Poder

Sindicato dos Estivadores realizará eleição amanhã

O Sindicato dos Estivadores e dos Trabalhadores em Estiva de Minérios do Maranhão (SETEMEMA), realizará nesta sexta-feira (22), de 8h às 17h, na sede do Sindicato (Rua do Giz), eleição para eleger, por voto secreto, a sua diretoria. A categoria definirá a nova composição para os seguintes cargos: presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretário, 1º e 2º tesoureiro, conselho fiscal 1º. 2º e 3º membros e 1º e 2º delegados da entidade junto à Federação Nacional dos Estivadores, bem como seus suplentes. A chapa será encabeçada pelo presidente da junta governativa, Jouberth Costa Mendes.

“O objetivo da gestão será a de dá uma nova cara para o sindicato valorizando os trabalhadores” disse Jouberth. A diretoria será eleita para o triênio (2016-2018) sendo possível uma recondução.

Sobre a profissão

O estivador é o técnico responsável pela colocação, retirada e/ou arrumação de cargas nos porões ou sobre o convés de embarcações principais e auxiliares, autopropulsadas ou não. Utiliza-se, para tanto, de vários recursos técnicos disponíveis sendo habilitado para operar todos os equipamentos de movimentação de carga presentes na embarcação (guinchos, tratores, empilhadeiras, sistemas semiautomatizados e automatizados para movimentação de cargas).

O estivador é imprescindível para execução do transporte marítimo, ficando encarregado da movimentação e sinalização para movimentação de cargas e equipamentos a bordo. Também executa ações de contingência em caso de acidentes, seja retirando a carga ou a pessoa ferida como também efetuar combate a incêndios e outras ações.

Normalmente confunde-se o estivador com outras classes de operários do porto, o estivador só trabalha a bordo nunca em terra, o pessoal que fica sobre carretas ou vagões do lado de fora são os arrumadores de carga.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários