Poder

Relatório revela que Canopus chegou a pagar 1% de ICMS para o Estado

A Canopus Construções Ltda, de propriedade de Parmênio Mesquita de Carvalho e Marlene Vasconcelos Vidal de Carvalho, está entre as 190 empresas que foram beneficiadas com o regime especial de tributação concedido pela Secretaria Estadual da Fazenda na época do governo Roseana Sarney (PMDB).

image

As informações, obtidas pelo Blog do Neto Ferreira, são do relatório que serviu como base para Ministério Público do Maranhão entrar com uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa.

O regime especial é a redução da carga tributária nas aquisições de mercadorias ou bens, inclusive sobre a prestação de serviço de transporte em operações interestaduais, mediante recolhimento do ICMS correspondente ao resultado da aplicação dos percentuais abaixo indicados inclusive em se tratando de aquisição para uso, consumo ou ativo fixo do estabelecimento, vedada a utilização de quaisquer créditos

Segundo o documento, a Canopus foi beneficiada de setembro de 2011 a agosto de 2012 com o pagamento de 0% de imposto. Entre setembro de 2012 a agosto de 2013, a empresa pagou apenas 1% de ICMS. A porcentagem aumento entre setembro de 2013 e agosto de 2014, mas continuou baixa e a construtora repassou aos cofres do estado apenas 2%.

E o benefício continuou a partir de 2014. A Canopus efetuou o pagamento de ICMS de apenas 3% referente ao seu patrimônio nesse ano.

Entre 2010 e 2014, a Sefaz beneficiou diversas empresas com o regime especial, desse modo deixou um rombo nos cofres públicos de R$ 410 milhões.

Uma das empresas beneficiadas, a CDA – Companhia de Distribuição Araguaia, entrou com uma ação na Justiça contra a Secretaria Estadual da Fazenda após o órgão retirar o benefício do regime especial, mas o pedido foi indeferido.

Sefaz 7

Canopus

Canopus1

Canopus2


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

6 comentários em “Relatório revela que Canopus chegou a pagar 1% de ICMS para o Estado”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Godofredo

    Dizem que esse cearense chegou liso aqui puxando a cachorrinha e que era um caçambeiro. O Governo do Estado está certo, se alguém se beneficiou de forma fraudulenta de isenção tributária, então sonegou imposto e sonegar criminosamente tributo dá cadeia, com pena de prisão.

    Comenta-se que o Barbosa da Dimensão Engenharia não pode ser presidiário sozinho; tem muito bacana que já está com o c..zinho trancadinho. Falam também na cidade que o Arivaldo Braga e o finado Mauro Bayma, implicados naquela operação da Polícia Federal que prendeu várias pessoas por sonegação de tributos federais, visitaram quase todos esses figurões, e que eles eram íntimos de todos. Agora saber do que eles trataram é que é a questão. Talvez comentavam sobre religião ou sobre a má fase do Flamengo ou do Sampaio Correa. kkkkkkkkkk

  2. cleber

    Só para lembrar, nessa época o advogado da CANOPUS era o Dr. Bruno Duailibe, casado com a folha de Fernando Sarney e xodozinho da ex governadora Roseana. O mesmo vendia que resolvia qualquer coisa nas secretarias do estado e no TJ na época da ex governadora. Conseguiu até emplacar um tio como desembargador. .

  3. júnior

    José, como você disse, ele não é sócio.

  4. NETO BETÃO

    ESQUEMÃO ESSE DO EX-SECRETÁRIO DE FAZENDA DE ROSEANA SARNEY, CLÁUDIO TRINCHÃO. DIZEM QUE ESSA CRIATURA SAIU PODRE DE RICO DO MARANHÃO. SERÁ QUE AS MAIORES CONSTRUTORAS E AS MAIORES INCORPORADORAS DA CAIXA ECONÕMICA FEDERAL DO MARANHÃO ESTÃO ENROLADAS ATÉ O TALO NESSE ESQUEMA, NÃO ACREDITO????

    PELO ANDAR DA CARRUAGEM, EM BREVE O GOV. FLÁVIO DINO VAI TER EM SUAS MÃOS COM ESSAS INVESTIGAÇÕES NÃO SÓ POLÍTICOS E EX-GESTORES, COMO TAMBÉM CONHECIDOS EMPRESÁRIOS MARANHENSE. VIXI! MUITO PODER PRA UM HOMEM SÓ! ISSO NÃO VAI PRESTAR, TRANSFORMAR O MARANHÃO NUM ESTADO POLICIALESCO É O FIM DA PICADA!

  5. Bruno Dantas

    Bem feito. Quem manda a FIEMA e seu conglomerado de sindicatos, contando aí o SINDUSCON, se abrir toda pra trupe do então candidatado comunista Flávio Dino! Todo mundo sabe que marxista detesta o capital. O governo arrogante dele vai mandar pra cadeia uma meia-dúzia de conhecidos empresários e construtores do Maranhão, bem como vai quebrar outras tantas dessas grandes construtoras do Maranhão, alegando apenas que está cumprindo a lei. Agora não adianta o presidente do SINDUSCON tentar se chegar sorrateiramente pro mandatário dos Leões oferecendo vassalagem, que vocês se precipitaram e cometeram um erro estratégico. Agora o caldo está derramado.

  6. Galego

    Lamentavelmente, parece que a invejável “agressividade empresarial” do Barbosa da Dimensão Engenharia e do Marco da Franere serviu de paradigma ruim dessa turma da construção civil do Maranhão. Como banana madura em cacho, caindo um vão cair todos.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários