Poder

Notas da manhã

Saúde

pitangueira 1

Dando continuidade ao trabalho de expansão dos serviços de saúde no município, o prefeito Gil Cutrim (PDT) inaugurou, nesta última quinta-feira (30), a Unidade Básica de Saúde do Residencial Pitangueiras, localizada na região da sede de São José de Ribamar.

A nova UBS possui equipe médica qualificada e é dotada de ótima estrutura (consultórios médicos, consultórios odontológicos, farmácia, auditório, sala de vacinação, sala de nebulização, área de estacionamento dentre outras dependências) para atender bem, além do Pitangueiras, moradores de bairros próximos.

Greve

Em assembleia realizada no dia 1º de julho, os professores da rede municipal de ensino colocaram fim à greve iniciada em 25 de maio. Os docentes aceitaram o percentual de reajuste salarial de 10,67%, dividido em duas parcelas, oferecido pela Prefeitura de São Luís. O reajuste foi confirmado como índice máximo possível pela Assessoria Técnica do Ministério Público do Maranhão, após levantamento feito nas contas do Município, destinadas à educação.

Os professores já receberam o índice de 5,5% no salário do mês de junho, acrescido de valor retroativo a janeiro, e vão receber em novembro, o percentual de 4,9%, sem retroativo. Os docentes solicitavam o índice de 11,36%.

Propina

relatorio_fbi_marin_01

Um grupo de 11 dirigentes de futebol da América do Sul recebeu US$ 40 milhões em propinas em 2013 pagas por uma empresa de marketing esportivo, revelam documentos do FBI (a polícia federal americana) aos quais o GloboEsporte.com teve acesso no Paraguai. A investigação americana aponta que “o presidente da confederação brasileira de futebol” recebeu US$ 6 milhões. O cargo na época era ocupado por José Maria Marin.

Marin presidiu a CBF entre março de 2012 e abril de 2015. Um mês depois foi preso na Suíça, acusado de receber suborno em contratos da Conmebol e da CBF. Em novembro do ano passado foi extraditado aos EUA, onde está em prisão domiciliar enquanto aguarda julgamento. A defesa de Marin afirma desconhecer os papéis do FBI e diz não haver evidências que sustentem as acusações. O cartola se declara inocente e não pretende colaborar com a Justiça americana.

Duplicação

Se a duplicação da BR­-135, no intervalo entre as cidades de São Luís e Bacabeira, estivesse pronto ou se pelo menos um dos trechos mais perigosos da via, o Campo de Perizes, já estivesse sido duplicado, a colisão entre veículos no domingo, dia 3, que deixou oito pessoas mortas teria acontecido? Essa pergunta não pode ser respondida. No entanto, a ocorrência mais uma vez chama a atenção para a necessidade de duplicação da rodovia federal, que começou em 2012 e se arrasta ao longo de quatro anos. Segundo o Governo Federal, responsável pelos serviços, a obra deverá ficar pronta somente em abril do próximo ano.

A duplicação da pista tem o principal objetivo de melhorar a trafegabilidade, principalmente no Campo de Perizes, e diminuir a quantidade de acidentes com óbitos registrados nesse trecho. A imprudência de muitos motoristas está diretamente relacionada a esses acidentes. Contudo, se a via estivesse sido duplicada, muitas dessas ocorrências poderiam ter sido evitadas.

Medicamentos

Após reajuste de até 12,5% nos preços dos medicamentos, o Procon/MA realizou uma pesquisa de preços de remédios em seis redes de farmácias da capital. A pesquisa foi feita no período de 20 a 30 de junho para auxiliar o consumidor a economizar na hora das compras.

O reajuste foi autorizado no início do ano pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão ligado a vários ministérios do governo federal. Durante o levantamento do Procon/MA, foram pesquisados preços de medicamentos de diversas classes terapêuticas como analgésicos, antidiabéticos, antitérmicos, ansiolíticos, antiácidos, antianginosos, vasodilatadores, antibióticos, anti-hipertensivos, antialérgicos, expectorantes e antiparkinsonianos, totalizando 20 tipos.

Dispositivo

????????????????????????????????????

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), apresentou, nesta segunda-feira (4), em São Luís, o Auto de Infração Eletrônico (AIT), um dispositivo portátil e informatizado que será utilizado nas ruas em operações de trânsito, substituindo o tradicional talão de infrações. O uso começa neste fim de semana em ação a ser efetivada pelo Detran-MA e Companhia de Polícia Rodoviária Independente (CPRV InD).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

6 comentários em “Notas da manhã”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Ambrosia

    Enfim o fim dessa greve, nem todos felizes, mas que bom que acabou. As crianças já podem voltar as salas de aula sem perder o ano letivo por completo.

  2. Samira

    Graças a Deus essa greve acabou! A maioria dos professores nao era a favor da greve. Esse movimento grevista nao tinha sentido.

  3. Larissa

    Que bom que esse acordo entre professores e município saiu. Meus filhos precisavam logo voltar pra escola.

  4. Carlos

    Eu entendo os dois lados, o dos professores e da prefeitura. Mas era preciso os docentes aceitarem esse valor por conta do delicado momento que estamos vivendo. 

  5. Vinícius

    Graças a Deus a greve acabou essa Elizabeth Castelo Branco fez de tudo para que essa situação estendesse ao máximo, prejudicando muitos alunos, uma tremenda irresponsável que ela é, isso sim.

  6. Otávio

    Ainda bem que chegaram a um acordo para ambas as partes, agora nossos pequenos voltarão a ter aulas regularmente.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários