Poder

Notas da manhã

Buracos

Além de sofrer com a superlotação de ônibus, a precariedade da frota e a falta de manutenção das paradas, o usuário chega ao terminal de integração e se depara com mais um problema nunca bem resolvido: buracos. O registro da situação do Terminal da Cohama foi feito nessa quinta-feira (31).

1459492854-763628321

Apreensão

foto1_divulgacao_sema_310316_-_sema_e_ibama_encerram_fiscalizacao_do_periodo_do_defeso_do_caranguejo_uca_no_maranhao

Foram apreendidos 2.300 caranguejos-uçá vivos durante operação de combate a pesca predatória, transporte e comércio irregular de pescados, além de outras atividades identificadas como ilícitas, em Godofredo Viana, Carutapera, Cândido Mendes, Turiaçu, Cedral, Porto Rico, Mirinzal, Guimarães, Bacuri, Cururupu e Apicum-Açú, municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) das Reentrâncias Maranhenses (Unidade de Conservação Estadual).

A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apoiados por homens do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), participaram da operação, para fiscalizar e monitorar o último período/2016, do defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus).

Decisão

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quinta-feira (31) a decisão da semana passada do ministro Teori Zavascki – relator dos processos da Lava Jato na Corte – de retirar do juiz federal Sérgio Moro as investigações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O magistrado também havia determinado o sigilo sobre gravações do ex-presidente com diversas autoridades, incluindo a presidente Dilma Rousseff.

Com a decisão, os autos irão ficar sob a responsabilidade do STF, que depois vai analisar, no mérito do caso, o que deve permanecer sob investigação da Corte e o que deverá ser remetido de volta para a primeira instância, por envolvimento de pessoas sem prerrogativa de foro. As apurações tratam, por exemplo, da suspeita de que construtoras envolvidas em corrupção na Petrobras prestaram favores ao ex-presidente na reforma de um sítio em Atibaia (SP) e de um tríplex em Guarujá (SP).

Aprovação

O Plenário da Câmara Municipal de São Luís aprovou na quarta-feira, 30, uma moção de pesar pelo assassinato da bailarina e professora Ana Lúcia Duarte, de 51 anos, que levou seis tiros de espingarda na manhã do último sábado, 26, após desviar dos buracos na BR-135, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em São Luís.

O autor da moção é o vereador Rômulo Franco (DEM). Ele ocupou a tribuna da Casa para afirmar que a moção “era uma forma de solidarizar com familiares da bailarina e professora assassinada”. O parlamentar também denunciou a caótica situação em que se encontra a BR-135, única via de acesso terrestre entre a região Metropolitana de São Luís, os municípios maranhenses e os outros estados da federação. No discurso, o vereador do DEM, também, fez uma reivindicação ao Governo Federal para que solucione a precária situação da rodovia, cujo descaso resultou no assassinato da bailarina.


Vistoria

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), juntamente com a Promotoria da Infância e Juventude e o Tribunal de Contas da União (TCU), inspecionou, na manhã desta quarta-feira (30), a unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-Ufma). O propósito da vistoria foi avaliar a prestação dos serviços de atenção à saúde da criança e do adolescente vítimas de violência sexual. Foram inspecionadas as salas de acolhimento e de Serviço Social, o ambulatório de pediatria e, por fim, a enfermaria. A intenção era percorrer o trajeto seguido por crianças vítimas de exploração sexual ao darem entrada no hospital.

As informações colhidas durante a vistoria vão embasar relatório técnico a ser anexado junto a processo extrajudicial em andamento que trata sobre a transferência do Núcleo de Atendimento à Saúde do Adolescente (Nasa), que antes funcionava nas dependências do Materno Infantil. Na ocasião, o grupo que realizou a inspeção também participou de reunião com a equipe de Atenção à Saúde do Materno Infantil e puderam conhecer mais sobre o trabalho e desafios enfrentados pela equipe. A reunião foi conduzida pela superintendente do HU-Ufma, Joyce Santos Lage, e pela representante da Gerência de Atenção à Saúde, Drª Vânia Cantanhêde.

Prorrogação

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), prorrogou o pagamento em cota única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2016 até 15 de abril. Até esta data, o contribuinte pode quitar o imposto sem juros e multas. Quem preferir pagar à vista terá também desconto de 15%.

O boleto para pagamento da cota única é retirado exclusivamente pela internet no site da Semfaz. Mesmo quem já recebeu o carnê de pagamento precisa tirar novo documento na internet para pagar a cota única, pois há mudança do código de barras. “O prefeito Edivaldo atendeu ao pedido da população e prorrogou o prazo de pagamento do IPTU 2016 em conta única”, destacou o titular da Semfaz, Raimundo Rodrigues.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

2 comentários em “Notas da manhã”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Joana

    Que boa notícia essa prorrogação, pois muita gente recebe só após o dia 10, agora poderemos nos quitar com esses 15% de desconto tranquilamente!!

  2. Fabiane

    Acho muito justo, seria muito bom se todos os tributos e tarifas públicas tivessem essa flexibilidade do IPTU.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários