Poder

Notas da manhã

Salário

O Governo do Maranhão antecipará mais uma vez o pagamento dos servidores estaduais. Na próxima sexta-feira (30), mais de 110 mil servidores, ativos e inativos, serão beneficiados com o pagamento dentro do mês trabalhado. Pelo calendário, o pagamento estava previsto para ser efetuado no dia 4 de outubro.

O pagamento será efetuado quatro dias antes do previsto no calendário elaborado para o ano de 2016, que antevê sempre os dois primeiros dias úteis do mês subsequente ao trabalhado. “Pagaremos os servidores do Governo do Maranhão, no dia 30 de setembro”, anunciou o governador Flávio Dino.

Incineração

img-20160921-wa0063

A Polícia Civil do Maranhão, por meio das Superintendências Estaduais de Investigações Criminais(SEIC) e de Repressão ao Narcotráfico(SENARC) ,irão incinerar, nesta quinta-feira (22), às 8h30, no Polo Siderúrgico da Alumar, 1.800kg de drogas apreendidas durante operações realizadas em 2015 e 2016 no Maranhão.

As apreensões foram fruto das constantes operações realizadas pela Polícia Civil com fins a combater o tráfico de drogas no estado.

Viaturas

thumbnail_foto-handson-chagas-entrega-de-viaturas-2

Em mais uma etapa do processo de modernização da infraestrutura de Segurança Pública do Maranhão, o governador Flávio Dino entregou às Polícias Civil e Militar (PMMA), mais 56 novos veículos modernos e adaptados para o policiamento na capital e interior do estado. A entrega foi realizada nesta quarta-feira (21).

Em 20 meses, o Governo do Maranhão entregou 345 novas viaturas, reforçando o policiamento em todas as regiões maranhenses. Dessa vez, a Polícia Militar recebeu 50 novas viaturas e a Polícia Civil foi equipada com novos seis veículos – sendo quatro destinados para o trabalho de perícia e dois para guincho.

Operação

foto-8-vistorias-de-viaturas-foto-handson-chagas-1

Ação conjunta articulada pelas polícias Civil e Militar vai garantir a segurança nestas eleições, prevenindo e combatendo crimes comuns do período. A Operação ‘Eleições 2016’ tem como estratégia reforçar o policiamento em regiões com histórico de crimes eleitorais e impedir que o processo eleitoral seja prejudicado.

Nesta quarta-feira (21), as primeiras equipes foram enviadas aos municípios de Bacabal, Matinha e Bom Lugar, onde já foram relatadas situação de compra de votos e violência e coação a eleitores e adversários políticos. O trabalho é realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e Ministério Público (MP-MA).

Notificação

procon

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA) notificou, nesta quarta-feira (21), todos os bancos do Maranhão a suspender a cobrança de juros e multas sobre o pagamento de contas durante a greve dos bancários. Os terminais de autoatendimento também devem estar abastecidos e com funções como saque e depósito disponíveis ao consumidor.

A greve já dura 15 dias e suspendeu atividades nos bancos de todo o país. A fim de assegurar o direito constitucional dos consumidores tanto quanto o direito à greve, o Procon chegou a se reunir com o presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Eloy Natan, no último dia 9. Durante a reunião, o Sindicato se comprometeu em manter parcialmente as atividades e o abastecimento dos terminais de autoatendimento.

Rezoneamento

Atenção, a entrega dos títulos rezoneados de São Luís ocorre até esta quinta-feira (22), no horário das 8h às 12h. A medida objetiva reduzir a distorção no número de eleitores por zona da capital. Somente os eleitores dos locais de votação citados neste link devem mudar o título. Quem tiver dúvidas pode tirá-las pelo número 0800 098 5000.

Impasse

maxresdefault163Trabalhadores e empresários não entraram em um consenso acerca da paralisação do transporte coletivo, anunciada para a tarde desta quinta-feira, das 15 às 18h. O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) garante que tudo vai ocorrer normalmente nesta quinta-feira, porém, o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão confirma: “Haverá paralisação, sim. Nós que estamos perdendo”, disse o presidente Isaías Castelo Branco.

O superintendente do SET, Luís Cláudio Siqueira,  disse que uma paralisação não pode ser decidida de forma unilateral e, portanto, nada anormal deve acontecer hoje. “A orientação patronal é para que todos os ônibus saiam da garagem. Nada foi mudado. Para que aconteça uma ação deste tipo [paralisação] existe uma série de protocolos a serem tomados, portanto, acredito que tudo seguirá na normalidade”, afirmou.

Acidentes 

br135De janeiro a agosto deste ano, mais de 1000 acidentes de trânsito foram registradas nas vias federais do estado. A BR­135 é a campeã dos acidentes registrados este ano. A imprudência dos condutores é o principal motivo das ocorrências. Alta velocidade, ultrapassagem indevida e ingestão de bebidas alcoólicas são os fatores apontados por autoridades de trânsito que estão por trás dos acidentes.

De acordo com os dados da superintendência regional da Polícia Rodoviária Federal no Maranhão (PRF), de janeiro a agosto deste ano foram registrados 1023 acidentes nas sete rodovias federais que passam pelo estado (BRs 010, 135, 222, 226, 230,0316 e 402). Essas ocorrências foram responsáveis por deixar ao longo desses oito meses 583 pessoas feridas levemente; 334 feridos graves; e 147 pessoas mortas.

Regularização

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou, em 20 de setembro, Ação Civil Pública solicitando a regularização, em 48 horas, do pagamento dos salários do funcionalismo municipal de São Bernardo, atrasados desde o final de agosto. O atraso foi denunciado por professores da rede municipal de educação.

Na ação, o titular da Promotoria de Justiça da Comarca, Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira, requer, ainda, a condenação do prefeito Coriolano Silva de Almeida e da secretária de Educação do município, Cleres Maria Rocha de Araújo, ao pagamento conjunto de multa por descumprimento no valor de R$ 30 mil reais diários.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários