Poder

O desafio do Detran em sensibilizar motoristas e pedestres

Lei Seca e faixa de pedestres são temas de ações educativas do Detran-MA em Imperatriz no final de semana.

André Campos fez a entrega de camisa do Anjo para condutora amiga da vez em Imperatriz

Depois de sensibilizar e fazer um grande sucesso entre os ludovicenses, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) iniciou na última sexta-feira, 1/11, as ações educativas da faixa de pedestre e da lei seca nos bares, na cidade de Imperatriz-MA.

A abertura dos trabalhos aconteceu na tarde da última sexta-feira (1/11) com a ação da campanha “No trânsito, todo mundo é pedestre”, que chamou a atenção e alertou tanto motoristas como pedestres para os cuidados e o respeito que se deve ter na travessia da faixa de pedestres.

A ação aconteceu paralelamente nas faixas de pedestres da Avenida Simplício Moreno com a Av. Getúlio Vargas, localizadas no Centro de Imperatriz, uma das esquinas mais movimentadas da cidade e contou com o apoio dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.

A ação consistiu na distribuição de material educativo na forma de ventarolas para pedestres e motoristas; marcadores de texto no formato de miniatura do mascote do Detran-MA, Sinalito para crianças e sacolas lixocar para os motoristas.

Quem também marcou presença na ação foi o mascote do Detran-MA, “Sinalito”, que fez um grande sucesso principalmente com a criançada, que de um jeito tímida e às vezes com medo, chegava perto do mascote para uma foto. Sinalito e toda a equipe de educadores do trânsito alertavam de forma lúdica motoristas e pedestres para a responsabilidade no
trânsito e o respeito a faixa de pedestre.

Teste do bafômetro educativo também fez parte das ações educativas nos bares de Imperatriz

Para a dona de casa, Maria de Jesus Silva, a cidade está mesmo precisando de ações como essa. “Os motoristas não tem educação e não lembram que nós que andamos a pé e, por isso, não param pra gente passar, nem na faixa. É muita falta de consideração, eles não respeitam os pedestres”, enfatizou Maria.

Já para autônomo Wilton Francisco Rosa a ação na faixa de pedestres foi muito importante pois o que falta para os motoristas é sensibilidade. “Os motoristas deveriam lembrar que do mesmo jeito que eles amam a vida, nos pedestres e ciclistas amamos também. Eles se acham os donos do asfalto e precisam mesmo se conscientizar. Gostei muito do trabalho do Detran. Estão de parabéns”, concluiu Wilton.

Lei Seca – Já por volta das 23h, a equipe de educadores do Detran-MA juntamente com o Diretor Geral André Campos deu início as ações educativas nos bares da cidade. Durante a ação foram visitados os bares Romanos Pub, Gatinho Sushi Bar, Romano’s Pizzaria e Restaurante e a Texana, na conhecida Beira Rio.

Essa ação consistiu na distribuição de material educativo sobre a combinação perigosa álcool e direção além do teste do bafômetro (etilômetro) educativo que muitas pessoas tem a curiosidade de fazer. Além do teste do bafômetro, o Detran-MA presenteou com camisas os anjos da noite, aquelas pessoas que não ingerem álcool para assumir a direção do carro.

Mesa reservada chamou a atenção de quem curtiu a noite em alguns bares de Imperatriz.

Mesa reservada chamou a atenção de quem curtiu a noite em alguns bares de Imperatriz.

Vale ressaltar que em cada estabelecimento visitado pela equipe do Detran-MA, uma mesa preta com uma lápide escrita “Reservado para quem bebeu e dirigiu”, também chamou a atenção de quem curtia a noite.

“Eu nunca bebo. Gosto muito de sair à noite, e sempre sou o anjo! Achei legal essa iniciativa do Detran-MA de alertar quem gosta de beber e não pode dirigir!, destacou a universitária Paula Lemos, 22, que foi agraciada pelo diretor geral do Detran-MA, André Campos com uma camisa do Anjo.

“Imperatriz é a segunda cidade mais importante do Estado e merece toda a atenção do Detran e estamos aqui para sensibilizar motoristas e pedestres para ações simples como atravessar a rua na faixa ou simplesmente pegar um táxi se beber. “É importante que as pessoas entendam que atitudes simples no trânsito podem evitar mortes e sequelas para o resto da vida”, ressalta o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários