvida na Máfia da Sefaz e deve virar alvo por obter benefícios tributários durante o governo Roseana Sarney.

De acordo com o documento, a Canopus foi beneficiada de setembro de 2011 a agosto de 2012 com o pagamento de 0% de imposto. Entre setembro de 2012 a agosto de 2013, a empresa pagou apenas 1% de ICMS. A porcentagem aumentou entre setembro de 2013 e agosto de 2014, mas continuou baixa e a construtora repassou aos cofres do estado apenas 2%.

E o benefício continuou a partir de 2014. A Canopus efetuou o pagamento de ICMS de apenas 3% referente ao seu patrimônio nesse ano.

O relatório técnico serviu como base para que o Ministério Público entrasse com uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra a cúpula da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) mês de junho do corrente ano.

Durante o período de 2010 a 2014, a Sefaz beneficiou diversas empresas com o regime especial, desse modo deixou um rombo nos cofres públicos de R$ 410 milhões. Além disso, concedeu compensações de créditos tributários ilegais para diversos grupos empresariais.

Portanto, a Canopus também pode estar envolvida nesse esquema criminoso, que tem como integrantes a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, o ex-secretário da Fazenda, Cláudio Trinchão, procuradores-gerais do Estado e membros do alto escalão da Sefaz.

Ao todo, a organização criminoso desviou cifras bilionárias dos cofres do Estado. (releia aqui e aqui)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

2 comentários em “Canopus de Parmênio foi beneficiada na “Máfia da Sefaz””

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. jose carlos silva

    Neto, preste um serviço à sociedade, publique a lista de todas as empresas ¨possivelmente¨beneficiadas. Não fique apenas pinçando algumas.

  2. Ze Fernandes

    O Sr. Parmenio acabou de ganhar uma medalha de honra do TJMA

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários