Poder

Escutec: Eduardo Braide e Edivaldo Holanda Jr. empatados no 2º turno

O Estado

img_8212

A segunda pesquisa de intenções de votos do instituto Escutec referente ao segundo turno de São Luís, apresentou empate rigoroso entre os candidatos Edivaldo Holanda Júnior (PDT), da coligação “Pra Seguir em Frente” e Eduardo Braide, do PMN.

Edivaldo e Braide aparecem com 45% da preferência do eleitorado, cada, num cenário até então inédito na disputa eleitoral da capital.

Neste mesmo quadro, apresentado pelo instituto como estimulado – quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor -, 4% dos entrevistados afirmaram “Nenhum deles” e outros 6% não souberam ou não responderam ao item.

VÍDEO: O Estado analisa os números da 2ª pesquisa Escutec, em São Luís

Se considerados os votos válidos – excluídos os eleitores que dizem não saber, não responderam ou não votam em nenhum dos postulantes ao cargo de prefeito -, segundo o instituto Escutec, os candidatos também aparecem em empate, com 50% das intenções de votos, cada.

Rejeição – Na pergunta, “Se as eleições fossem hoje, e sendo estes os candidatos, em quem o(a) senhor(a) não votaria para prefeito?”, 40% dos entrevistados apontaram o nome de Edivaldo Holanda Júnior e 38% assinalaram o nome de Eduardo Braide.

Outros 5% apontaram “Nenhum deles” e 17% não souberam ou não responderam ao questionamento.

A pesquisa Escutec de intenções de votos, contratada pelo jornal O Estado do Maranhão, ouviu 1.110 eleitores com idade acima dos 16 anos, entre os dias 19 e 21 deste mês.

O levantamento, registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-01476/2016, possui intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A disputa de segundo turno da eleição municipal entre Eduardo Braide e Edivaldo Holanda Júnior ocorrerá no próximo domingo. Edivaldo busca a reeleição de seu mandato, já Braide busca a primeira experiência no comando do Executivo.

84% do eleitorado já decidiu voto em SL

A pesquisa de intenções de votos do instituto Escutec, também avaliou a definição de voto do eleitorado da capital em relação à disputa de segundo turno.

Na pergunta, “O seu voto já está decidido”, 84% dos entrevistados afirmaram que sim, e outros 10% afirmaram que não, com a ressalva de que ainda podem mudar.

Outros 6% os entrevistados não souberam ou não responderam ao levantamento.

A pesquisa Escutec divulgada na edição especial de O Estado deste fim de semana reafirma a tendência apresentada no último levantamento.

Na pesquisa anterior, registrada sob o protocolo MA-03647/2016, havia o quadro de empate técnico com diferença de apenas 4 pontos entre os candidatos.

Eleitor avaliou administração de Edivaldo Júnior na pesquisa Escutec

A pesquisa de intenções de votos do instituto Escutec também avaliou a administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), candidato à reeleição pela coligação “Pra Seguir em Frente”.

Na pergunta: “Como o senhor(a) avalia a administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior?”, 9% afirmou que considera Ótima; 25% assinalaram Boa; 33% disseram Regular; 11% consideram Ruim; 20% apontaram Péssima e outros 2% não souberam ou não responderam.

No quesito aprovação ou não da gestão pedetista, 50% dos eleitores assinalaram que aprovam o governo de Edivaldo e outros 48% desaprovam. Apenas 2% não souberam ou não responderam ao levantamento.

A mesma avaliação foi feita em relação ao governo Flávio Dino. Na pergunta: “como o senhor(a) avalia o Governo Flávio Dino”, 5% consideraram Ótima; 25% como Boa; 41% consideraram Regular e 9% a classificaram como Ruim. Outros 18% disseram que a administração estadual é péssima e 2% não souberam ou não responderam.

Ao todo, segundo o instituto Escutec, 54% afirmaram que aprovam a administração Flávio Dino e outros 44% desaprovam. Neste mesmo aspecto, 2% não souberam ou não responderam.

A pesquisa Escutec de opinião é do tipo quantitativa. O conjunto do eleitorado do município de São Luís, a partir de 16 anos de idade, é a unidade de referência para o universo da pesquisa.

Ao too, 45,2% dos entrevistados foram do sexo masculino e outros 54,8%, do sexo feminino. Os eleitores entrevistados com idade de 16 a 24 anos correspondem a um universo de 17,4% do total. Com idade de 25 a 34 anos, correspondem a 44,9% do total e com 60 anos ou mais são 12,0%.

A pesquisa Escutec foi realizada em 35 pontos específicos, de todas as regiões da capital. Isso quer dizer que tanto a população da área urbana quanto o eleitor da zona rural de São Luís, foi entrevistado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

8 comentários em “Escutec: Eduardo Braide e Edivaldo Holanda Jr. empatados no 2º turno”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. THIAGO CUNHA MOREIRA

    Meu voto já tem dono! 33

  2. Pauka Karolynne

    Eu já escolhi em quem votar e será no Eduardo. Confio nele e sei que tem competência para melhorar a situação atual da nossa cidade. #porumasaoluismelhor #braideprefeito…

  3. júnior

    Com essa estrutura de campanha, politica e financeira, apoio dos blogueiros, emissoras de rádio e televisão, grupo Sarney, PDT e o partido do governador PCdoB era para o prefeito tá disparado, mas devido sua administração medíocre a eleição tá bem disputada.

  4. João Pedro

    Sou 33

  5. Carleane joaquim

    Meu voto é 33!!!

  6. Rogério

    33 nesses abestados do Edivala que ficam com bandeirinhas atrapalhando o trânsito ja caótico de São Luis!

  7. Observador

    Engraçado como é tendencioso o gráfico feito pelo jornal. O Edivaldo subiu, mas parece mesmo é ter caído, pois a reta de progressão corre no sentido contrário, ou seja, da direita para a esquerda.
    Quem olha superficialmente a matéria (quase todo mundo, diga-se) vê claramente uma reta de descida. Fosse ele eu não aceitaria esse gráfico. Malandrinho esse O Estado do MA!!!

  8. ADAUTO GONCALVES DOS SANTOS

    O braide, minúsculo mesmo, é um zero a esquerda. Não tem nada de bom para mostrar. Como chefe da CAEMA foi um desastre. Como Secretário também nada tem a dizer a seu favor. Edivaldo tem muito o que mostrar a seu favor e por isso merece continuar, pois já mostrou que São Luis tem jeito. Edivaldo 12!
    Uma das justificativas do eleitor do braide para votar contra Edivaldo é o fato deste ter trabalhado muito. Eles afirmam que Edivaldo apenas fez sua obrigação. Claro que sim! Mas isso não seria motivo para justificar a continuação de Edivaldo? E por acaso o braide fez sua obrigação quando dirigiu a CAEMA e quando foi Secretário? Não cumpriu! E por ter sido para lá de medíocre quando ocupou tais funções o faz merecedor do voto do eleitor? Evidente que não.
    Edivaldo 12!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários