Poder

Polícia Federal descobre esquema de “propina” a prefeitos de Tuntum, Mirinzal e Anajatuba

Áudio exibido pelo Blog do Neto Ferreira mostra delator afirmando que entregou varias vezes dinheiro para prefeitos.

Em áudio periciado pelo Setor Técnico-Científico (SETEC) da Superintendência da Polícia Federal do Maranhão, o delator e laranja da empresa A4 Serviços e Entretenimento Ltda, Anilson Araújo Rodrigues, revela que três prefeitos receberam propina no esquema de corrupção instalado entre 2013 a 2014.

Anilson Araújo detalhou como tudo funcionava e afirmou ter entregue propina para os prefeitos Amaury Santos Almeida (PMDB), Mirinzal; Cleomar Tema Carvalho Cunha (PSB), Tuntum, irmão do futuro presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha. O áudio foi obtido com exclusividade pelo Blog do Neto Ferreira.

O peemedebista Hélder Aragão, afastado do cargo de prefeito de Anajatuba por corrupção, também é citado como beneficiário da propina. A íntegra da revelação bombástica é mantido em sigilo pelos investigadores PF.

Anônimo: Me responde uma coisa, tu já entregou dinheiro em espécie pra Helder?

Delator: Pra ele mesmo ? Já várias vezes.

Anônimo: Olha aí Braide!

Delator: Mas, não depois dessa história aí?

Anônimo: Sim, não, depois não, antes ano passado foi levar na moto pra ele?

Delator: Há, pra ele, pra ele, levei na moto não foi só nem uma nem duas vez e foi conferido lá.

Anônimo: Pra Tema tu já entregou dinheiro?

Delator: Já.

Anônimo: Foi o que disse pra Tema aqui ontem. Esses caras estão achando.

Ex-deputado Carlos Braide: Quem mais, quem são os outros prefeitos?

Delator: Olha, o Tema, eu já entreguei pro Tema pessoalmente não foi nem uma nem duas, foi várias vezes. Eu já entreguei pro Hélder Aragão inúmeras vezes e já entreguei dinheiro pro…

Carlos Braide/Anônimo: Fred Maia?

Delator: Fred Maia nunca.

Anônimo: Amauri de Mirinzal?

Delator: Amauri aquele do bracinho de Mirinzal.

Cleomar Tema, Amaury Almeida e Hélder Aragão celebraram contratos com “empresas de fachada” usadas para fraudar processos licitatórios e desviar recursos públicos estaduais e federais como – por exemplo -, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As empresas apontadas no bojo da Operação Attalea, desencadeada pela PF, A4 Entretenimento, M.R. Comércio e Serviços, Vieira e Bezerra Ltda, e a Construtora Construir foram usadas pelo empresário Fabiano Bezerra no esquema de propinagem.

Em contato com o Blog, o prefeito de Tuntum informou que nunca teve contato com ele sobre propina. Alegou que a empresa realizava festa de carnaval, aniversario da cidade em 2013. Tema disse não conhecer o delator, mas sim Fábio Bezerra.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

20 comentários em “Polícia Federal descobre esquema de “propina” a prefeitos de Tuntum, Mirinzal e Anajatuba”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. ESCÂNDALO: prefeitos de Anajatuba, Mirinzal e Tuntum tem os nomes na lama

    […] A íntegra da revelação bombástica é mantida em sigilo pelos investigadores PF. O áudio foi obtido com exclusividade pelo Blog do Neto Ferreira. […]

  2. Sérgio Muniz

    Acerca da postagem “Polícia Federal descobre esquema de “propina” a prefeitos de Tuntum, Mirinzal e Anajatuba “, venho esclarecer que o município de Mirinzal não manteve relação contratual com nenhuma das empresas mencionadas na matéria durante o mandato do Prefeito Amaury. Mirinzal contratou sim uma empresa representada pelo Sr. Fabiano para a realização de festa carnavalesca, a qual foi realizada com sucesso tendo inclusive grande divulgação. Lamenta – se o fato da alusão caluniosa do nome do Prefeito Amaury que observa – se teve o nome envolvido propositadamente pelo cidadão anônimo que deliberadamente sugere o município de Mirinzal e seu nome para o denunciante, o que demonstrar ter sido o áudio preparado com o fim único de macular a imagem do gestor. Requer ao fim destes esclarecimentos que sejam estes publicados como direito de resposta..Grande abraço de Sérgio Muniz

  3. GUSTAVO JUNIOR

    A PF pegou mais uma vez com a mão na botija o maior pilantra do Maranhão: TEMA RAPINA CUNHA.

  4. roberto

    eu sempre soube que o prefeito de tuntum tema é um dos politicos mais corrupto do maranhão paga 150 reais pros funcionarios e 7 meses atrasados, eu duvido que uma prefeitura no mundo tenha mais falcatruas que a de tuntum.

  5. TUNTUM

    PREFEITO DE TUNTUM “TEMA” É CONHECIDO PELA POLICIA FEDERAL.
    JÁ ROUBOU MUITO DINHEIRO DA PREFEITURA, NUNCA TRABALHOU NA VIDA, E VIVE DE CARRÃO, MANSÃO, POSTO DE GASOLINA E APARTAMENTOSS DE LUXOS, TUDO EM NOMES DE LARANJAS, CONHECIDO HOJE NO MARANHÃO COM O NOME DE “RATO”

  6. VEREADOR YOIDE

    AGORA TA EXPLICADO COMO UM CIDADAO, IRMAO DO PREFEITO AMAURY, CONHECIDO COMO CACA, CONSEGUE OSTENTAR INUMEROS CARROS. ELE QUE A BEM POUCO TEMPO ERA SUSTENTADO PELA ESPOSA, UMA ENGENHEIRA, HJ TEM PATRIMONIO INCOMPATIVEL COM OS VALORES RECBIDOS COMO SECRETARIO DE FINANÇAS. ESPERO QUE AVERIGUEM COM RIGOR. O ADVOGADO DO PREFEITO TEM MESMO QUE DEFENDER, AFINAL E’ PAGO E BEM PAGO PRA ISSO.

  7. junior

    essa do prefeito de mirinzal, “o bracinho”, é só a ponta do iceberg. ainda tem mais coisas por vir.
    esse prefeito atual e o anterior conhecido como “Brasil” se fosse num país sério eram pra tá no Complexo penitenciário de Pedrinhas.

  8. SL

    Povo pobre de Tuntum passando Fome com 7- meses de salários atrasados, paga salários de 300- reais para o povo, esse Tema merece ficar muitos anos preso, agora ta roubando dinheiro da saúde do Socorrão de Presidente Dutra também, ele junto com a esposa dele, dois malas, PF de olho nos 2, centro de imagem dele em Tuntum foi tudo do Estado que ele desviou, já roubou muito na Saúde do Maranhão

  9. eu sei de tudo

    Rapaz… Você sabe de quem é essa voz? E do Fernando Junior da escutec.

    Não conseguiu reconhecer?

    Meu chefe, eles (Hélder, Braide, Fernando Junior e etc), se reuniam diariamente no escritório dele na escutec.

  10. mirinzal

    meu querido jornalista neto ferreira, parabens por ter coragem de divulgar essa materia do prefeito de mirinzal e fazer esse favor ao povo de mirinzal de trazer a verdade a publico e desmascarar esse corrupto que é o prefeito de mirinzal. aqui todos nos estamos cansados de saber que o prefeito e seu irmao Claudio mais conhecido como (Caca 30) estao roubando o dinheiro do povo e a prova disso é a evolução patrimonial do Claudio que hoje é homem de comprar carros a vista sendo que tem cinco na garagem e antes era gigolo da sua mulher giovana engenheira hoje é um homem que manda na cidade. o MP esta de olhos fechados em mirinzal, ele colocou uma de suas mulheres pra ser presidente da comissão permanente de licitação. o Claudio quando vai pagar os empresarios todo mundo sabe porque ele deixa a parte dos empresarios no banco o povo ja cansou dessa familia!!! XÔ AMAURI CORRUPTO, XÔ CLAUDIO, XÔ FAMILIA DE DOZINHO DUAS FAMILIAS NOJENTAS VOCES SE MERECEM

  11. ANA

    Prefeito de Tuntum Tema já roubou muito na Saúde do Maranhão e continua roubando, vai deixar o Flavio Dino queimado se o Governador for na onda dele, dando dinheiro da saúde pra tema.

  12. JUNIOR

    POLICIA FEDERAL PODIA COLOCAR ESSES LADRÕES NAS PEDRINHAS LOGO.

  13. celia

    Prefeito Tema e todos os Secretários de Tuntum, tem Carros de Luxos e Mansões e APs, só com o dinheiro da Prefeitura, Secretario de Finanças, Sec. de Educação, Sec. da Saúde, Sec. de Cultura, etc.. Brincam com dinheiro do povo, eles falam que Tuntum é a cidade que o Governador manda mais dinheiro, POLICIA FEDERAL deve ficar de olho no dinheiro da Saúde vai Milhões para Tuntum e Presidente Dutra, para o Socorrão, a esposa dele é a diretora, povo estão cheios de Apartamentos de Luxos, e o povo passando Fome com 7-meses de salários atrasados, pagando micharias de 300-reais de salários só.

  14. Nilsinho

    O fabiano tem passagem pior em itapecuru mirim, com os dois ultimos prefeitos. Na gestao de junior e de magno o negocio era feio. O Ze luiz barbudo de itapecuru conhece tambem.Ele que negociava os eventos da cidade com a JM producao comprava os eventos do fabiano e repassava pra refeitura. A secretaria de saude de itapecuru é irma do fabiano bezerra.

  15. netoferreira

    Muito obrigado pela sua participação.

  16. Maranhão

    PREFEITO TEMA É IGUAL O COXINHA fALSO.

  17. Airton

    Sou de Tuntum e Tema sempre foi um grande corrupto do dinheiro público, emprega toda sua família e de sua esposa, seus filhos tem salários milionários, e tem alguns secretários, os que detém dinheiro do governo federal, com carrões, gado e mansões. Especialmente i secretário de educação, Antônio dos Reis, já possui duas fazendas e muito gado em Fortuna-MA, em nome de laranjas de sua família. Em Tuntum a farra está grande, só a PF e o MPF para nos ajudar. Pois Tema acha que nada pode ser feito com ele, devido a influência de seu irmão, o desembargador, de Flávio Dino e Humberto Coutinho.

  18. Mario Junior

    Esse prefeito de MIRINZAL é um tremendo de um safado, mentiroso e ladrão. todo mundo sabe disso.

  19. jarbas dos santos

    tem que jogar uma bomba na prefeitura de tuntum, para mandar esses miseráveis para o inferno.

  20. jarbas dos santos

    o povo brasileiro tem que sente ódio desses miseráveis, o povo esta morrendo nos postos de saúde, não temos educação de qualidade, nem segurança, emprego piorou,tudo por causa desses miseráveis, matando milhões de brasileiro, esses imundos desgraçado, temos que mandar esses infeliz para o inferno, eu tenho ódio muito raiva desses miseráveis, que acaba com o nosso brasil tão lindo, para as ruas mata o morre.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários