Poder

Deputado destaca aniversário dos 178 anos da PM

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (17), para destacar a passagem do aniversário dos 178 anos de existência da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA), comandada pelo coronel Zanoni Porto.

O parlamentar disse que hoje é um dia muito especial para a Polícia Militar do Estado do Maranhão, e parabenizou todos os membros da corporação, desde o soldado até o ocupante do mais alto posto, especialmente o comandante-geral, coronel Zanoni Porto.

Para o deputado Rigo Teles, com muita humildade o coronel Zanoni Porto conseguiu reunir os companheiros da Polícia Militar em torno do seu excelente plano de trabalho, voltado para promover a segurança pública da população do Estado do Maranhão.

Na opinião de Rigo Teles, nos 217 municípios do Estado do Maranhão todos sentem a presença da Polícia Militar, que tem forte e dedicado comando, armas, veículos e tecnologia para promover o combate à criminalidade e a segurança da população.

HISTÓRIA DA PMMA

A Polícia Militar do Estado do Maranhão foi criada por meio da Lei Provincial nº 21 de 17/06/1836, com o nome de “Corpo de Polícia da Província do Maranhão”. A corporação é constituída por um Estado-Maior e quatro Companhias de Infantaria, totalizando 412 policiais. O efetivo composto por Major (comandante), Alferes (ajudante), Sargento (secretário) e Sargento (quartel-mestre).

Ao longo de 178 anos, a Polícia Militar do Estado do Maranhão recebeu várias denominações, tais como, “Corpo de Segurança Pública”, “Corpo de Infantaria”, “Corpo Militar do Estado”, “Batalhão Policial do Estado”, “Força Policial Militar do Estado”, “Brigada Auxiliar do Norte” e “Polícia Militar do Maranhão”, em 1951.

A interiorização da Polícia Militar começou a partir de 1841, com a Lei nº 110, de 28 de agosto, que criou o “Corpo de Guardas Campestres”; seguida da Lei nº 872, de 05 de abril de 1920, que fixou o efetivo de 250 policiais para o sertão maranhense.
Entretanto, a partir de 1966, com a Lei nº 2704, de 12 de outubro, além da criação da Companhia Escola, foram criados ainda, 02 (dois) Batalhões de Polícia (BPM): o 1º BPM e o 2º BPM, responsáveis respectivamente pelo policiamento da capital e do interior do Estado.

FORMATURA DE OFICIAIS
A primeira turma de oficiais PM, com Curso de Formação de Oficiais (CFO), formou-se em 1966, na Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Depois, ocorrerem formações em outras Academias do Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Pará e Goiás.

Com a criação da Academia de Polícia Militar do Estado do Maranhão, por meio da Lei Estadual 5657, de 1993, a corporação começou a formar seus competentes oficiais. A primeira turma 29 Aspirantes a Oficial foi declarada em 22/12/1995.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários