Poder

Escutec e Ibope confirmam Wellington no segundo turno

image

Foi divulgada na manhã deste sábado (03) a pesquisa Escutec encomendada pelo Jornal O Estado do Maranhão. A pesquisa realizada pelo Instituto confirma a tendência mostrada pelo Ibope de que a disputa no segundo turno deverá ser entre o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que tenta a reeleição, e o deputado estadual Wellington do Curso (PP), que aparece em segundo lugar. Eliziane Gama (PPS) continua aparecendo em terceiro lugar.

Avaliando os três primeiros colocados, Edivaldo Holanda Júnior aparece com 30,6%, Wellington do Curso com 19,5% e Eliziane Gama com 18,5%. Na comparação com a pesquisa Escutec de agosto, Edivaldo, que tinha 25,2% subiu mais de cinco pontos, enquanto Wellington, que aparecia em terceiro com 18,7%, subiu quase um ponto, e a deputada Eliziane, que estava na segunda posição com 21,8%, perdeu mais de três pontos e caiu para o terceiro lugar.

Pela margem de erro, que é de três pontos, a distância entre Edivaldo e Wellington pode ser de apenas cinco pontos, já que o prefeito tanto pode ter 27,6% quanto 33,6%; Wellington pode até 22,5% ou apenas 16,5%, e Eliziane um mínimo de 15,7% ou um máximo de 21,7%.

ESPONTÂNEA

O prefeito de São Luís lidera também na pesquisa espontânea. Ele aparece com 21%, seguido de Welington do Curso 12% e Eliziane com 8%. Eduardo Braide tem 3,1%, Rose Sales e Fábio Câmara 2% . Ninguém 12% e não sabe/não respondeu alcançou 39,9%.

REJEIÇÃO

Apesar de projetar a realização de segundo turno, a pesquisa divulgada pelo jornal O Estado Maranhão não simula confrontos entre os três melhores colocados, o que pode ser mensurado pelo índice rejeição. O candidato mais rejeitado pelos eleitores é o líder das pesquisas, Edivaldo, pois 36,9% dizem que não votariam nele, vindo em seguida, Eliziane Gama com 22,1% e Welington do Curso com 6,4%. Rose Sales, Eduardo Braide e Fábio Câmara têm o mesmo índice de rejeição, 3,0%; Zé Luís, 2,6% e Valdeney e Cláudia Durans, 1%.

A pesquisa Escutec foi contratada por Estado e registrada no dia 28 de agosto, sob o protocolo MA-01182/2016. O levantamento foi feito entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Foram ouvidos 800 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários