Poder

Notas da manhã

Acusada

2016-02-09t230742z_424619077_gf10000302779_rtrmadp_3_daimler-recall-airbag

A Mercedes-Benz foi acusada na quinta-feira (18) em um caso judicial pela venda de automóveis a diesel nos Estados Unidos que emitem níveis de óxido de nitrogênio superiores ao autorizado e por ocultar esse mecanismo ao órgão regulador do setor.

Apresentada em uma corte federal no estado de Nova Jersey, a ação coletiva relaciona 14 modelos de automóveis fabricados pela empresa do grupo Daimler, que conteria a tecnologia fraudulenta. De acordo com o texto da ação, as declarações da Mercedes de que sua tecnologia diesel chamada “BlueTEC” é a “mais limpa do mundo” são “enganosas e falsas”.

“A Mercedes programou seus veículos BlueTEC para que desabilitem o sistema de redução de óxido de nitrogênio, quando a temperatura ambiental cai abaixo dos 10°C”, o que produz emissões 19 vezes mais abundantes do que o limite nos Estados Unidos, alcançando, em alguns casos, um nível 65 vezes mais alto, acrescentou a demanda. Um porta-voz da Mercedes disse que a ação não tem fundamento. “Estamos revisando os documentos e nos defenderemos”, declarou o porta-voz. “Achamos que a demanda não tem mérito”, completou.

Hilário

Os blogueiros Marcelo Vieira e Kiel Martins protagonizaram uma cena hilária, no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão. Os profissionais da blogosfera interpretaram dois deputados estaduais durante uma discussão acalourada, conforme mostra o vídeo.

APP

Durante esperava o seu voo, o senador João Alberto foi flagrado ao celular utilizando o aplicativo de mensagens WhatsApp.

Elucidado

Durante operação em conjunto desencadeada na manhã de hoje, no bairro Vinhais, pela Delegacia de Polícia de Cururupu e SENARC, foi efetuada a prisão de Adailton Cordeiro Santos, vulgo “BARAK”,38 anos de idade, em decorrência do cometimento do homicídio de Luis Carlos Vaz Lopes, ocorrido no dia 16 de fevereiro, no bairro Filipinho, no município de Cururupu.

820e74eb8bc549cb8bca630db2c954cd

Eleições

As eleições de 2016 já “começaram”. É possível observar candidatos à prefeito de São Luís se movimentando, a fim de conquistar a chefia da administração pública. Alianças políticas a cada dia estão se consolidando e, desse modo, vai se desenhando um cenário político acirrado, em razão da força dos concorrentes.

Antecipação

As eleições da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão acontecem de 2 em 2 anos para presidente, vice e demais membros da composição. Em 2014, o pleito aconteceu em dezembro. Esse ano as eleições serão antecipadas para março e o presidente Humberto Coutinho deverá ser reeleito por unanimidade. Já o vice-presidente, Othelino Neto (PCdoB), está se articulando para permanecer n cargo.

No entanto, a sua permanência, tem causado um choque com o deputado estadual Eduardo Braide (PMN), que também quer a vice-presidência da Mesa Diretora.

Criminalidade

O alto índice da criminalidade tem assustado a população maranhense. Todos os dias, em média, 4 pessoas morrem por arma de fogo, cerca de três a 4 ônibus coletivos são assaltados.

Apesar da mudança de comando da Polícia Militar, da chegada de novas viaturas e mais efetivo policial, o cenário da criminalidade pouco mudou. Bancos são explodidos quase que diariamente no interior do estado. Além de assaltos a coletivos, pessoas e residências são roubadas a todo instante. Os criminosos perderam o medo da polícia e, por sua vez, moradores estão sendo aprisionados em suas casa com medo a violência.

Apoio

A pré-candidatura do vereador Fábio Câmara à Prefeito de São Luís à cada dia vem se consolidando, ganhando mais apoio e confiança por parte das lideranças políticas municipais, estaduais e nacionais. Afinal, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), já confirmou que apoiará o vereador na disputa eleitoral.

Prisão

Dando continuidade às ações de combate ao tráfico ilícito de drogas no interior do estado,policiais da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico – SENARC, realizaram na madrugada de hoje a prisão de Priscila Maxwellane Silva Brito,20 anos de idade,e Audilene Pereira da Cruz,19 anos,no momento em que recebiam aproximadamente 25kg de maconha,no município de Santa Inês. Segundo trabalho investigativo, a droga seria distribuída na capital maranhense.

IMG_6762

Trabalho

fabio braga tribuna 2016

O deputado Fábio Braga (PTdoB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na segunda-feira (15), para falar do trabalho realizado pela Secretaria de Segurança Pública e pelo comando da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no início deste ano no município de Vargem Grande e região.

Em nome do povo de Vargem Grande, o deputado Fábio Braga reconheceu que no último mês as atividades do sistema de segurança pública do governo do Estado foram reforçadas com a presença dos policiais militares da Rotam e com o aumento dos policiais na cidade, onde a população permanecia à mercê dos bandidos. O parlamentar comentou que as ações foram feitas depois de uma intensa campanha contra a violência, promovida pelos moradores de Vargem Grande que reivindicaram a presença e o comprometimento do secretário Jefferson Portela. Uma das principais solicitações foi o aumento de policiais e de viaturas nas ruas da cidade.

Fábio Braga conseguiu junto ao secretário, durante visita a Vargem Grande, a destinação de duas viaturas policiais e, também solicitou que o sistema de segurança fosse reforçado, com um maior efetivo, para combater a onda de crimes que assola a cidade e a região, especialmente relacionados aos roubos e ao tráfico de drogas.

Pesquisa

O Blog Neto Ferreira contratou um Instituto para realizar pesquisa eleitoral com foco nas intenções de voto dos eleitores de São Luís. Na pesquisa, serão incluídos também o vereador Fábio Câmara e o deputado estadual Wellington do Curso, pré-candidatos a prefeito da capital maranhense. O resultado será divulgado na próxima semana. Aguarde!

Transporte

acessibbinemorais

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) lançou na manhã desta quinta-feira (18) no salão de atos do Palácio dos Leões, em São Luís (MA), o Projeto Travessia, serviço quer vai garantir transporte gratuito para pessoas com algum tipo de deficiência e usuários de cadeira de rodas.

O programa do governo estadual vai ser coordenado pela Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), com participação do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEPD).

Por meio do projeto, os deficientes vão poder solicitar transporte para saúde, educação, trabalho e lazer, por meio de uma central telefônica. A estrutura do programa inclui veículos tipo van adaptados, climatizados e com espaço para acompanhantes e bagagens.


ICMS

As Segundas Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão indeferiram em sessão realizada dia 5 de fevereiro de 2016, em São Luís, o Mandado de Segurança 62.207/2015 ajuizado pelo Sindicato dos beneficiadores de arroz do Estado do Tocantins (Sindiato), contra a Portaria 390/2015 que instituiu a cobrança do ICMS complementar na entrada de mercadorias de outros Estados com benefícios fiscais ilegais.

A portaria 390/15 da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) dispõe sobre a complementação da alíquota do ICMS, na entrada de mercadorias e serviços provenientes de unidades da Federação que concedem benefícios fiscais não autorizados por convênio celebrado no Confaz nos termos da Lei Complementar Federal 24/75.

A decisão foi adotada com base no relatório do desembargador Lourival Serejo e a defesa do Estado foi coordenada pela Procuradoria Geral do Estado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Notas da manhã”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Marcos Pindaré

    E qual é o problema de um parlamentar usar o celular no aplicativo… João Alberto, é um um cidadão como qualquer outro. Ocorre, que como parlamentar, ele é diferenciado, é justo e honesto.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários