Omissão de Edivaldo Júnior pode interditar novamente Socorrão II
O Ministério Público do Maranhão ingressou com um Agravo Regimental pedindo a reconsideração da decisão que suspendeu a interdição parcial do Hospital Municipal Clementino Moura – Socorrão II. O Agravo é assinado pela subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Terezinha de Jesus Anchieta Guerreiro.
O pedido de interdição é motivado pela ausência do prefeito Edivaldo Júnior em garantir melhores condições no Hospital Socorrão II
A Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público baseia-se na situação caótica encontrada no hospital, com péssimas condições sanitárias, ausência de profissionais, insumos, materiais e equipamentos, superlotação, demora na realização de procedimentos e falta de leitos de retaguarda para pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que demandam longas permanências hospitalares.
Entre as principais necessidades de readequação apontadas pela 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de São Luís, estão a criação de área para assistência a pacientes queimados, substituição de móveis e equipamentos quebrados ou oxidados, recuperação das redes elétrica e hidráulica, criação de quartos de isolamento respiratório, formalização da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional, implantação de protocolos de isolamento para casos de infecção, entre outros.
No Agravo, o Ministério Público ressalta que “se trata de hospital público, que fornece atendimento imediato para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que estão em iminente risco de vida, deve-se ter como prioridade a necessidade de que o mesmo possua boas condições estruturais, funcionais e organizacionais para desempenhar satisfatoriamente suas atividades. Porém, o que se constatou é que o referido estabelecimento se encontra totalmente sucateado, com funcionamento precário e deficitário em diversos setores”.
O pedido de reconsideração esclarece, ainda, que a interdição parcial do hospital não significa a desativação de leitos, mas a proibição para que o Socorrão II receba pacientes além da sua capacidade de atendimento, que eram atendidos nos corredores da unidade de saúde.
Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
02/07/2014 às 09:09
Os serviços do Socorrão são de extrema necessidade para São Luis… essa história de interdição é um jogo de cachorro grande pra prejudicar o bom trabalho que a secretária Helena tem feito a frente da saúde municipal
02/07/2014 às 09:14
É mesmo? Querem interditar? Então por que não interdita Roseana e Ricardo Murad cujo cuidado com a saúde do Estado inexiste??? Se há muita gente nos hospitais do municipio é por que todo mundo do interior vem pra cá… Hospital do interior é so carcaça.. o cara inaugura e depois fica entregue as moscas…
02/07/2014 às 09:18
Edivaldo nao é omisso não rapaz…. o trabalho que estao fazendo nos socorroes é louvavel… eu entrei no socorrao i essa semana e nao tinha uma maca no corredor! é o tipo de atitude que merece ser elogiada.. nao so pela humanização mas por que evita contaminações
02/07/2014 às 13:23
Considero absurdo inteditar esse hospital, mesmo que parcialmente, já que os argumentos utilizados para a interdição são da época da gestão anterior. De lá p/ cá, as coisas mudaram e melhoram muito. As vezes o Ministério Público age como um louco chutando e esbravejando sem nehum bom senso. Não dá para entender!
02/07/2014 às 13:41
Omissão? Onde mesmo que isso está acontecendo? Gente, será que é tão difícil ver e reconhecer o que já está sendo feito nesse hospital? Até agora, foi o único que já conseguiu mudar a realidade dali. Agora estão procurando motivos para barrar o trabalho? Realmente, o povo que se exploda! Não tão nem aí pra gente. Raiva dessa justiça de beira de estrada!
02/07/2014 às 15:04
Ñ entendo esse interesse em fazer a própria justiça se contradizer a todo instante.
02/07/2014 às 17:57
o que vc entende por omisso, blogueiro? pra mim omissao foi o que roseana fez com o caos que o ma tava no começo do ano e em vez de trablhar pra situação mudar ela foi pra televisao dizer apenas que estava revoltada. omissao pra mim é ter tudo que é hospital nos interiores do estado sem funcionar pq o “exemplar” secretario Ricardo Murad é uma samambaia a frente da secretaria. omissão é a mesma secretaria de saúde do estado SEQUER pagar um tratamento digno ao HEROI marcio ronny – sim ele é digno da alcunha de Heroi – enquanto dinheiro é esbanjado à tordto e a direito na campanha de um playboy pra governo. vc deveria criar vergonha na cara, seu fantoche! usado!
03/07/2014 às 07:38
Cara esse socorrão que aguenta pipoco, atende o Maranhão todo!!! O socorrão realmente precisa ainda de melhorias, mas convenhamos já melhorou para o que era antes, digo isso pq acompanhei um tempo meu irmão e há duas semana acompanhei o meu pai e melhorou de como era antes, posso garantir isso pq estive la!!!
03/07/2014 às 07:50
Percebo que muitas das vezes esses Ministério Público tenta mostrar trabalho ou seja prejudicando a população. Gente, esse socorrão atende uma grande demanda e todo é quanto lugar do Maranhão. Se fosse realmente para ser interdiatado era pra ter sido anos atras, pq lembro muito bem que meu tio veio do interior e ficou jogado por la e agora está bem mais organizado, não se ver aquele corredor lotado de pacientes, só digo uma coisa bem pior ja esteve!!!
03/07/2014 às 10:20
Cara essa justiça do nosso estado é uma droga mesmo. Não sabem o que fazem e, ainda, atrapalham quem quer trabalhar es está fazendo algo de bom pela população. No mínimo, esse povo da justiça nunca precisaram usar o serviço de saúde do munícipio. Pq se um dia precisarem, ainda mais se tiver interditado, será uma contradição da porra!