Poder

À beira do mangue, Prefeitura de Cururupu cria local para abrigar foliões

Por Wlber Silva Pinto

Há 10 anos não me divirto no carnaval de Cururupu. No carnaval de 2004 recordo que senti uma das melhores folias, no bloco Kakiado. Percorremos as ruas até chegar à passarela do samba, como é chamado, depois, fomos para a Praça Do Carvalho, enquanto outros grupos seguiram para o bairro Areia Branca, para os clubes e outros lugares. No domingo de carnaval, foliões com confete, serpentina e abadás atravessavam a ponte. Era lá, em Areia Branca, o melhor carnaval. Na rua, no Chave de Ouro, no Clube do Quinto, nas calçadas…

Este ano tudo mudou, clubes e praças estão proibidos de realizar a maior festa popular que temos no país, por decisão do Sr. Celso Serafim, juiz da comarca de Cururupu. Estava nos meus planos passar o carnaval na minha cidade, mas em forma de PROTESTO, não irei. Não irei, porque essa medida além de ser autoritária é bizarra. Carnaval é ocupação dos espaços públicos: ruas, avenidas, praças e clubes fazer o contrário, é cercear a liberdade aos espaços públicos que é direito do cidadão. Não pode haver interesses envolvidos para prejudicar uma parcela. A “justiça” tem que zelar pela imparcialidade e promover o bem comum.

A praça Do Carvalho que durante anos transborda alegria durante o carnaval, este ano estará vazia, sem foliões, sem alegrias e sem emoções. Se constrói um campo à beira do mangue para “aconchegar” a multidão. Por que tiram o que Cururupu tem de melhor? Por que insistem no atraso? Queremos saber quais os interesses pessoais que existem por trás disso tudo.

Infelizmente (e essa é a realidade), tudo se perde em Cururupu, não se valoriza nada. Assim, perdemos a tradição do melhor carnaval da baixada maranhense. Assim também, não valorizaram a Palhoça, Tengo Tengo, Coqueiro Verde, Fuzileiro e as Escolas de Samba. Perdemos tudo. A velha guarda que curte um bolero, a radiola, o carnaval à forma tradicional, ficarão de fora. Total desrespeito. Porque elitizar o carnaval?

Nem nos tempos de ditadura militar isso acontecia. O que ocorre em Cururupu é um autoritarismo que remete ao tempo de censura. A população precisa reagir em forma de protesto. Já, e Urgente!

Recentemente o juiz convocou uma reunião com representantes de radiola, clubes e donos de distribuidoras de bebidas e ressaltou que não vai recorrer da decisão. A ordem é proibir. Disse ainda que “de lá não sai tão cedo”. Segundo relatos, o juiz sequer tenta dialogar. Pessoas que participaram da reunião percebem claramente, por parte do magistrado, um ranço de preconceito.

Tirar o que Cururupu tem de melhor é inaceitável. O interesse coletivo sempre há de vencer!

Eles passarão, e nós passarinho!


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

7 comentários em “À beira do mangue, Prefeitura de Cururupu cria local para abrigar foliões”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. PRAZERES

    ALÔ IBAMA, MPMA , MARINHA E A SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, AONDE ESTÃO VOCÊS, AUTORIDADES!!!

  2. PIRES

    O JUIZ DE CURURUPU É DITADOR, ALÉM DE SER RACISTA, ODEIA AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS QUE OS POBRES FAZEM, COMO BUMBA BOI, TAMBOR DE CRIOULA E FESTEJO DE PAJÉ. ELE ESTÁ SE ACHADO O DONO DO MUNDO. ESTÁ INTERFERINDO ATÉ NA VENDA COMBUSTÍVEL. MAS ELE MESMO ANDA COM CORRO E DOCUMENTO ATRASADO PELO QUAL JÁ FORA BARRADO EM BARREIRA POLICIAL. ISTO É, QUER QUE OS OUTROS CUMPRAM A LEI MAIS ELE NÃO CUMPRIR.

    QUANTO O ATERRAMENTO, TRATA-SE DE UMA OBRA TOTALMENTE IRREGULAR, SEM PROJETO DE ENGENHARIA, SEM LICENÇA AMBIENTAL, SEM LICITAÇÃO. O JUIZ E O PROMOTOR VER TUDO ISSO E ACHAM QUE É TUDO NORMAL. E OLHA QUE ESTÁ SENDO REALIZADA NA MARGE DE UM RIO QUE FAZ PARTE DE UMA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA.

    TEM OS TRALHADORES NÃO USAM NENHUM EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO E TRABALHAM ATÉ ALTAS HORAS DA NOITE.

    É O MUNICÍPIO COMETENDO MAIS UMA ENTRE OUTRAS IRREGULARIDADES, PIOR COM COM A CONIVÊNCIA DO JUIZ E DO PROMOTOR. MAS, PELO QUE PARECE, TANTO O JUIZ COMO O PROMOTOR, DEMONSTRAM ESTAREM CONIVENTE COM TAMANHA ILEGALIDADE.

    EM FIM, CURURUPU ESTÁ JOGADO NAS MÃOS DE MONTE DE IRRESPONSÁVEIS.

  3. MARCOS

    MEUS AMIGOS DE CURURUPU, EU PASSO O CARNAVAL EM CURURUPU DESDE 2003, PARTICIPEI DO BLOCO KAKIADO E OUTROS, E DURANTE ESSES 11 ANOS VISITANDO ESTÁ CIDADE SABE O QUE MUDOU???? A COR DA RODOVIÁRIA, NADA MAIS DO QUE ALGUMAS LATAS DE TINTAS AGREGADA NA PAREDE, UMA SIMPLES REFORMA E SÓ ISSO!!!
    MEUS AMIGOS E CONTERRÂNEOS PEÇO A VCS QUE TENHA OS OLHOS VOLTADOS PARA ESSES MAL ADMINISTRADORES, CORRUPTOS, E DÃO AS RESPOSTAS A ELES ESTE ANO DE 2014 E PRINCIPALMENTE 2016!

  4. Carlos

    Alguem de CURURUPU tem que representar contra esse magistrado no Tj ou no Conselho Nacional de Justica, o negocio que essas autoridades ccomo Promotor que pensa que e Juiz este por sua vez pensa que e Desembargdor e este ultimo tem certeza que e DEUS, e o povo fica a merce deles aceitando tudo inclusive algumas decisoes e imposicoes que nao tem respaldo na Constitucao que e a nossa lei maior. Quanto ao gestor de nosso tao sofrido municipio e tao insignificante que nem adianta comentar. Ha! İa me esquecendo de uma coisa importantissima que nos eleitores deveremos lembrar nessa eleicao de 2014, o dignissiimo gastao vieira (minusculo mesmo) e o incompetente alberto franco, mano donprefeito, ambos do grupo que governa o Maranhao cujo candidato esta garimpando voto e liberando asfalto, doando maquinas, aeroportos, maquinas agricolas, enfim tudo que pode dar votos, e ai em Cururupu onde o tal ministro tem um dos maiores percentual de votos ha pelo menos 30 anos e o secretario de estado mano do gestor nao conseguem um metro de meio fio,Foram conseguidos por gastao 10 aeroportos para varias cidades do Ma. POR FAVOR eleitores nao esquecam de retribuirem os favores desses grandes homens nosso sofrido municioio.

  5. Carlos

    Dem o troco naa eleicoes paraesses aproveitadores como alberto franco,gastaoo vieira e outros turstas e cacadores de votos que vao aparecer na cidade este ano.

  6. joão silva filho

    sou cururupuense e moro no RJ mas acompanho de perto as atitudes autoritárias deste magistrado, fiquei sabendo que ele mandou que policiais tirassem na marra a chave de uma moto apreendida por policiais, a dona da moto se negou a entregar a chave já que tinha sido apreendida eles que rebocassem, pois ela foi levada para dentro do forum e lá ele ordenou que os policiais tomassem à força a chave da moto.Esta é só mais uma, do dono da cidade.

  7. Wemmer

    Se não me falha a memória o juiz foi à radio local e o próprio falou que não tinha poder para tal ato. Minha opinião: foram boatos espalhados por gestores incompetentes que estão acabando com o carnaval de Cururupu. Devido a isso e muitas outras coisas mais importantes que o município se ressente: educação, saúde, saneamento básico, moradia, alimentação, etc. etc., que nunca mais fui votar em Cururupu. Alguns dirão é assim que queres mudar a realidade do município? sem votar? Eu respondo: A prefeitura de Cururupu tornou-se apenas um meio para alguns melhorarem suas vidas enquanto a imensa maioria vive às duras penas. Propostas boas os candidatos possuem, só que elas duram até o dia da eleição após isso sofrem de amnésia pós-eleitoral e só veêm as verdinha. E o povo? esse coitado é apenas o povo.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários